O que piora dor de bexiga?

Perguntado por: areal . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.1 / 5 17 votos

Esta dor pode durar horas, dias, semanas, pode piorar com a ingestão de certos alimentos, bebidas e com o próprio enchimento vesical e ainda pode melhorar quando urina. Alguns pacientes relatam mais pressão do que dor.

Segurar a urina é uma das principais características que agravam o quadro de infecção, já que o esforço no órgão genital compromete e impede mais ainda que a bactéria seja expelida do organismo.

Outros alimentos que devem ser evitados são:
Açúcares; Carnes processadas e embutidos; Alimentos ricos em farinha branca; Comidas muito condimentadas ou picantes.

A dor na bexiga pode se manifestar a partir de várias origens, tanto pode representar uma infecção urinária ou uma doença crônica, que também é conhecida como síndrome da bexiga dolorosa, síndrome da dor pélvica crônica ou cistite intersticial.

Basicamente, o que difere a cistite de uma infecção urinária é a região em que está acometida pela doença. Na prática, as cistites se caracterizam pela inflamação da bexiga. Já a infecção urinária pode acometer todo o sistema urinário, desde os rins até a uretra.

Beber em média 2 litros de água durante o dia. Também é possível, com orientação médica ou de nutricionista, ingerir bebidas com ação diurética, como chá verde, hibisco, cavalinha, carqueja e erva-doce, pois auxiliam a diluir a urina e aumentar a excreção urinária.

As principais causas são a relação sexual e as bactérias do trato gastrointestinal, que migram por via ascendente da região perineal até a bexiga. Raramente ocorre pela via hematogênica (circulação sanguínea). Existem dois tipos principais: a cistite e a pielonefrite.

Geralmente os sintomas acabam após 1 dia, mas, se persistirem por mais de 3 dias, é importante que haja uma reavaliação pelo urologista. – Infecção em Homens: A infecção urinária nos homens é mais rara, geralmente associada a doenças da próstata.

Chás são aliados dos remédios para infecção urinária.

Quando ocorre a infecção na uretra, pode haver uma urgência e vontade de urinar com frequência, seguida de dor no canal urinário. Quando a bactéria infecta os rins, pode causar febre alta, dores nas costas (do lado do rim infectado), náuseas e vômitos. Outros sintomas comuns são: Urina leitosa com odor acentuado.

Penicilinas ou cefalosporinas, como amoxicilina, cefalexina ou ceftriaxona; Azitromicina; Doxiciclina.

Ardência ao urinar; Dores na bexiga, nas costas e na região da bexiga; Em casos mais graves pode causar febre e sangue na urina.

Pyridium serve para cistite? Sim, Pyridium pode ser receitado para aliviar os sintomas da cistite. O medicamento é composto por fenazopiridina, substância que é excretada na urina e exerce um efeito analgésico tópico sobre a mucosa do trato urinário.

Beber bastante água é uma das melhores maneiras de aliviar os sintomas da infecção urinária. Isso ajuda a diluir a urina e a eliminar as bactérias do trato urinário. Contudo, a ingestão de água descontrolada, pode influenciar na pressão.

A cavalinha é uma planta medicinal rica em minerais, que pode ser consumida em forma de chá, fortalecendo todo o organismo e auxiliando em sintomas de dor na bexiga. Bolsa de água quente: a bolsa de água quente é uma boa opção para auxiliar no alívio das dores de bexiga.

O chá de hibisco, feito com a planta medicinal Hibiscus sabdariffa, é rico em flavonoides e antocianinas, como a hibiscina, com propriedades antimicrobianas, que ajudam a impedir a adesão das bactérias E. coli e Klebsiella pneumoniae na parede do sistema urinário e bexiga.

Os melhores chás para infecção urinária são os de urtiga, pariparoba, erva-de-bicho, java, cavalinha, camomila, cabelo de milho e folha de abacate.

Na maioria dos casos, a ITU é simples e facilmente tratada com antibiótico, mas se a infecção “subir” para o trato urinário, atingindo ureter e rins, a doença pode ser muito perigosa, pois há o risco de a bactéria chegar à corrente sanguínea, causando febre e até infecção generalizada.