O que piora os vasinhos?

Perguntado por: vmoura . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

“Existem vários fatores que podem piorar as varizes. Os mais comuns são: sedentarismo, tabagismo, consumo de álcool em excesso, obesidade, exercícios de alto impacto ou com grandes forças rotacionais e uso de hormônios”, informa o angiologista Jayme Ramos.

Causas dos vasinhos nas pernas
A má circulação pode ser causada por doenças do sistema cardiovascular, obesidade e diabetes. Já o excesso de peso pode causar pressão excessiva nas veias das pernas, o que leva à formação de vasinhos.

Tratamento para vasinhos na perna
A escleroterapia é um tratamento em que o médico angiologista injeta um medicamento no local dos vasinhos. Pode ser tanto uma espuma especial quanto uma solução de glicose. Essas aplicações melhoram muito o aspecto da pele, uma vez que podem até “sumir” com as linhas indesejadas.

Os melhores exercícios para quem tem varizes são aqueles em que se faz movimentos repetitivos com as pernas sem fazer muita força. Estes exercícios estimulam a circulação e ajudam o sangue a retornar ao coração. Modalidades esportivas em que se anda bastante tempo, como caminhada, corrida e golfe são as mais indicadas.

Descansar as pernas de maneira elevada com relação ao resto do corpo é outra medida que pode ser adotada por pacientes que desejam eliminar os vasinhos das pernas. É possível adotar essa posição posicionando uma almofada por debaixo das pernas, ou então utilizar um calço de 10 cm de altura na região do pé da cama.

Uma raiz indicada para o tratamento das varizes é o ginkgo biloba, que ajuda no alívio da dor e proporciona maior resistência à circulação local. Plantas como hamamélis e aloe vera, além de possuírem uma ação antioxidante, também agem no combate ao bloqueio das veias.

O tratamento indicado pelo Dr. Amato para eliminar varizes em 7 dias é a combinação do laser e microcirurgia, realizada com anestesia local e sedação. O procedimento é minimamente invasivo e permite uma recuperação rápida.

Uma vez que é na musculação que temos os melhores exercícios físicos para desenvolver os músculos imprescindíveis para a boa circulação venosa das pernas, o resultado final dessa disputa é que musculação é bom sim para quem tem varizes e é indicada e estimulada pelos cirurgiões vasculares.

Os vasinhos, também chamados de telangiectasias, são um tipo muito pequeno de varizes. Eles ficam na parte mais superficial da pele. As varizes propriamente ditas são veias maiores e ficam mais profundamente na pele.

Lançamento: 8 Sessões de Secagem de Vasinhos por apenas R$109,00.

Também chamado de “aplicações”, o tratamento para as telangiectasias é realizado por meio de um procedimento chamado escleroterapia. Este procedimento consiste na aplicação de uma injeção de medicamentos feita através de uma agulha bem fina, capaz de interromper o fluxo do sangue nos vasos.

Bebida de fácil preparo, o chá contém nutrientes que podem combater infecções estomacais e ajudar a função hormonal. O chá verde, por exemplo, tem componentes fenólicos que fortalecem os vasos sanguíneos e auxiliam no tratamento de varizes e vasinhos.

Antistax
O Antistax é um medicamento prescrito para tratar sintomas de varizes e outros problemas relacionados às artérias. Ele atua através de uma ação anti-inflamatória que ajuda a proteger a parede das veias e a aumentar a sua permeabilidade.

Os exercícios a serem evitados são os muito intensos: pedalar muitos quilômetros, correr maratonas, halterofilistas que carregam muito peso de forma frequente. Tudo isso é contraindicado. Essa intensidade pode causar não só um aumento de varizes, mas também de hemorroida, de hérnia inguinal e umbilical”.

O excesso de peso, o uso de calçados inadequados, a falta de atividade física e manter-se por longos períodos sentado com as pernas pendentes ou em pé sem se movimentar, são hábitos prejudiciais que podem levar ao aparecimento das varizes dos membros inferiores.