O que pintar primeiro as portas ou as paredes?

Perguntado por: ecamilo . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

Após o teto, a próxima superfície que deve receber a tinta são as paredes. Depois, é a vez das portas e, a seguir, das janelas. Os rodapés sempre devem ser os últimos a serem pintados.

Um efeito bem diferente, conseguimos pintando a porta na mesma cor da parede. Ao mesmo tempo que ela “desaparece”, o ambiente fica mais leve, com mais unidade, mesmo se a cor escolhida for intensa. Para isso, basta escolher a mesma cor de tinta. Nas paredes, você usará tinta acrílica ou pva e nas portas, tinta esmalte.

Para pintar tem ordem certa!
Para começar, pinte o teto com o auxílio de um rolo e extensor. Após este passo pinte as paredes começando pelos cantos com a ajuda de um pincel pequeno, depois passe a tinta verticalmente de cima para baixo com um rolo.

Como pintar rápido: Pinte suas paredes em 10 minutos

  1. Limpe rápido com TSP. Você deve começar com uma superfície limpa para a tinta aderir bem nas paredes já pintadas e na madeira. ...
  2. Cubra a tinta para mantê-la fresca. ...
  3. Pinte os cantos de uma parede por vez. ...
  4. A maneira mais rápida de cobrir paredes.

Assim, antes de fazer a pintura, é necessário uniformizar a parede, removendo todas as imperfeições. Esse procedimento pode ser feito tanto em paredes internas, quanto externas. No último caso, a preparação deve ser reforçada, já que a superfície fica mais exposta à umidade.

E a poeira pode ser um arqui-inimigo da sua pintura, por isso, é preciso fazer uma limpeza antes da pintura. Mesmo que a parede sua parede esteja em perfeito estado – sem sujeira, manchas, trincas, buracos ou tinta esfarelando, ainda assim é necessário limpar a parede que receberá a pintura.

Ele serve para preencher poros das paredes de dentro ou fora de casa. A camada branca criada com a aplicação tem como objetivo auxiliar a uniformizar e selar a absorção. Dessa forma, o produto será o seu aliado na hora de aumentar o rendimento da tinta aplicada na parede.

Se a porta for receber pintura, o ideal é que ela seja da mesma cor da maior parte das paredes, como branco, cinza, palha. Para isso basta escolher a mesma cor de tinta usada nas paredes, porém na versão em esmalte, já que a das paredes costuma ser a látex ou a acrílica.

tinta esmalte

Se você quer pintar a sua porta com facilidade e rapidez e, ainda por cima, ajudar o meio ambiente, a tinta esmalte à base de água é a mais indicada, especialmente em superfícies que precisam ser limpas com frequência, pois é resistente à umidade e pode ser limpa apenas com água e sabão.

Tintas acrílicas

O látex PVA é o mais indicado para a pintura de portas em ambientes internos, assim como o esmalte à base de água, que não tem cheiro forte e seca rápido. Tintas acrílicas são diluídas em água e também podem ser usadas na madeira, de preferência, para áreas externas.

O processo de preparação da superfície é essencial para o resultado não descascar com o passar do tempo. A parede deve estar limpa, lixada e livre de manchas antes de receber a tinta. Qualquer tipo de sujeira ou engorduramento deve ser eliminado antes da pintura.

Para superfícies lisas, use um rolo de lã de pelos curtos ou um rolo de espuma. Já para superfícies rugosas, use um rolo de lã de pelos longos. Por sua vez, para acabamentos suaves e uniformes, use um rolo de microfibra. Além disso, leve em consideração o tamanho da área que você vai pintar.

O teto pode ser da mesma cor das paredes, mas tem grande chance de ficar monótono. Se você optar por uma cor que não seja o branco, use tons diferentes para realçar a sua escolha. Se você quer passar a impressão de continuidade, pode pintar uma das paredes da mesma cor do teto.

Quando a tinta é diluída com muita água, a composição fica rala, o que prejudica a cobertura e diminui a aderência, afetando o rendimento. Fora isso, quando alguém usa muita água para diluir a solução, as chances de aparecerem bolhas na parede e ancorar sujeira também são maiores.

Para uma pintura uniforme, pinte a parede formando um “N” do chão até o teto. Depois é só voltar com o rolo e preencher os espaços cobrindo toda a superfície. E não se assuste se a primeira demão não cobrir a parede totalmente.

Não, pois a diluição correta do produto aumentará sua aderência, ajudará seu alastramento, tornando o acabamento mais bonito, além de facilitar sua aplicação; faça a diluição conforme recomendado pelo fabricante.

Ao pintar uma parede já pintada o importante é sempre retirar as camadas antigas de tinta que estejam mal pintadas. É preciso retirar toda a parte de tinta que esteja descascando, depois é hora de lixar a parede até deixá-la uniforme.

tinta Látex PVA

A tinta Látex PVA é a mais indicada para paredes internas, pois tem fácil aplicação, secagem rápida e o cheiro não é forte.

Ter restos dos objetos lixados na superfície
Ao não lixar a parede antes da pintura, você pode comprometer significativamente a qualidade do serviço. Grãos, fios e pedaços de massa são removidos nessa etapa do trabalho, então, é melhor ter uma boa lixa à mão para eliminar todas as irregularidades.

Passo 4: aplique o selador antes de passar massa corrida na parede. Passar o selador é uma etapa importante para passar massa corrida na parede. A emulsão seladora deve ser passada com um rolo de pintura. No entanto, o produto só é obrigatório em paredes pintadas ou que têm contato direto com a umidade.

A resposta é sim! Esse ato ajuda a remover manchas e demais imperfeições que estejam sobre a superfície. Além disso, é possível remover os resíduos da pintura anterior, permitindo que a nova aplicação de tinta tenha uma melhor fixação.