O que pedir no banho de Oxalá?

Perguntado por: erodrigues . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Na temperatura morna, você deve tomar o seu banho de limpeza normalmente e, logo em seguida, despejar a água para o Banho de Oxalá do pescoço para baixo, mentalizando suas intenções, pedindo proteção, abertura de caminhos, prosperidade, limpeza e purificação.

O banho deve ser feito para quem procura paz e ajuda espiritual. Rio - O boldo é uma erva utilizada como calmante, combate a insônia, ansiedade e ajuda a limpeza espiritual. É um forte aliado para quem procura banho de descarrego, principalmente, para proteção. Aprenda o banho de Oxalá e faça o banho na sexta-feira.

Na Umbanda, o banho de boldo é conhecido como o Banho de Oxalá ou Banho de Jesus. É muito utilizado para limpar o miasma espiritual preso ao nosso corpo e melhorar a sensação de angústia. Decerto, este é um dos banhos mais poderosos quando o assunto é eliminar energias de baixa frequência.

Oxalá é o pai de todas as coisas geradas na terra. Ele protege os nascidos entre 21/01 e 19/02. Esse Orixá é aquele que ama independente de qualquer coisa ou julgamentos, fazendo com que seus regidos sejam pessoas pacatas, sempre dispostas a tomar partido pela paz.

É o responsável pela saúde física e mental, por isso é invocado nos momentos de enfermidade. Na angústia ou impaciência, é a Oxalá que devemos recorrer, pois como ele tem poder sobre a cabeça ele certamente nos atenderá.

Modo de fazer
Na temperatura morna, você deve tomar o seu banho de limpeza normalmente e, logo em seguida, despejar a água para o Banho de Oxalá do pescoço para baixo, mentalizando suas intenções, pedindo proteção, abertura de caminhos, prosperidade, limpeza e purificação.

É comum que banhos de ervas de limpeza e descarrego causem sono após serem feitos. Por isso, separe um tempo em que pode descansar, como por exemplo, antes de dormir. Os que trazem energia podem te despertar e você pode se sentir super disposta a fazer muitas coisas depois.

Outra dica interessante é colocar o boldo em baixo do travesseiro para ter um sono renovador.

Segundo o Dicionário Houaiss, a interjeição oxalá, que se usa para exprimir um desejo, tem origem no árabe wa xá'lláh (pronunciado comummente wo xá'lláh), com o significado de «e queira Deus».

Depois, despeje um pouco da água com o boldo a partir de sua cabeça. Em seguida, vá despejando aos poucos e sinta a água escorrendo por todo o seu corpo. Quando acabar, faça uma oração. Peça por bons sonhos quando for dormir, por um bom raio de sol no dia seguinte e para a sensação de tristeza ir embora.

Banho Oxalá é um poderoso mix de ervas que vibram na linha de Oxalá é ideal para quem busca calma, paz, sono tranquilo, clareza de pensamento, contra quebranto e para elevar suas vibrações. Contém as seguintes ervas: anis estrelado, boldo, manjericão, algodão, alecrim, sálvia e alfazema.

Oferendas e Saudações
A cor de Oxalá é o branco e seu dia da semana sexta-feira. Na Umbanda, o batizado é considerado como a obrigação a Oxalá e suas oferendas são milho branco cozido sem sal, rosas brancas e vinho branco doce.

Oxalá (21/01 a 19/02) - Alecrim
Usado em rituais de defumações e em banhos de descarrego.

Oxalá é também o nome de um dos orixás mais importantes de cultos afro-brasileiros, como o candomblé. Se trata de uma entidade divina andrógina, que representa as energias da criação da Natureza e personifica o céu.

Por ser um orixá de grande força, o banho de Oxalá tem o poder de bloquear o mal em todas as áreas da vida de uma pessoa. Ele pode ser feito por todos e tem ainda outra particularidade: é o único banho em que podemos lavar o chakra da coroa, no topo da cabeça.

ÒSÀLÁ - OXALÁ: Lírio, proporciona felicidade, equilíbrio e harmonia.

Pombo - pelo seu poder de conciliação tem a proteção do jovem Oxalá, Oxaguian.

Exu Lálú é o justo mensageiro de Bàbá Òsàfuru (Oxalá, que além de usar um cajado especial, tem o poder do sono físico). Lálú também tem ligação com Ògún, Odé e Sàngó.