O que piora o bruxismo?

Perguntado por: omello9 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Além disso, também de acordo com o NHS, reduzir o consumo de álcool e parar de fumar pode ajudar a prevenir o bruxismo. O consumo de drogas recreativas, como êxtase ou a cocaína, também pode piorar o problema.

Como vimos no tópico acima, sobre o que pode causar bruxismo, algumas mudanças no nosso comportamento podem ajudar no tratamento e reduzir os casos mais leves desta disfunção. Procure mudar a sua rotina e realizar exercícios físicos diariamente, fazer ioga, acupuntura, massagens, beber chás calmantes, etc.

Você pode também evitar alimentos como chocolate e bebidas que contenham cafeína e álcool. Evite mastigar com muita força e peça a seu dentista ou cirurgião maxilofacial que lhe indique alguns exercícios para relaxar os músculos maxilares durante o dia.

Segundo os dentistas, todos os pacientes com sintomas de bruxismo têm a tensão emocional aumentada. Estresse, depressão, uso de drogas, ansiedade, medo e expectativas incertas sobre o futuro, por exemplo, são fatores que podem desencadear o problema.

O bruxismo é um hábito involuntário onde a pessoa pressiona com muita força a mandíbula durante a noite enquanto estão dormindo. Apesar de ter a pressão da mandíbula, existem outros casos que há o ranger de dentes durante a noite sem nenhum objetivo ou função.

O que você precisa é de um dentista especializado em dor. Não em tratamento de canal, aparelhos ou cirurgias. E sim, existe esse profissional e ele é especialista em DTM e Dor Orofacial.

O tipo de restauração mais indicada
Para indicar o melhor tratamento ao paciente que teve bruxismo, o dentista deverá avaliar a quantidade de desgaste que os dentes sofreram. De acordo com a profissional, pequenas corrosões podem ser restauradas de maneira mais simples através da resina composta.

"Exercícios mandibulares, alongamentos, mastigação branda e compressa morna podem ser realizados em casa para diminuir o impacto das dores na região”, aconselha.

Um exercício muito bom é encher as bochechas e movimentar o ar dentro da boca de um lado para o outro. Faça isso, pelo menos, umas 10 vezes e irá sentir o maxilar mais solto e leve, sem falar que faz um bem danado para a saúde da pele promovendo elasticidade.

Usar placa específica
Para o bruxismo noturno, o uso da placa deve ser utilizada na hora de dormir, mas se são percebidos movimentos do bruxismo durante o dia, é possível também utilizar uma placa na parte da manhã e da tarde. O aparelho de bruxismo é indicado de acordo com as características do paciente.

Cansaço ao longo do dia: pessoas com bruxismo dormem muito mal. Isso acontece porque, devido ao distúrbio, elas não conseguem avançar nos estágios do sono, tendo sempre sono artificial. Zumbido no ouvido, dores e infecções: por causa da constante pressão nos dentes, também chamada de Síndrome de Compressão Dentária.

Opções de tratamento para bruxismo
Medicamentos como gabapentina e buspirona são indicadas em alguns casos e o uso de relaxantes musculares e benzodiazepínicos podem ser usados somente por períodos breves, por questões de segurança.

O bruxismo do sono não tem relação com sintomas de ansiedade, ao contrário do bruxismo diurno. "Há um tempo atrás, achávamos que os pacientes que possuíam bruxismo noturno eram portadores de ansiedade e estresse.

O nosso estado mental pode estar diretamente ligado a alterações físicas de nosso corpo. Isso é o caso do bruxismo, que pode ser resultado de situações que geram estresse e ansiedade constantes.