O que piora o desvio de septo?

Perguntado por: lmendes . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.7 / 5 16 votos

O desvio de septo pode ser um distúrbio congênito ou manifestar-se na infância, durante o desenvolvimento dos ossos da face. Ou, então, resultar de processos inflamatórios, infecciosos ou alérgicos crônicos ou cirurgia. Pode, ainda, ser provocado por traumatismos.

Quando o ar tem dificuldade para fluir através do nariz, isso pode resultar em ronco e obstrução das vias respiratórias, o que pode levar a apneia do sono. Além disso, a falta de oxigênio adequado durante a noite pode fazer com que você se sinta cansado e sem energia durante o dia.

Quando o desvio de septo é grave, os sintomas mais comuns são sensação de nariz entupido, dificuldades para pegar no sono, ronco, alterações no sono, irritabilidade e cansaço constante. Ele ainda pode ocasionar disfunções no olfato, sinusites de repetição, sangramentos nasais e até dores de cabeça.

A melhor posição para dormir com nariz entupido é com a cabeça elevada. Dessa forma, você ajuda os seios da face a se livrarem da secreção e não entope as vias aéreas. Para isso, você pode usar travesseiros mais altos, que ajudam na posição do corpo para facilitar essa drenagem de secreção.

Importante saber também se você não sofre de problemas anatômicos (como desvio de septo nasal ou tem amídalas e adenoides aumentadas) ou de rinite alérgica, que costuma deixar o nariz entupido e nos faz respirar – de forma errada – pela boca. Na hora de dormir, prefira a posição de lado ou de bruços.

Rinite crônica
Normalmente a causa é algum alérgeno, mas o desvio de septo também pode desencadear esse tipo de rinite. No caso de não haver desvio, o otorrinolaringologista deverá estudar a possibilidade de cirurgia dos cornetos ou turbinectomia.

Sistema de classificação de desvio de septo em graus

  • Desvio de septo grau 1: 0–33% de deflexão da linha média em direção à parede lateral.
  • Desvio de septo grau 2: 34–66% de deflexão da linha média em direção à parede lateral.
  • Desvio de septo grau 3: 67–100% de deflexão da linha média em direção à parede lateral.

Sintomas de um septo desviado
Um pequeno desvio não costuma causar sintomas. Contudo, se o desvio for grave, pode obstruir um lado do nariz, causando congestão nasal e tornando a pessoa propensa à inflamação dos seios paranasais (sinusite.

O desvio do septo nasal é uma alteração anatômica que leva a obstrução nasal, respiração bucal e em alguns casos, pode ser causa de rinossinusite crônica e consequentemente, cefaléia (dor de cabeça).

As dores de cabeça relacionadas ao desvio do septo são muito irritantes e podem afetar tremendamente o bem-estar. Existem muitas outras razões para a dor de cabeça, então é importante descartar qualquer outra causa antes de direcionar o problema para a parte do nosso corpo responsável pela separação das narinas.

Sim, a cirurgia de septoplastia e a cirurgia de amigdalectomia requerem intubação para poder realizar o procedimento.

Mas atenção: recomenda-se que a cirurgia de desvio de septo seja realizada após os 16 anos de idade, quando o desenvolvimento septal já terminou. Mas pacientes mais jovens e com graus muito elevados de desvios podem ser operados ainda na infância.

A cirurgia demora cerca de 30 a 60 minutos, dependendo da complexidade do desvio. Uma tala de silicone é deixada no nariz por uma semana, quando então é retirada no consultório. Não se faz necessário o uso de tamponamento nasal, porém, excepcionalmente pode ser necessário.

Em geral, uma cirurgia de desvio de septo custa em torno de R$ 15 mil. Entretanto, ela pode alcançar valores mais altos, a depender de quanto o médico e sua equipe cobram, assim como do hospital em que será realizado o procedimento.

O retorno do desvio do septo após a cirurgia é uma complicação não habitual, mas que pode ocorrer. Quando feito por um bom cirurgião, treinado e experiente, é muito difiícil que haja tal complicação. Podem permanecer pequenos desvios sem causar problemas obstrutivos.

Desenhe uma linha reta na parte de cima do nariz com o corretivo. Desta forma, você traz luz e faz parecer que sua forma é mais suave. Em seguida, aplique uma maquiagem mais escura em ambos os lados desta área do nariz. Você também pode se ajudar com técnicas de contorno para moldar a ponta do seu nariz.

A prática de atividades físicas no paciente com desvio septal pode ser prejudicada devido a respiração oral. “É comum observarmos queixas como cansaço excessivo e, em alguns casos, até a interrupção do exercício devido tal alteração”, explica o médico.

Mantenha o repouso pelo tempo necessário: “A gente normalmente orienta o afastamento do trabalho por 15 dias. Se for um serviço mais administrativo, pode voltar antes, em 7 ou 10 dias. Mas, em relação ao esforço físico, o mínimo é 15 dias.