O que pimenta é fruta ou legume?

Perguntado por: axavier . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.2 / 5 10 votos

Nenhum dos dois. A Pimenta é uma especiaria, um condimento culinário de sabor picante.

Fruto firme. Sementes de cor escura.

Ou seja, tecnicamente, tudo o que tem semente é um fruto, sendo a palavra legume usada para as outras partes comestíveis de uma planta, incluindo folhas (alface e tabaco), flores (brócolos), caules (aipo), tubérculos (batatas), bolbos (cebola) e raízes (beterraba).

Assim, é considerada um alimento antioxidante. Ou seja, que ajuda no combate aos radicais livres – responsável pelos sinais de envelhecimento e por enfraquecer o sistema imunológico. Mas, seu principal nutriente é a capsaicina. “Essa substância é o teor funcional da pimenta e promove saúde no organismo.

Elas fazem parte do grupo de condimentos - podem ser usadas durante o preparo ou adicionadas na hora de servir, fica por sua conta. Para ampliar o seu leque de temperos e ingredientes, nós fizemos uma lista com os tipos de pimenta mais consumidos no Brasil e os pratos que mais combinam com cada um deles.

As pimentas do gênero Capsicum (em grego, Kapso significa picar ou arder) são procedentes do continente americano. Elas ganharam a culinária mundial depois de serem levadas para Europa, África e Ásia a bordo dos navios dos exploradores europeus.

Seleção de molhos desenvolvidos a partir das três pimentas mais fortes do mundo: Bhut Jolokia, Trinidad Scorpion e Carolina Reaper. Todas as três pimentas já passaram pelo Livro dos Recordes (Guiness World Records) e hoje a Carolina Reaper é a detentora da posição número 1 como a mais forte do mundo!

Carolina Reaper, Trinidade Moruga Scorpion, 7 Pot Douglah, Trinidad Scorpion Butch T e Naga Viper estão entre as pimentas mais ardidas do mundo, segundo a escala Scoville de pungência e saboreá-las não é para qualquer um.

E não é só o tomate que engana muita gente. Andrea Pissato Peres, professora do curso de Nutrição, explica que assim como ele, a berinjela, a abobrinha, o pepino, o pimentão e até o chuchu também são frutos. “Todos eles são hortaliças em que o fruto é a parte comestível”, explica Andrea.

Fruto é o termo botânico aplicado ao órgão que tem função de proteger e disseminar sementes. Fruta é termo popular aplicado aos frutos doces e comestíveis, como banana e uva, mas não é aplicado ao tomate, que é um fruto, mas não é doce.

Escala Scoville malagueta: SHU: 50.000 – 175.000.
Uma das pimentas mais famosas do Brasil, a pimenta malagueta é bastante comum em receitas nordestinas. Ela é bastante saborosa também, ardida, viu? E deve ser usada com cuidado. O SHU: 50.000 – 175.000.

Legumes: abóbora, abobrinha, beterraba, pepino, pimentão, quiabo e tomate.

Se tiver sementes, é um fruto. Afinal, em muitos grupos de plantas, é nesse órgão que as sementes ocorrem. Por outro lado, alguns frutos podem não ter sementes, como é o caso da banana, do abacaxi e de algumas variedades de uva e laranja – chamados pelos cientistas de frutos partenocárpicos.

Então, é errado chamar morango de fruta? Sim e não. Popularmente falando está correto, porque se convencionou chamar de fruta partes comestíveis e geralmente doces das plantas.

15 Setembro 2021. As pimentas, ricas em vitaminas E e C, são conhecidas por prevenir o envelhecimento precoce das células e fazem, sim, muito bem para a saúde.

Apesar de muitas pessoas acharem que o consumo de pimenta faz mal à saúde, os índices de propriedades benéficas existentes nesse alimento mostram totalmente o contrário. Além de prevenir doenças como artrite reumatoide, ela também acelera o metabolismo, ajuda a emagrecer e promove o bem estar de quem a consome.

Capsicum

Considerado o grupo de pimentas mais saudáveis de todos, as Capsicum são muito famosas por serem também as mais saborosas. Bem conhecidas na nossa culinária, entre elas estão os seguintes tipos de pimenta: Pimenta dedo-de-moça, Pimenta biquinho, Jalapeño, Cumari-do-Pará, Malagueta, Bhut Jolokia e Carolina Reaper.

Felizmente, o consumo moderado de pimenta não é capaz de causar por si só o surgimento de gastrites e úlceras estomacais, por exemplo. Agora, uma ressalva bem importante: aqueles que JÁ possuem gastrite, úlceras, hemorroidas e diverticulites devem evitar o consumo de pimenta e/ou pratos apimentados.

A pimenta é um fruto rico em antioxidantes, vitamina C, vitamina A e compostos alcaloides, que proporcionam diversos benefícios à saúde, como promover a perda de peso, manter a saúde do coração e aumentar as defesas, devido às suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas.

3. A pimenta dedo-de-moça ajuda a prevenir o câncer, a diabetes e a controlar o colesterol. E mais uma vez, a capsaicina: ela possui propriedades que ajudam a prevenir o câncer e a diabetes, pois causa redução de glicose sanguína aumentando o nível de insulina.