O que piora osteoporose?

Perguntado por: dgois9 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 12 votos

“É necessário saber o que evitar na alimentação para não piorar a osteoporose: excesso de sal e sódio, excesso de gordura, bebidas alcoólicas, alimentos industrializados, cafeína (café, chá, refrigerantes) e chocolates”, cita o ortopedista Fábio Segall.

Quais são as causas da osteoporose? Um dos principais fatores de risco é o histórico familiar. Quando há casos de fraturas na bacia ou no fêmur, por exemplo, entre pai e mãe, as chances da doença podem ser aumentadas. No entanto, hábitos como tabagismo e consumo de álcool são muito tóxicos para a célula óssea.

Não fume. Evite o consumo de café e bebidas alcoólicas. Exercite-se, principalmente através de caminhadas e exercícios que requeiram força muscular. Tenha uma alimentação rica em cálcio e vitamina D.

Comer frutas ricas em cálcio como manga, laranja, kiwi, pera, uva, ameixa seca e amora preta; Comer regularmente vegetais de cor verde escura como espinafre e brócolis porque eles também são boas fontes de cálcio.

É a fruta mais conhecida por conter grandes quantidades de potássio e a queridinha dos ortopedistas. Isso porque, a banana reduz a perda de cálcio pelo organismo, controlando a pressão arterial. Além disso, o potássio ajuda na absorção de cálcio e diminuiu os efeitos do excesso de sódio no organismo.

Na presença da osteoporose os suplementos de cálcio e vitamina D são importantes para evitar que a doença evolua. A alimentação adequada para osteoporose deve assim conter alimentos como leite e derivados, vegetais de folha escura, óleos de fígado de peixes, ovos e margarinas.

Pacientes com osteoporose devem evitar bebidas alcoólicas
“É necessário saber o que evitar na alimentação para não piorar a osteoporose: excesso de sal e sódio, excesso de gordura, bebidas alcoólicas, alimentos industrializados, cafeína (café, chá, refrigerantes) e chocolates”, cita o ortopedista Fábio Segall.

Cardápio para osteoporose: café da manhã
1 ovo mexido + 1 copo de suco verde com couve; Ou então um copo de leite + 1 fatia de pão integral com queijo cottage.

4 complicações graves da osteoporose

  • Fraturas ósseas. As fraturas ósseas são complicações que podem indicar fase avançada da osteoporose. ...
  • Dor na coluna. É comum que os indivíduos com osteoporose apresentem problemas de coluna e danos no fêmur, punho e costelas. ...
  • Diminuição da estatura. ...
  • Compressão dos nervos cranianos.

Os locais mais comuns atingidos pela osteoporose são a coluna (vértebras), a bacia (fêmur), o punho (rádio) e o braço (úmero). Entre estas, a fratura mais perigosa é a do colo do fêmur. Dor intensa nas costas e diminuição de estatura podem representar fraturas vertebrais da osteoporose.

A osteoporose não tem cura e, infelizmente, não é possível reverter a perda óssea completamente. Especialistas defendem, portanto, as medidas preventivas, que evitam ou retardam o desenvolvimento da doença.

Praticar exercícios regularmente; Fazer a reposição hormonal quando indicado; Seguir uma dieta balanceada, com as quantidades adequadas de cálcio e vitamina D; Fazer a densitometria óssea, um exame que permite medir e avaliar a condição, densidade e saúde dos ossos.

Evite, também, o consumo de sobremesas como pudins e iogurtes em refeições principais”, explica. O médico destaca também a importância de diminuir o consumo de sal na alimentação, pois o alto nível de sódio aumenta a perda de cálcio pela urina.

A prática de atividades físicas regulares, que ajudem no ganho de massa óssea, como é o caso da musculação, do treino funcional, da natação e do vôlei, também são fortes aliados no combate à osteoporose. Dentre essas, a musculação é a mais indicada pelos profissionais de saúde.

1. Verduras de folhas escuras. Vegetais como brócolis, espinafre e couve contêm boas quantidades do mineral. Cada 100 gramas de brócolis, por exemplo, fornece 86 miligramas de cálcio — e ainda tem a vantagem de ser melhor absorvido do que o cálcio do leite de vaca.

Infelizmente, nenhuma fruta contém vitamina D.
Basicamente, a vitamina D está presente apenas em alimentos de origem animal. A única exceção são os cogumelos1, que, assim como os humanos, conseguem sintetizar o nutriente quando ficam expostos ao sol.

Continuar lendo O que piora os rins?