O que perde com nome sujo?

Perguntado por: ucarvalho . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

A principal efeito de ficar com o nome sujo é aumentar a dificuldade em ter o crédito aprovado. Isso inclui aquele crediário na loja, e o cartão de crédito que você pediu e é sempre negado. Mas também prejudica a aprovação de financiamentos empréstimos.

O consumidor poderá ser preso em caso de dívidas e por seu nome constar do SPC ou SERASA? Não. A prisão civil por dívidas, de acordo com a Constituição Federal, somente é possível nos casos que envolvem a falta de pagamento voluntária e inescusável de alimentos e de depositários infiéis.

O que acontece com o nome após 5 anos no SPC? Após o prazo de 5 anos, sua dívida caducou e seu nome será retirado dos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa. As empresas que forem consultar suas informações não vão ser informadas de que a dívida existe, já que ela caducou.

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e a Constituição Federal proíbe atos de discriminação na contratação de profissionais, vejamos: “Qualquer prática discriminatória é considerada ilegal, e deixar de contratar uma pessoa só porque ela está com o nome sujo é uma conduta irregular, pois fere essa determinação”.

Por esse motivo, podemos afirmar que não é possível conseguir um crediário com o nome sujo, pois essa situação oferece sérios riscos de prejuízos à empresa. Para evitar constrangimentos e frustrações, o melhor caminho é fazer uma avaliação do seu CPF antes de buscar o crediário.

Você não vai perder o seu cartão de crédito só por estar com o nome sujo. Isso porque as instituições financeiras não podem cancelar seu cartão de crédito somente por este motivo.

Quando um consumidor tem o nome sujo fica muito difícil ter acesso às linhas de crédito. Porém, ao quitar as dívidas, a expectativa é que essa situação seja solucionada. A verdade é que, após limpar o nome, em cinco dias úteis a informação fica disponível nos órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e Serasa.

Uma vez que seus débitos forem negociados, seu nome e CPF são retirados das listas de inadimplentes, como Serasa e SPC. O prazo é de cinco dias úteis após o pagamento. A partir de então, seu score, com certeza, vai aumentar.

O que pode sujar o nome?

  1. Negativação. É o principal fator que traz restrição ao seu nome no mercado. ...
  2. Participação em falência. De modo geral, a falência de uma empresa pode ser decretada quando ela não consegue pagar suas dívidas em dia. ...
  3. Cheque sem fundo. ...
  4. Protesto. ...
  5. Ação Judicial.

O que acontece se eu atrasar a fatura do cartão Nubank? Em caso de atrasos na fatura do Nubank, você terá que pagar juros e multas referente ao tempo de atraso. Além disso, a qualquer momento o banco poderá negativar seu CPF e cancelar o cartão.

4 passos para limpar o nome

  1. Acesse o site do Serasa Limpa Nome, digite o seu CPF e clique em “consultar”. Utilize a mesma senha criada para consultar seu Serasa Score. ...
  2. Confira as suas dívidas e escolha a melhor opção de negociação para o seu bolso.
  3. Siga os passos de negociação.
  4. Clique em gerar o boleto.

O SPC é um banco de dados do sistema CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas), reunindo informações do comércio de todo o país. Já a Serasa é uma empresa privada que reúne dados sobre de pessoas físicas ou jurídicas e forma como elas pagam e compram no mercado.

Para a Justiça, dívidas e registro em cadastro de devedores prescrevem em três anos. Para quem está com o nome sujo, a notícia é boa, porque não será preciso esperar os cinco anos para pedir baixa.

Após o pagamento da dívida, a empresa credora tem 5 dias úteis para retirar o nome do consumidor do banco de dados da Serasa. A empresa também precisa entregar ao cliente um recibo ou comprovante de que a dívida está quitada.

É comum que, se a vaga for para a área financeira/contábil, como em bancos e auditorias, por exemplo, não haja a contratação de pessoas cujo nome esteja em cadastros de proteção ao crédito. Estas áreas lidam diretamente com dinheiro, orçamento, etc.

Assim como no caso de concursos públicos, apenas as instituições financeiras podem se negar a contratar uma pessoa com nome sujo. Afinal, o trabalho é lidar justamente com dinheiro. Outras empresas não têm o direito de negar a contratação para quem está inadimplente, sendo, inclusive, proibido por lei.

Por que uma empresa consultou seu CPF? Antes de mais nada, é preciso entender o motivo das empresas consultarem o CPF de alguém. Em resumo, as consultas servem para avaliar o risco de crédito e evitar fraudes, já que elas podem detectar casos de clonagem ou estelionato pelo uso de documentos furtados, por exemplo.

Para as pessoas que querem comprar celular parcelado com o nome sujo, uma das maneiras é fazer um cartão de crédito pré-pago. Para isso, a pessoa com nome sujo precisa de um CPF válido, mas vale lembrar que não envolve nenhuma análise de crédito, nem de renda.

Algumas análises de crédito levam em conta o histórico de pagamento anterior à negativação, a renda do cliente e até mesmo a profissão. Portanto, mesmo quem tem nome sujo pode comprar no carnê. Uma vantagem recente é o crediário on-line, oferecido, muitas vezes, sem a etapa da análise de crédito.

Portanto, o banco pode sim tomar o bem, caso a dívida não seja paga. Por exemplo, se você comprar uma casa financiada por um banco e começar a atrasar as parcelas, o banco poderá entrar com um recurso exigindo o pagamento das mesmas.

Se a dívida já está prescrita (com mais de 5 anos) e mesmo assim continua nos cadastros do SPC e SERASA, o consumidor poderá entrar com uma ação judicial pedindo uma liminar para a exclusão imediata dos cadastros, bem como exigir o pagamento de indenização por danos morais, pela manutenção indevida de cadastro ...