O que piora as cólicas menstruais?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.1 / 5 4 votos

Estudos sugerem que esse seja o caso das frituras e gorduras, além de produtos como sal, carne vermelha, cafeína e álcool. A situação pode ficar ainda mais delicada porque algumas mulheres ficam mais tentadas a comer esse tipo de alimento na fase menstrual. Então, lembre-se de que esse hábito pode piorar a cólica.

Conheça seis elementos a evitar

  • Sal. Um elevado consumo de sal favorece a retenção de líquidos, o que por sua vez pode provocar inchaço. ...
  • Açúcar. ...
  • Café ...
  • Álcool. ...
  • Comida picante. ...
  • Carne vermelha.

Fazer uma compressa com água morna ou quente na região do abdômen ajuda a relaxar a musculatura e aliviar as dores da menstruação. Antes de dormir ou no início do dia, tente reservar de 10 a 15 minutos apenas para descansar e colocar uma bolsa quente na barriga ou na lombar.

O melhor a fazer é sempre ir em busca de um profissional capacitado para orientá-la da melhor forma. Para evitar o inchaço nesse período, o consumo de frutas ricas em magnésio, potássio e vitamina B6 pode ajudar. Essas substâncias são encontradas no melão, morango, pêra, kiwi, melancia, uva, limão, abacaxi e tomate.

Massagear o ventre e a parte inferior das costas com a ponta dos dedos pode ajudar no alívio das cólicas. Se puder ficar deitada e colocar um travesseiro, almofada ou cobertor enrolado contra o corpo, de bruços, ótimo! As posições mais confortáveis variam para o momento e para a pessoa, mas é importante sempre testar.

As cólicas menstruais provavelmente são causadas por um excesso de prostaglandinas — compostos liberados pelo revestimento uterino durante o processo de preparação para a eliminação (a menstruação). Elas são uma parte necessária do processo mas, em demasia, causam dor.

Quando a cólica ocorre fora do período menstrual, mas não é recorrente, não é necessário se preocupar. No entanto, se essa cólica persistir fora do período menstrual por mais de um mês é importante procurar um ginecologista, pois pode indicar doenças ginecológicas.

Cólica menstrual, ou dismenorreia, é uma dor pélvica provocada pela liberação de prostaglandina, substância que faz o útero contrair para eliminar o endométrio (camada interna do útero que cresce para nutrir o embrião), em forma de sangramento, durante a menstruação, quando o óvulo não foi fecundado.

Ingerir em excesso gorduras e até carne vermelha aumenta a produção da prostaglandina, a substância responsável por provocar contrações. “Bebidas com cafeína, em excesso nesse período, também aumentam a irritabilidade e a oscilação de humor”, alerta o docente Dziedricki.

Magnésio – também alivia a mastalgia e a dor de cabeça, além de melhorar o edema e a dor. Alimentos: Cereais integrais, gérmen de trigo, nozes, camarão, quiabo, acelga, grãos de soja, damasco seco. Alimentos diuréticos – alface, pepino, alcachofra, salsinha, melancia, tomate, melão, morango e abacaxi.

Os estudos sugerem que comer entre 40 e 120 gramas de chocolate amargo diariamente durante o período menstrual pode ajudar a reduzir a cólica, pois tenda a aumentar a ingestão de magnésio, o que contribui para relaxar os músculos e aliviar dores2.

Como diminuir as cólicas?

  1. Use bolsas de água quente. As cólicas surgem por contrações intensas do útero, que podem ser aliviadas com bolsas de água quente. ...
  2. Tenha uma alimentação balanceada. ...
  3. Pratique exercícios e alongamentos para cólica. ...
  4. Faça atividades prazerosas. ...
  5. Não se automedique.

Para que serve? A dipirona é um fármaco que tem ação antipirética (febre) e analgésica (dor), sendo indicada para dores de cabeça, dores musculares, cólica renal, cólica menstrual, pós-operatórias e de outras origens.

Cerca de 1 em 10 mulheres acabam sofrendo o que é conhecido pelos ginecologistas como dismenorreia, ou dor menstrual severa, necessitando a utilização de medicação. Essa dor intensa pode causar enjôo, vômitos e até mesmo desmaio.

Pode comer abacaxi menstruada? Sim, pode comer abacaxi menstruada. Você não precisa se privar de nenhuma fruta durante o período menstrual, salvo se você tem uma alergia ou condição específica com frutas ácidas, por exemplo.

suco do limão

Apenas uma pesquisa da UFPR (Universidade Federal do Paraná) estudou os efeitos do limão sobre o fluxo menstrual e ficou comprovado que, como a menstruação é considerada um processo de inflamação, o suco do limão pode reduzir o fluxo menstrual, pois reduz também o processo inflamatório.

Dormir de barriga para baixo, por exemplo, pressiona mais o útero. Como resultado, é possível que o fluxo desça mais depressa. Se puder, evite!

Para aliviar a cólica em minutos, escolha um lugar calmo e faça uma automassagem na região pélvica, com movimentos circulares em sentido horário durante três minutos13. Um remédio caseiro para aliviar rápido da cólica menstrual é o chá.

A cólica pode coincidir apenas com o ciclo menstrual ou estar associada a alguma enfermidade orgânica. Doenças como adenomiose, inflamação pélvica e endometriose podem estar diretamente relacionadas às fortes dores que podem até mesmo causar náuseas, vômitos, cefaleia e vertigens.