O que piora intoxicação alimentar?

Perguntado por: ufurtado . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 4 votos

Em caso de intoxicação, é fundamental que a pessoa não beba leite e derivados, alimentos ricos em cafeína como o café, chocolate e refrigerante, já que a cafeína estimula o funcionamento do intestino e pioram o intestino em vez de melhorar, e não comam comidas gordurosas.

O paciente com intoxicação alimentar deve seguir uma dieta que ajude a diminuir os sintomas, os mais recomendados são:

  • Mingau de aveia;
  • Banana;
  • Cenoura cozida;
  • Arroz branco;
  • Chás (sem cafeína), deve-se evitar o chá preto, chá mate ou chá verde;
  • Batata cozida;
  • Frango cozido ou grelhado.

Na maioria das vezes os sinais iniciam-se oito e 48 horas após a ingestão, sendo os principais indícios a diarreia, vómitos, dores abdominais e febre. Esta intoxicação não é grave quando tratada adequadamente, e em média, dura dois a cinco dias.

Independentemente da constipação ou inflamação intestinal alguns alimentos devem ser evitados por todos. São os alimentos industrializados, processados, ultraprocessados, frituras, bebidas gaseificadas ou ricas em açúcar.

Suco de cenoura, tangerina e gengibre.

Em casos mais graves, a pessoa pode apresentar paralisia, formigamento, tontura, desidratação, sangue na urina e nas fezes, e febre. Muitas pessoas acreditam que a intoxicação alimentar é um problema de fácil solução, porém ela pode levar à morte caso não se tenha ajuda médica eficiente.

A intoxicação nem sempre está associada à presença de um agente infeccioso, enquanto na infecção há bactéria, protozoário ou vírus provocando sintomas.

No caso da virose, no entanto, a febre costuma ser mais baixa e o quadro regride em até cinco dias. Já a intoxicação alimentar é uma situação mais grave que pode perdurar por uma semana ou mais e causar febre alta, entre outras complicações.

Em caso de intoxicação, é fundamental que a pessoa não beba leite e derivados, alimentos ricos em cafeína como o café, chocolate e refrigerante, já que a cafeína estimula o funcionamento do intestino e pioram o intestino em vez de melhorar, e não comam comidas gordurosas.

Antibióticos não são indicados. Soluções orais com glicose e eletrólitos, caldo ou canja podem ajudar a prevenir ou mesmo tratar casos de desidratação leve.

Nesse período, é necessário repouso e ingestão de muito líquido, para repor o que o corpo está perdendo por conta da diarreia e dos vômitos. Além disso, é recomendável consumir chás, mingau de maisena, banana, cenoura e sopas.

Quando a intoxicação alimentar é grave? Em casos mais leves, a doença é tratada apenas com repouso e ingestão de grande quantidade de líquidos. O consumo de sopas, maçã, cremes de legumes e proteínas leves como peixes e carnes magras contribui para a melhoria do quadro.

Sintomas como dor de cabeça, sede e boca seca estão normalmente associados a quadros de desidratação. Ela é causada pela perda excessiva de líquidos pelo organismo, por meio da diarreia e dos vômitos frequentes.

Maçã (sem casca)
“Limpam” o organismo e aliviam a inflamação causadora da diarreia.