O que piora a gripe ar-condicionado ou ventilador?

Perguntado por: orodrigues . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 12 votos

Idealmente, é melhor evitar tanto o ventilador quanto o ar–condicionado quando estiver gripado, já que esses aparelhos podem deixar as mucosas mais ressecadas, piorando sintomas alérgicos. Além disso, evite choques térmicos, beba bastante água e faça repouso, para que a recuperação seja completa e rápida.

O ar-condicionado resseca o ar, já o ventilador pode espalhar a sujeira. Saiba como se proteger para evitar doenças respiratórias.

É mais saudável
O ar-condicionado retira a umidade do ambiente, o que resseca as mucosas e diminui as defesas do organismo. Bebês, idosos e alérgicos são os que mais sofrem com o problema. Além disso, se não estiver sempre com o filtro de ar limpo, o sistema de refrigeração pode espalhar fungos no ambiente.

Idealmente, é melhor evitar tanto o ventilador quanto o ar–condicionado quando estiver gripado, já que esses aparelhos podem deixar as mucosas mais ressecadas, piorando sintomas alérgicos.

É o caso de bebidas alcoólicas ou ricas em cafeína, como o café, chá mate e similares. Elas também podem causar ou piorar o desconforto gástrico, irritando o trato digestivo já afetado pela infecção, dificultando o trabalho de absorção de nutrientes, que é muito importante para assegurar a recuperação da doença.

Quando a temperatura do corpo aumenta, microrganismos invasores, como vírus e bactérias, têm dificuldade para continuar se multiplicando e morrem. Depois de combater esses microrganismos, o corpo precisa voltar para sua temperatura normal e, para isso, o suor é a forma mais eficaz2.

Durante a gripe, você pode tentar dormir com mais travesseiros, a fim de deixar a cabeça um pouco mais alta que o corpo. Essa medida ajuda a deixar algumas regiões da face descongestionadas, o que melhora a respiração e, consequentemente, o sono.

Um umidificador é uma boa solução para a hora de dormir porque ajuda adicionando umidade ao ar. Apesar de algumas pesquisas não mostrarem benefícios sólidos do uso de umidificadores no tratamento de resfriados, a umidade adicionada no ar pode ajudar a respirar melhor.

O ar condicionado tem a vantagem de controlar a temperatura, porém o ressecamento que ele causa no ambiente pode prejudicar a garganta, o nariz e os brônquios, por exemplo, gerando prejuízos maiores em pacientes com rinite, asma e outras condições.

Como garantir mais conforto para quem tem crises de sinusite? A boa notícia é que, com algumas práticas simples, é possível não só evitar a piora da sinusite, mas até usar o ar-condicionado a favor de quem sofre dessa alergia.

Além disso, pessoas que sofrem com problemas respiratórios podem ser as mais prejudicadas, já que o vento vai diretamente para as vias respiratórias. Como consequência, o nariz fica ressecado, perdendo a sensibilidade de filtrar a poeira que entra.

Diferença nenhuma faz entre ventilador ou ar para interferir no sono. Porém, se estiver muito calor e o ventilador não estiver aguentando. Possivelmente pode mexer com o seu sono. Por outro lado Ar condicionado traz um ambiente mais tranquilo, tudo indica que irá dormir melhor.

O maior risco provocado pelo uso prolongado do ventilador é o ressecamento das vias respiratórias e da boca.

Realmente o ar condicionado não provoca alergia, mas pode trazer alguns problemas ou até piorar o quadro alérgico. O ar condicionado funciona pelo resfriamento e ressecamento do ar ambiente, dessa forma o ar mais frio e seco pode irritar a mucosa respiratória e provocar sintomas de rinite ou asma.