O que piora o calázio?

Perguntado por: aguimaraes7 . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.6 / 5 16 votos

A primeira recomendação é não apertar, espremer nem pressionar a região, já que pode prejudicar visivelmente os olhos e até piorar a inflamação. Evite também passar as mãos ou dedos nos olhos em qualquer hipótese, para não causar infecção.

APLIQUE COMPRESSAS MORNAS
No que diz respeito ao calázio, o tratamento mais comum consiste na aplicação de compressas mornas, que auxiliam na drenagem do líquido e amenizam os sintomas. O uso de pomadas, medicamentos corticoides ou antibióticos pode ou não ser indicado.

Vermelhidão e sensibilidade: O calázio pode causar vermelhidão e sensibilidade na pálpebra afetada. Possível visão turva: Em alguns casos, um calázio pode pressionar a córnea ou a conjuntiva, levando a uma visão turva temporária.

Após 1 ou 2 dias, um calázio é localizado no corpo da pálpebra. Normalmente, um nódulo indolor ou pequeno se desenvolve. Um calázio geralmente drena através da superfície interior da pálpebra ou é absorvido espontaneamente ao longo de 2 a 8 semanas; raramente persiste por mais tempo.

Isso porque, além do caroço tender a sumir sozinho no período aproximado de duas a oito semanas, médicos oftalmologistas podem receitar medicamentos e ações que façam com que a lesão diminua e venha a desaparecer.

Fatores associados agravantes, como mencionados acima, devem ser tratados. Compressas frias ajudam numa fase inicia (primeiras 48 horas). Elas provocam a constrição dos vasos locais, diminuindo a vermelhidão e a dor. Numa fase mais avançada, o melhor é se fazer compressas mornas, que aceleram a resolução do processo.

O tratamento mais simples é a aplicação de compressas de água morna no olho afetado por cerca de dez minutos, cerca de seis vezes ao dia, até que o nódulo diminua e suma por completo.

A maioria dos calázios desaparece sem tratamento em 2 a 8 semanas. Se forem aplicadas compressas quentes várias vezes ao dia (por exemplo, de 5 a 10 minutos 2 a 3 vezes por dia), o calázio pode desaparecer mais rapidamente.

CILODEX® pomada é um medicamento de uso exclusivamente tópico ocular.

O calázio é tratado com o uso apenas de compressas de água quente. Os antibióticos não são necessários rotineiramente, pois esta é uma condição inflamatória.

Não se deve espremer e muito menos furar o terçol. É muito importante procurar um médico oftalmologista para o diagnóstico e tratamento adequado.

No entanto, caso você more na cidade do Rio de Janeiro, a média de valor da cirurgia de calázio é de R$2.000. Porém, a melhor forma de saber o preço exato que você precisará pagar, é consultar um especialista!

Após a primeira semana, ele já é liberado para retornar às suas atividades normais, como trabalhar e estudar. Entretanto, a prática de atividades físicas intensas deve ser evitada por, pelo menos, 15 dias, especialmente aquelas de alta intensidade, que envolvam impacto ou aquáticas.

1) Use gelo ou colheres geladas na região. O truque com gelo é um dos mais conhecidos para amenizar o inchaço dos olhos, mas vale ser lembrado para quem quer uma ajuda rápida para disfarçar o problema e não sabe por onde começar. Basta separar dois cubinhos pressioná-los um em cada olho por alguns minutos.

O calázio é provocado pela inflamação da glândula de Meibômio, também localizada na pálpebra. Diferentemente do terçol, o calázio não é produzido por bactérias. O aparecimento frequente de calázios pode ser indicativo de algum defeito de refração* do olho e deve ser avaliado por um médico oftalmologista.

O aparecimento repetido de calázios, pode indicar algum problema refrativo, como astigmatismo, miopia ou hipermetropia, pelo que a consulta no oftalmologista é de primordial importância para diagnosticar eventuais erros refrativos ou outros problemas de visão.

Na grande maioria dos casos, o calázio desaparece sozinho e não é necessário tratamento. Nesses casos, há a possibilidade de acelerar o processo de cura com a aplicação de compressas de água morna suavemente na região, que vão ajudar a desobstruir as glândulas sebáceas da pálpebra e a drenar a secreção acumulada.

A cirurgia do calázio é realizada para remover o nódulo das pálpebras. O oftalmologista cirurgião faz pequenas incisões (cortes) por dentro da pálpebra e remove a lesão. Antes de mais nada, é preciso dizer que como o corte é feito na parte de dentro da pálpebra, a cirurgia não deixa nenhuma cicatriz aparente.

Continuar lendo Porque o calázio volta?