O que plantar em solo pobre?

Perguntado por: dsanches6 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

2) Em solos pobres, também é possível alternar o plantio de um determinado produto com o cultivo de plantas leguminosas, chamadas de “adubos verdes”, como o tremoço, o feijão-de-corda, a leucena e outras. Além de aumentar o nível de nitrogênio no solo, a adubação verde potencializa a produção de húmus.

6 CULTURAS LUCRATIVAS PARA PEQUENAS ÁREAS

  1. Alface. A Alface é uma cultura lucrativa para pequenos espaços, que pode ser plantada em todo o território nacional. ...
  2. Pepino. A segunda cultura lucrativa para pequenos espaços é a de pepino. ...
  3. Cana de açúcar. ...
  4. Uva. ...
  5. Tomate. ...
  6. Maracujá

De forma orgânica, é possível fazer o processo através de ingredientes caseiros, como casca de ovos triturada, borra de café sem açúcar, casca de banana e outras derivações de alimentos limpos. Isso nada mais é do que uma boa adubação, que repõe os nutrientes da terra e deixa ela pronta para um plantio saudável.

2) Em solos pobres, também é possível alternar o plantio de um determinado produto com o cultivo de plantas leguminosas, chamadas de “adubos verdes”, como o tremoço, o feijão-de-corda, a leucena e outras. Além de aumentar o nível de nitrogênio no solo, a adubação verde potencializa a produção de húmus.

Solo orgânico

Solo orgânico
É o tipo mais fértil de solo, com maior circulação de nutrientes e maior concentração de matéria orgânica.

Entre as espécies vegetais, as mais indicadas são as leguminosas (feijão-de-porco, o guandu, a cotralaria, o caupi, o kudzu tropical, a mucuna preta e o amendoim forrageiro), que conseguem capturar o nitrogênio do ar e incoporá-lo ao solo.

Se o solo for pobre em nutrientes, então será necessário a utilização de fertilizantes para o seu fortalecimento. Assim, será possível ter uma produção mais efetiva e saudável. Quando o solo está bem manejado, geralmente máquinas pesadas não circulam pela lavoura se estiver úmido, pois fica tende a ficar mais denso.

Adubo mineral do tipo NPK pode tanto ser misturado à terra (se for um granulado), quando ser diluído em água e borrifado nas folhas (se for um pozinho). Há ainda o adubo do tipo Osmocote, que deve ser colocado superficialmente, assim, fica visível durante as regas: molhe por cima e ele soltará o nutriente aos poucos.

As frutas sempre são um cultivo bem lucrativo, mas é preciso saber escolher de acordo com a região que você vive.... A título de curiosidade, as frutas que também costumam dar mais lucro são: limão taiti; maracujá; manga; goiaba; mamão.

É possível investir em pequenos negócios no quintal de casa, desde uma pequena horta orgânica até a criação de pequenos animais

  1. Invista em uma pequena fábrica. ...
  2. Invista em uma confecção. ...
  3. Invista no ramo alimentício. ...
  4. Invista em horta ou pomar. ...
  5. Invista na criação de animais.

Conheça as hortaliças mais rentáveis no Brasil

  • Alface. A alface é uma das verduras mais cultivadas e consumidas no Brasil e no mundo. ...
  • Cenoura. É claro que a parte mais consumida da cenoura é a sua raiz primária, que pode ser consumida crua, cozida e de diversas outras maneiras. ...
  • Cebolinha. ...
  • Tomate. ...
  • Espinafre. ...
  • Almeirão.

Húmus de minhoca
Também conhecido como vermicomposto, é considerado um dos melhores adubos, afinal, as minhocas fazem o processo de decomposição de resíduos orgânicos presentes no solo, deixando apenas os nutrientes para as plantas consumirem. Além disso, é possível comprá-lo já preparado.

calcario adubo terra fraca .

Indicadores Físicos: densidade, porosidade, textura, compactação, etc. Químicos: pH, capacidade da troca de cátions (CTC), salinidade, etc. Biológicos: matéria orgânica, diversidade de microrganismos, atividade microbiológica, etc. Visuais: observação do solo, de fotografias aéreas, resposta da planta no solo e outros.

Amazônia

Contrariando a exuberância da floresta, o solo da Amazônia é considerado pobre em nutrientes. Em contraponto à beleza da Floresta Amazônica, seu solo não possui grande riqueza em nutrientes.

As principais causas da poluição do solo são o uso de fertilizantes, pesticidas, herbicidas e inseticidas (defensivos agrícolas), o despejo incorreto de resíduos sólidos e o desmatamento.

Por isso, os solos arenosos são geralmente pobres em nutrientes utilizados pelas plantas. Os chamados solos argilosos contêm mais de 30% de argila. A argila é formada por grãos menores que os da areia. Contrariando a exuberância da floresta, o solo da Amazônia é considerado pobre em nutrientes.

Terra roxa: solo extremamente fértil, possui uma coloração avermelhada. É encontrado, especialmente, na região Sul, oeste do Estado de São Paulo, Mato Grosso do Sul, sul de Minas Gerais e Goiás. A terra roxa é resultado da decomposição de rochas compostas de basalto, que tem origem vulcânica.

Terra preta ou marrom
É um solo rico em matéria orgânica, pois animais morrem em florestas e troncos e folhas caem das árvores. Esses materiais se decompõem na terra, sendo considerado o melhor tipo de terra por esse motivo além de ter boa retenção de ar e umidade.

leguminosas

As leguminosas são conhecidas como as melhores plantas que conseguem fazer fixação biológica de nitrogênio e podem ser cultivadas como culturas de rendimento ou de cobertura.

Confira os tipos de solo para plantio

  • Solos arenosos. São aqueles que têm uma quantidade maior de areia do que a média (contêm cerca de 70% de areia). ...
  • Solos argilosos. Os chamados solos argilosos contêm mais de 30% de argila. ...
  • Terra preta. A terra preta, também chamada de terra vegetal, é rica em húmus. ...
  • Terra roxa.