O que piora a urticária?

Perguntado por: hvieira7 . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

Alimentos dietéticos e adoçantes artificiais podem piorar certas urticárias. Como o calor pode piorar o quadro urticariforme, durante períodos de crise tente esfriar a pele. No caso de lesões em áreas limitadas, passe um cubo de gelo. Em áreas maiores tome um banho frio.

Urticária aguda
As reações alérgicas são geralmente desencadeadas por alimentos, particularmente ovos, peixes, frutos do mar, nozes e frutas; aditivos alimentares; medicamentos; ou por picadas ou ferroadas de insetos. A ingestão de alguns alimentos, mesmo em quantidades mínimas, pode provocar urticária repentinamente.

Em alguns casos, a coceira e o inchaço também são comuns. Para ser considerada um problema crônico, a urticária deve ocorrer por um período igual ou superior a 6 semanas. Em linhas gerais, as lesões provocadas pela urticária são breves, tendo sua aparência restabelecida entre 1 e 24 horas.

É muito difícil definir o fator desencadeante de grande parte dos episódios de urticária crônica espontânea. Estudos recentes indicam que muitos desses quadros podem estar associados a uma doença autoimune, que se instala quando o sistema imunológico produz anticorpos que agridem o próprio organismo.

A compressa fria não é um remédio, e sim uma técnica para o alívio da coceira e irritação. Para fazê-la é só colocar envolver gelo ou uma bolsa térmica com uma toalha e aplicar sobre a área afetada por 10 minutos. Sacos de vegetais congelados também podem ajudar! Repita o processo quantas vezes precisar.

Remédios Antialérgicos Para Urticária

  • Antialérgico Histamin Creme 10mg/g 30g. ...
  • Maleato de Dexclorfeniramina 10mg Genérico EMS 30g. ...
  • Fexx 120mg 10 Comprimidos.
  • Fexx 180mg 10 Comprimidos.
  • Fexx 60mg 10 Comprimidos.
  • Loratadina 10mg Merck 12 Comprimidos.
  • Histamix 10mg Quesalon 12 Comprimidos.
  • Alergaliv 10mg Legrand 15 Comprimidos.

Vermelhidão, irritação, inchaço ou coceira pelo corpo, podem estar ligados a fatores emocionais. Ainda não há uma comprovação. Mas há a hipótese de que o estresses é um causador das erupções ou alergias na pele. Dependo do caso do paciente, é feita uma análise do seu controle emocional pelo médico.

Os vírus mais associados na infância são: Citomegalovírus, Herpes vírus tipo 6 e Epstein Barr enquanto nos adultos são os vírus da hepatite4. Outros vírus também devem ser lembrados, como: Adenovírus, Vírus sincicial respiratório, rotavírus, Parvovírus B19 e os vírus da Hepatite A, B e C7.

É comum que os pacientes de urticária tentem encontrar a causa da sua doença. Buscam entender se um alimento estaria desencadeando aquelas crises de coceira, fazem restrições alimentares, cortam o ovo, a carne de porco, leite e outros alimentos, mas não apresentam melhora, as coceiras não vão embora.

Medicamentos do tipo analgésicos e anti-inflamatórios – como o ácido acetilsalicílico, entre outros –, podem agravar a urticária crônica, provocando exacerbações muitas vezes graves. Evite o uso deste tipo de medicamento.

A urticária aguda é autolimitada, desaparece espontaneamente ao fim de umas semanas (máximo 6 semanas). A urticária crónica é uma doença difícil de controlar, sobretudo quanto mais tempo tem de evolução. Daí a importância de referenciação atempada a um Médico Alergologista.

Importante lembrar que o uso de corticoides sistêmicos orais e injetáveis (prednisona, prednisolona, betametasona, dexametasona) por médio e longo prazo deve ser totalmente evitado no tratamento de todos os tipos de urticária crônica pelos riscos de efeitos colaterais mais graves que a própria urticária, que é uma ...

Não indicada para urticária e nenhuma outra alergia de pele.

A dieta exclui os culpados óbvios, produtos derivados do amendoim, leite, mariscos e soja. As carnes que são permitidas nessa dieta incluem os peixes de água salgada, aves de caça, pato, peru e frango orgânico.