O que Paulo quis dizer em Colossenses 4?

Perguntado por: agaspar . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

Em Colossenses 4, Paulo fala sobre o relacionamento com os escravos e a importância da oração para a expansão do Evangelho.

Aqui há necessidade de que Deus “abra” e conceda, algo de que nenhum ser humano, nem mesmo um mensageiro autorizado e experiente dispõe. Unicamente Deus abre a porta da palavra.

É importante sempre ter uma atitude positiva e ter uma conversa agradável. Sal em excesso fica salgado, e pouco sal também não é bom, por isso devemos ter equilibrio e moderação.

Ouça este artigo: "Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele" (Cl 1,15:16).

Em outras traduções esta expressão aparece como "aproveitando cada oportunidade". Assim, remir o tempo tem o significado de ter poder sobre o nosso tempo, resgatá-lo e usá-lo com sabedoria para as coisas que são verdadeiramente importantes.

Paulo expressa gratidão, amor e confiança nos membros da Igreja; fala dos sacrifícios que fez para seguir Jesus Cristo e ensina aos santos filipenses os princípios da vida reta.

A cidade de Colossos hoje é apenas um sítio arqueológico. Em seu lugar foi erguida pelos turcos a cidade de Honaz, próximo às escavações arqueológicas. Colossos era uma cidade da Frígia, região da Ásia Menor (Atual Turquia). Encontrava-se na parte superior do vale do rio Lico, a uns 120 quilômetros de Éfeso.

Na Carta aos Colossenses, Paulo afirma a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em nós, a esperança da glória de Deus (Cl 1:27).

Portanto, já que ressuscitaram com Cristo , procurem as coisas que são do Céu, onde Cristo ocupa o lugar de honra à direita de Deus. Pensem nas coisas do Céu e não nas da Terra. Porque já morreram e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.

Pensamento: Sejamos íntegros perante os homens e perante o Senhor. Quem pratica estas coisas a que se refere o versículo, não pode ser considerado uma testemunda de Cristo. Ainda que todos nós tenhamos falhas, tais coisas não devem ser praticadas porque devemos ser exemplo para aqueles que ainda não conhecem ao Senhor.

Aos colossenses ele escreveu que obedecer assim "é grato diante do Senhor" (3:20). Muitas pessoas, incluindo alguns pais, acreditam que a desobediência é uma coisa natural com os filhos e precisa ser tolerada pelos pais. Contudo, a Bíblia revela que Deus considera ser a desobediência pelos filhos uma coisa séria.

“O crente não pode ser rude na palavra. Sua palavra precisa ser temperada com sal, ou seja, nem insípida nem muito salgada. A expressão “temperada” foge dos dois extremos: ela não pode ser nem insossa nem salgada. Sal demasiado é tão ruim quanto pouco ou nenhum.

Os discípulos de Cristo devem estar comprometidos em valorizar individualmente a sua própria família. Cada um possui o seu papel e deve contribuir fazendo a sua parte. Seguindo estes conselhos Cristo estará presente na família.

O Salvador prometeu dar a Pedro as “chaves do reino dos céus”. (Mateus 16:19) Que chaves são essas?

Epístola aos Filipenses = Fp. Epístola aos Colossenses = Cl.