O que pensar antes de terminar um relacionamento?

Perguntado por: oteixeira6 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Meu parceiro e eu temos valores parecidos e objetivos compatíveis com uma vida juntos no futuro? Estou muito brava por alguma coisa que ele fez e só quero dar um susto nele ou realmente quero terminar? O que estou deixando de viver por estar em um relacionamento? Um rompimento seria melhor para a minha vida?

Os motivos podem ser os mais variados, desde infidelidade, brigas constantes, ciúmes, entre outros. Muitas vezes, permanecemos em um relacionamento infeliz, pelo simples fato de estarmos acomodados. Gostar, em alguns casos, pode significar sofrer.

4 dicas de como criar coragem para se separar

  1. Não tenha medo de magoar o outro. Algumas pessoas acabam aceitando uma situação de insatisfação e evitam a separação porque acham que o parceiro “não merece passar por isso”. ...
  2. Coragem para agir. ...
  3. Enfrente a situação. ...
  4. Saia da zona de conforto. ...
  5. Tenha inteligência Emocional.

Um relacionamento tóxico é caracterizado pela falta de apoio mútuo, pela competição, desrespeito e, muitas vezes, pelo conflito.

“O burnout de relacionamentos tem sintomas como o esgotamento no se relacionar, e características como cansaço de tentativas de mudança, falta de motivação para investir no parceiro ou parceira, desesperança, tristeza, apatia, raiva”, fala a psicóloga Daniela Faertes, diretora do Espaço Ciclo, no Rio Janeiro.

Confira a seguir, um passo a passo que pode te ajudar a acabar de vez com esse relacionamento:

  1. Coloque um ponto final definitivo. Prepare-se e encerre esse relacionamento de uma vez por todas. ...
  2. Mantenha distância. ...
  3. Não dê abertura para recaídas. ...
  4. Peça ajuda aos amigos. ...
  5. Procure ajuda psicológica especializada.
  1. Você faz todo o planejamento: Todos os programas que vocês fazem é planejado por você e ele simplesmente aceita o convite. ...
  2. Você sempre pergunta como ele se sente: ...
  3. Ele nunca menciona o seu futuro: ...
  4. Ele foge de conversas sérias: ...
  5. Você é quem sempre inicia o contato: ...
  6. Ele diz mais "não" do que "sim":

Casamento está ruim? | Veja mais sobre os sinais do divórcio

  • A comunicação é inviável.
  • A paixão chegou ao fim.
  • Desgaste, grosseria, desprezo e negatividade.
  • Vocês têm ambições diferentes.
  • Há falta de parceria no casamento.
  • A relação se tornou violência.

Falta de comunicação e de investimento na relação lideram os desentendimentos que levam ao término, apontam psicóloga de casais e advogada de família. Os motivos que fazem as pessoas quererem ficar juntas são bem conhecidos - o amor, a vontade de estar perto, o sonho de um futuro em comum.

Nunca deixe de terminar um relacionamento por medo de ferir os sentimentos da outra pessoa. Terminar pode parecer cruel, mas ficar com alguém por quem você não sente mais nada também é. Não sugira "dar um tempo". Geralmente, um tempo é apenas uma transição para o término completo.

O medo de terminar um relacionamento acontece principalmente por causa de baixa autoestima. É um medo de ficar sozinho para sempre e de ter que começar de novo. Quando uma relação é tóxica e nos sentimos presos, qualquer tentativa de independência é um novo mundo, assustador mesmo que estejamos sofrendo no presente.

Não saber terminar um relacionamento pode implicar um forte apego pela outra pessoa. Também pode ser um sinal de não sabermos estar com nós mesmos, fruto de um profundo medo de estar sozinho. Mas então, como enfrentar o momento em que o outro diz que não quer mais continuar conosco?

  1. Afaste-se das redes sociais. É difícil saber como lidar com a separação e os nossos sentimentos logo após o rompimento. ...
  2. Mude o visual. ...
  3. Mantenha-se ocupado. ...
  4. Conheça novas pessoas. ...
  5. Dê tempo aos sentimentos. ...
  6. Desabafe sobre o que aconteceu. ...
  7. Acompanhamento psicológico.

Evite sentimentos que possam te dominar, como raiva e culpa; Evite compartilhar problemas da separação com novos parceiros. Isso pode dificultar a construção de um novo vínculo; Invista em atividades que lhe dão prazer: cursos, cinema, amigos, leitura.

A princípio, para você saber como se separar, precisará contratar um advogado especializado em direito de família. Assim, ele te auxiliará a juntar os documentos necessários e a dar entrada no processo. Além disso, a separação pode ser judicial ou extrajudicial, a depender do seu caso.

O divórcio sem machucar os filhos e o casal é sempre a melhor solução. Tudo isso se justifica pois o divórcio litigioso pode levar os envolvidos, principalmente os filhos, a um esgotamento emocional muito grande.

Recursos econômicos e a separação
Muitas vezes a pessoa que quer se separar não possui condições financeiras para lidar com a divisão de bens e, em casos ainda mais delicados, não possuem nem condições para se manter sem ajuda, isso deixa ainda mais difícil ter coragem para se separar.

Ele se esquiva
Ele também não vai querer suas coisas na casa dele e sempre vai te devolver caso você esqueça casualmente algo. Ele não quer fazer nada que dê a entender que o relacionamento está fazendo progresso porque, na mente dele, não há relacionamento.

Afinal, relacionar-se, em algum momento, também significa “ralar”, encontrar nossa própria sombra. É, ainda, um caminho de evolução que pode ter suas partes doloridas. Algumas das maiores forças que empurram um relacionamento para o ralador são: apego, vitimização e projeção.

7 coisas que você nunca deve tolerar em seu relacionamento

  1. Controle no relacionamento. Quando você aceita ter um relacionamento, deseja compartilhar sua vida com essa pessoa. ...
  2. Agressividade. Atenção! ...
  3. Falta de confiança. ...
  4. Chantagem emocional. ...
  5. Bullying com o seu corpo. ...
  6. Mentiras. ...
  7. Desprezo.

1. Infidelidade na relação costuma ser um dos erros que as mulheres mais têm dificuldade de perdoar e superar. 2. Contar mentiras para fugir de situações sérias e esconder problemas e fatos que podem afetar a relação no futuro também é difícil de ser perdoado.