O que piora o refluxo do bebê?

Perguntado por: hinfante . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

Rastreie o que você come e que pode estar indo também para o leite materno. Certos alimentos e bebidas podem causar desconforto. Os culpados mais comuns são cafeína, chocolate e alho, conhecidos por agravar o refluxo.

O refluxo passa a ser um problema quando a criança apresenta alguns sinais e sintomas como: irritabilidade, choro, vômitos muito frequentes, baixo ganho de peso e recusa alimentar. Muitas vezes o bebê se joga para trás e não aceita a alimentação.

O refluxo pode ser causado pela posição do bebê durante a alimentação; alimentação excessiva; exposição a cafeína, nicotina e fumaça de cigarro; intolerância ou alergia alimentar; ou anomalia do trato digestivo.

O tratamento para o refluxo com medicamentos em recém nascidos é simples, medicação anti refluxo Domperidona e Label de 8 em 8 horas, mas é preciso que o pediatra prescreva a quantidade pertinente para o bebê3.

Karina acrescenta que o recomendável é deixar a criança na posição vertical por pelo menos 20 minutos após a refeição para evitar refluxo e regurgitação.

O Portal Alô Mãe explica que o refluxo é, geralmente, líquido, pois o leite mamado não passou pela digestão. Já o golfo, que é fisiológico/normal, é o retorno de pequena quantidade de um conteúdo por vezes pastoso (semelhante a uma coalhada).

O estômago dos pequenos ainda é muito pequeno, então ele se enche rápido. Dessa forma o bebê irá golfar; Por último, quando o bebê não está com a pega correta na hora de mamar ele acaba engolindo muito ar. Esse excesso de ar empurra o leite para cima, causando o golfo.

SINAIS E SINTOMAS DO REFLUXO
Seu bebê pode não apresentar quaisquer sinais de refluxo ou podem apresentar os seguintes sinais: Cuspir leite durante ou após as mamadas. Recusar alimentos ou engasgar. Soluços ou tosse persistentes.

Veja 5 maneiras de reduzir o risco de refluxo

  1. Mantenha um peso corporal saudável. ...
  2. Não fume. ...
  3. Faça exercício físico. ...
  4. Reduza café, chá e refrigerantes. ...
  5. Siga uma dieta saudável para o coração.

Quando o refluxo atinge a laringe, faringe, árvore traqueobrônquica e pulmões, os sintomas podem ser tosse seca ou com secreção, rouquidão, dor no tórax que pode parecer infarto, pigarro e sensação de irritação freqüente na garganta. Menos comumente pode ocorrer asma e pneumonias.

DOSAGEM RECOMENDADA COLIC CALM: Menos de 9kg = (1,25 ml) equivalente a 1/4 de colher de chá | Mais de 9kg = (2,5 ml) equivalente a 1/2 de colher de chá MODO DE USO COLIC CALM: A dosagem pode ser repetida até 3 vezes com intervalos de 30 minutos. Não ultrapasse 4 doses por dia.

Os procinéticos teoricamente auxiliam a acelerar o esvaziamento gástrico e, assim, reduzir o volume do conteúdo gástrico e a quantidade de tempo em que o conteúdo permanece no estômago e pode sofrer refluxo. Possíveis medicamentos são baclofeno, betanecol, cisaprida, domperidona, eritromicina e metoclopramida.

Não podem assoar o nariz como nós, e por isso, muitas vezes a drenagem normal e quase constante das mucosidades do nariz e da garganta faz com que os bebés pigarreiem, tussam, solucem e, por vezes, pareça que se engasgam. A possibilidade disto ocorrer aumenta ainda mais porque passam grande parte do tempo deitados.

No caso dos recém-nascidos, é natural que regurgitem - ou seja, golfem - até os 4 ou 5 meses de vida sempre após as mamadas. Portanto, não é preciso se preocupar, apenas tomar alguns cuidados no dia-a-dia do bebê.

Se o bebê não arrotar nesse tempo, não se preocupe em fazê-lo arrotar. Fique tranquila. Pode colocar o bebê para dormir se ele estiver adormecido. Lembrando de seguir as recomendações de sono seguro.