O que pessoas com borderline fazem?

Perguntado por: greis3 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

Pacientes com transtorno de personalidade borderline não toleram estar sozinhos; fazem esforços frenéticos para evitar o abandono e geram crises, como tentativas suicidas.

Quem tem borderline é manipulador ou mente muito? Por conta do comportamento mais agressivo e a instabilidade emocional dos pacientes borderlines, é comum que muitas pessoas o vejam como manipuladores ou calculistas, mas essa não é uma verdade.

Quais são os sintomas do Transtorno de Personalidade Borderline e como identificá-los?

  • Mudanças no humor e nos interesses. ...
  • Sentimentos extremos. ...
  • Instabilidade nos relacionamentos. ...
  • Medo de abandono. ...
  • Problemas de autoimagem. ...
  • Impulsividade. ...
  • Agressividade. ...
  • Dificuldades para confiar.

As crises de personalidade borderline se manifestam quando essas pessoas passam por conflitos emocionais difíceis ao longo da vida, como mortes, separações, brigas e abuso sexual, sobretudo na infância. Por isso, o auge das crises é a adolescência e a juventude, com tendência de diminuição a partir da fase adulta.

Esse tipo de intensidade emocional em relacionamentos pode ser muitas vezes observado em pessoas com Transtorno de Personalidade Borderline, os quais têm uma tendência característica a se apegarem e criarem uma dependência emocional por alguém.

O borderline no exame de sangue, ou hemograma, é identificável, assim como a sorologia. Ambos são utilizados na comparação e descarte de outras doenças mentais como depressão ou esquizofrenia, por exemplo.

Transtorno Borderline e o Cérebro: Amígdala
Quanto menor a amígdala, mais hiperativa. Isso significa que quando as pessoas com Transtorno da Personalidade Borderline experimentam uma emoção, elas o fazem com mais intensidade do que a população em geral, e o período de “esfriamento” leva muito mais tempo.

Quais os tipos de transtorno de borderline?

  • Borderline convencional. ...
  • Borderline invisível. ...
  • Borderline impulsivo. ...
  • Borderline petulante. ...
  • Borderline autodestrutivo. ...
  • Borderline é mais comum em mulheres ou em homens?

As mulheres com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) apresentam grande necessidade de afeto e demandam atenção excessiva. Seu comportamento se dá de maneira disfuncional por meio de raptus furiosos e impulsivos tendo como alvo habitualmente pessoas do convívio mais íntimo.

Medo do abandono
Esse medo é um dos aspectos mais presentes, mesmo nos estágios iniciais. Os medos podem correr para tais extremos que, em algumas situações acabam optando pelo isolamento voluntariamente para evitar que outros o façam, sendo assim, preferem se afastar das relações antes de serem abandonados.

A sintomatologia varia, há idéias superestimadas de estar mal, experiências de dissociação - despersonalização e perda da percepção da realidade - outros sintomas são semelhantes aos psicóticos, com episódios transitórios e circunscritos de ilusões e alucinações baseadas na realidade.

Na maioria das vezes, a crise dura poucas horas. É uma explosão. Outra característica importante é que o borderliner não sabe lidar com o êxito.

Famosos como Marilyn Monroe, Princesa Diana e até Britney Spears desenvolveram comportamentos compatíveis de pacientes com Borderline. Recentemente, o influencer Gustavo Tubarão postou um vídeo em suas redes sociais, relatando que sofre de Transtorno de Personalidade Borderline.

No transtorno bipolar, o humor varia em dias, semanas ou meses, normalmente seguindo ciclos. No transtorno de personalidade borderline, as variações ocorrem repentinamente, em um tempo menor, geralmente em segundos, minutos ou, no máximo, em horas.

Internação para quem Transtorno de Borderline
Às vezes, você pode precisar de um tratamento mais intenso em um hospital psiquiátrico ou clínica. A hospitalização também pode mantê-lo protegido de automutilação ou abordar pensamentos ou comportamentos suicidas.

Quem tem borderline pode trabalhar? A pessoa que tem borderline pode trabalhar, mas precisa estar em tratamento psiquiátrico e psicológico. Entretanto, isso depende muito da gravidade do transtorno. Pois, muitos portadores não conseguem seguir normalmente a sua vida profissional e nem social.

Na perturbação de personalidade borderline as mudanças são mais rápidas e irregulares. Procura desesperadamente evitar o abandono real ou imaginário devido ao medo intenso da rejeição, separação ou abandono.

Cuidado e clareza nas palavras. Uma forma de lidar com pessoas que têm borderline é ter cuidado com as palavras usadas nas conversas. Cada vez que for falar com alguém que tenha esse transtorno, lembre-se que uma palavra ou expressão que para nós soa normal, para ela pode ter um efeito diferente.

IDADE DE INÍCIO E CURSO DA DOENÇA
O DSM-5 recomenda que um diagnóstico de TPB não deve ser feito antes dos 18 anos. Na prática, o diagnóstico é feito antes se os sintomas são claros e persistentes.