O que piora a cefaleia?

Perguntado por: vcaetano . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

Café, chá verde, chá preto, energéticos e refrigerantes. Todas essas bebidas contêm cafeína em sua composição e, por esse motivo, podem desencadear crises de dor de cabeça em determinadas pessoas.

Medicações à base de ergotamina e diidroergotamina também podem ser eficazes no alívio da crise de cefaleia em salvas, bem como corticóides. Também existem medicamentos que podem ser utilizados diariamente, durante cada período de salvas, para prevenção.

Em geral, são benignas, apesar de poderem causar dores intensas. Como exemplo temos a enxaqueca e a cefaleia tensional", afirma o médico. Já as secundárias, como o próprio nome indica, são relacionadas a outros problemas de saúde.

A Cefaleia é um dos sintomas mais comuns da medicina, possuindo uma infinidade de causas base: estresse, tabagismo, excesso de ingestão de bebida alcoólica, sono irregular, longos períodos de jejum, problemas oftalmológicos, etc., ou ainda não tendo nenhum causador definido.

As duas causas mais comuns de cefaleia são as primárias, do tipo: Tensional. Estresse, distúrbios do sono, dor no pescoço ou na mandíbula ou fadiga...

Ela pode durar de 30 minutos a vários dias. Essas cefaleias geralmente começam várias horas após o despertar e agravam conforme o dia avança. Elas raramente despertam as pessoas do sono. Cefaleias crônicas ocorrem 15 ou mais dias por mês.

“Geralmente as cefaleias primárias duram cerca de 48 horas e seus sintomas são progressivos, começando aos poucos e piorando ao longo do tempo e não dependem de uma outra condição ou doença.

Os principais, neste caso, são à base de ciclobenzaprina (como Miosan ou Musculare), à base de carisoprodol (como Mionevrix), ou à base de Dorflex (orfenadrina). Para cada tipo de dor há um tratamento, mas a dor recorrente pode ser evitada através de medicamentos.

É uma das piores dores de cabeça que possa existir. A primeira descrição conhecida dessa cefaleia ocorreu há 300 anos atrás.

A cefaleia atribuída ao Acidente Vascular Cerebral isquêmico é frequente, tem padrão mais habitual semelhante à da cefaleia tipo tensional e está associada à idade e a cefaleia tipo tensional prévia.

A cefaleia pode se apresentar somente como uma simples dor de cabeça, sem a presença de nenhum sinal adicional, ou também surgir com sintomas como náuseas, sensibilidade à luz e aos cheiros, caracterizando uma enxaqueca.

Repousar; Aplicar compressas frias na testa ou mornas no pescoço; Adotar formas de relaxamento, como um banho quente, meditação, etc, pode ajudar a diminuir o desconforto.

Em alguns casos, podem ser identificados fatores agravantes como estresse emocional, sono mal dormido, carga de trabalho elevada. Transtornos de sono, ansiedade e depressão também podem estar presentes.

Comidas compostas em sua maioria por água são uma ótima opção para melhorar a dor de cabeça. Dentre elas, podemos destacar melancia, batata, pepino, entre outras. Chocolate, cogumelos e brócolis também são boas opções, por conterem substâncias específicas que ajudam no alívio da cefaléia.

A cefaleia é o termo médico para dor de cabeça. Já a enxaqueca é um tipo específico e muito comum de cefaleia primária. Ela geralmente é uma dor de cabeça crônica, unilateral, com dor moderada a severa, do tipo pulsátil, associada a náusea/vômitos, podendo piorar com a luz ou alguns tipos de odor.