O que piora a diarreia?

Perguntado por: lsales8 . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

Entre eles estão, os processados, os gordurosos, os apimentados, as frituras e os doces. Não é difícil entender o motivo: por serem opções “pesadas”, estufam ou até irritam o colo do intestino, e o corpo entende que é necessário liberar mais espaço, provocando a diarreia.

Há diversas causas possíveis para a diarreia, como infecções, inflamações, intoxicação alimentar, intolerância e alergia alimentar, alimentação desbalanceada, covid-19, efeitos colaterais de remédios, estresse ou condições crônicas, como câncer, doença de Crohn, retocolite ulcerativa e síndrome do intestino irritável.

Gelatina, sagu, purê de frutas (maçã, pera, banana-maçã, goiaba).

A diarreia pode ser dividida em: Aguda - que dura 14 dias; Persistente - por mais de 14 dias; Crônica - que dura mais de 4 semanas¹.

Banana. Com os episódios de diarreia, alguns nutrientes como magnésio e potássio são rapidamente perdidos. E, aqui, a banana é uma excelente aliada para repor esses componentes. Além disso, por ser rica em amidos – substância que pode absorver água do intestino -, essa fruta ajuda a deixar as fezes mais sólidas.

Você deve procurar um médico quando os sinais e sintomas piorarem, quando notar sangue nas fezes e não conseguir se hidratar adequadamente apenas com líquidos por boca. De acordo com o Dr. Andrade, os sinais da desidratação são fraqueza, mãos geladas, tontura ao se levantar e frequência do coração aumentada.

Floratil® 200 mg
Nas alterações agudas da flora intestinal e na diarreia por Clostridium difficile: uma cápsula, duas vezes ao dia. Nas alterações crônicas da flora intestinal: uma cápsula uma vez ao dia. A posologia de Floratil® pode ser alterada a critério médico.

Diarreia aquosa como principal manifestação
Vários germes como Cyclospora cayetanensis, Escherichia coli e Clostridium podem ser a causa. Infecções virais também são causas de diarreia aquosa. Além da diarreia, pode haver também febre baixa, geralmente menor que 38ºC.

Alguns estudos sugerem que ele trata diarreia infecciosa e associada a antibióticos em crianças e adultos. Esses são os lactobacillus presentes no famoso Yakult, ou seja, a bebida pode ser usada para tratar casos de diarreia.

Alimentos açucarados são muito conhecidos por causar constipação intestinal, consequentemente o ressecamento nas fezes. Isso porque o açúcar e a gordura, dois ingredientes muito presentes em doces, são de difícil digestão, o que pode impactar diretamente o trânsito intestinal, tornando-o mais lento.

O ovo pode contribuir para a piora da diarreia por que é um alimento que fermenta durante a digestão, e como o organismo está debilitado com a diarreia, especialmente o intestino, ele não estará produzindo as enzimas para digerir os alimentos com a mesma eficiência, por isso também é indicado evitar leite e derivados, ...

Além de arroz branco, macarrão e carnes magras, vale incluir no cardápio: maçã ou pera (sem casca), banana prata, goiaba, limão, maracujá e pêssego; sopa de legumes como abobrinha, cenoura, chuchu, inhame, e abóbora; pão francês, torradas, biscoito água e sal e mingau de fubá ou de amido de milho.

Da seguinte maneira: gastroenterite viral: caracterizada por diarreia aquosa. A causada pelo adenovírus, por exemplo, pode durar entre uma a duas semanas7; gastroenterite bacteriana: apresenta mais chances de causar prostração, febre e diarreia com sangue.

Sintomas da Disenteria Bacteriana
O principal sintoma é a diarreia, muitas vezes acompanhada de sangue ou muco. No entanto, outros sintomas podem aparecer, como: aumento da frequência para evacuar, náuseas e vômitos que podem conter sangue, cansaço, desidratação e falta de apetite.

Em algumas pessoas, o máximo que faz é reduzir a água das fezes, deixando-as mais espessas, o que dá a impressão de que houve uma melhora no quadro. Mas em outras provoca uma piora, pois o amido acaba servindo como alimento para as bactérias que estão no intestino.

Sintomas como estufamento, excesso de gases, dor abdominal, inchaço, barulhos na barriga e diarreia são sinais de disbiose. Ela acontece quando há o crescimento exagerado de alguma bactéria ruim no intestino. Suas causas podem ser desde alimentação desbalanceada até o uso prolongado de antibióticos.

Durante uma crise de diarreia, pode ser que o médico indique remédios como a loperamida, que atua reduzindo os movimentos peristálticos, aqueles que fazem que o alimento siga o "caminho certo" da digestão, desde o esôfago até o intestino.

Diarreia não tratada pode levar até à morte
“A diarreia, quando não tratada adequadamente e, principalmente, que ocorre em crianças, idosos e imunossuprimidos, pode levar a estados de desidratação grave, com choque hipovolêmico ou outras situações, como choque séptico”, afirma o médico.

Para a maioria das pessoas, a doença se resolve sem tratamento dentro de poucos dias, embora alguns tipos de intoxicação alimentar possam durar uma semana ou mais. Para alguns casos, o tratamento da intoxicação alimentar inclui: reposição de líquidos perdidos na diarreia ou vômito por via intravenosa no hospital.

Imosec ou Floratil? O Floratil é usado para repor a flora intestinal, enquanto o Imosec é indicado para inibir o peristaltismo. Converse com seu médico para verificar qual deles é o mais indicado para o seu caso ou se podem ser usados em conjunto.

Frutas verdes costumam estar entre as comidas que prendem o intestino. Afinal, antes do amadurecimento, elas tendem a apresentar maior concentração de tanino e fibras solúveis. A ingestão de banana verde, por exemplo, atrasa o trânsito intestinal, retardando a evacuação, ou diminuindo a diarreia.

Continuar lendo O que piora os rins?