O que pensa um invejoso?

Perguntado por: jveloso6 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

O invejoso sente extremo pesar pelo bem-estar e prosperidade de quem está à sua volta, e por isso deseja o infortúnio daquele que desperta sua inveja. Esse comportamento não é aleatório, e tem uma explicação científica. O cérebro do invejoso funciona numa dualidade de dor e prazer.

A causa mais comum da inveja é a baixa autoestima. Quando você elogia e ressalta os pontos positivos da pessoa invejosa, talvez ela perceba que não tem porque ficar com inveja.

O invejoso começa a comparar a sua vida com a dos outros, focando em identificar quais oportunidades e momentos bons ele não viveu, mas o outro sim. Assim, ele passa a desejar as conquistas alheias.

A inveja que prejudica a vida do invejoso, a inveja nociva, é aquela em que a pessoa deseja prejudicar quem desperta esse sentimento nela. O invejoso fica maquinando formas de impedir que o outro prospere, planos para comprometer a imagem do invejado e diminuir seu status.

5 – Uma pessoa invejosa pode ser reconhecida por meio do olhar, conhecido como “inspeção geral”. Esse é o tipo de olhar em que a pessoa te olha da cabeça aos pés descaradamente ou quando acha que você não está percebendo.

Os ataques invejosos podem ser internalizados e destruir a autoestima, corroer o amor próprio, causar insegurança, medo, agressividade contra si mesmo e até depressão. A psicoterapia é uma ferramenta que pode ajudar a lidar com esses sentimentos gerados pela inveja.

Atualmente reconhece-se que há dois tipos de inveja: uma benigna e outra maliciosa. No caso da inveja benigna, o que é invejado é uma coisa, como o carrão novo do vizinho. Essa inveja também é conhecida como inveja branca. No caso da inveja maliciosa, a inveja é de uma pessoa e não da coisa em si.

Encontramos em Tiago, capítulo 3, versículo 16: “Onde há inveja, há a ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males”. São inúmeras as pessoas que sofrem com a inveja.

A inveja é diabólica, é terrível, gera em nós os piores sentimentos; ela tira a nossa paz interior, destrói dentro de nós os melhores sentimentos que podemos ter. Por causa dela falamos e desejamos o mal e confundimos ser justiceiro com justiça.

Por mais que pareça um assunto de superstição, é inegável que se cercar de boas energias faz muita diferença para afastar a inveja. Plantas, objetos de lembranças felizes, cores, músicas e, por que não?, simpatia para mal olhado. O que vale é deixar, principalmente, a sala de estar com uma boa vibração.

Mantenha-se acima das pessoas invejosas e rancorosas.
Não importa o quanto uma pessoa seja negativa, mantenha interações positivas com ela. Dê o exemplo e mostre a ela uma forma mais apropriada de lidar com a situação. Elogie a pessoa e suas qualidades positivas. Seja gentil em todas as interações com ela.

Por esse motivo, hoje, listei 4 ervas para afastar pessoas falsas e/ou invejosas:

  1. ALHO. Repele pessoas negativas e sugadoras de energia.
  2. TOMILHO. Limpa o que é falso e atrai o que é verdadeiro.
  3. ARRUDA. Protege de qualquer mau olhado direcionado.
  4. ALECRIM. Atrai boas companhias e fortalece as boas amizades.

Como agem as pessoas invejosas

  1. Baixa auto-estima. As pessoas invejosas não têm auto-estima e não percebem o quanto valem pelo simples fato de serem pessoas. ...
  2. Comparam-se a toda a hora. ...
  3. Desejam o mal aos outros. ...
  4. Fazem você ficar mal em público. ...
  5. Ridicularizam as outras pessoas. ...
  6. Fazem elogios falsos.

Inveja é um tipo de dor psicológica sentida quando, ao nos compararmos a outra(s) pessoa(s), avaliamos que nosso valor, nossa autoestima e nosso autorrespeito estão diminuídos. Inveja é a dolorosa observação daquilo que nos falta. Sentimos inveja quando outra pessoa tem características superiores às nossas.

A inveja é sempre destrutiva, pois seu elemento alquímico é o ódio, que acaba por motivar ações descontroladas ou perversas do invejoso, atrapalhando não apenas o invejado, mas ele próprio, sobretudo porque a raiz da inveja está na profunda ingratidão a si mesmo e na baixa autoestima do invejoso.