O que Paulo quis dizer em 2 Coríntios 9 6?

Perguntado por: ldamasio3 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 15 votos

Para isso ele compara a oferta a uma semente e deixa claro que a nossa colheita é proporcional a semeadura (v.v 6). Além disso, ele diz o quanto devemos entregar na Casa de Deus: “Cada um dê conforme determinou em seu coração”.

Deus é um doador. Deus se alegra em nos abençoar generosamente. Agora ele pede que nós façamos o mesmo. Doar não é uma tarefa arbitrária dada para nós sustentarmos nossas igrejas e ministérios; não, doar faz parte da transformação do nosso caráter para nos tornar mais como Deus.

2 Coríntios 9:6-8
Lembre-se disto: Quem semeia com moderação também colherá com moderação, e quem semeia com generosidade também colherá com generosidade. Cada um de vós deve dar o que decidiu no seu coração dar, não com relutância ou sob compulsão, pois Deus ama um doador alegre.

Em geral, o texto de 2 Coríntios revela diversos propósitos dessa carta: Expressar gratidão e fortalecer os santos que tinham agido favoravelmente à sua carta anterior. Alertá-los de falsos mestres que corromperam as doutrinas puras de Cristo.

Ele escreveu para ajudar os membros da Igreja em Corinto com suas dúvidas e seus problemas, assim como para fortalecer os conversos que tinham dificuldades em abandonar suas crenças e práticas antigas.

8 Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.

6 E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância também ceifará. 7 Cada um contribua segundo apropôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.

O ato de semear nos ensina sobre nossos sonhos e projetos. A relação do semeador com a semente e desta com o solo, pode ser comparada com nossa vida, nossos sonhos e a bênção de Deus, respectivamente.

“Deus ama a quem dá com alegria” (2Cor 9,7). Como qualquer outro pai e mãe, Deus deseja ver seus filhos sempre bem dispostos, sempre felizes, sempre ressuscitados, apesar das dificuldades, aliás, se fôssemos santos, diríamos: exatamente por causa das dificuldades.

7 Cada um contribua segundo propôs no seu coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.

Pensamento: Que promessa poderosa! Se estivermos dispostos a compartilhar generosamente com os outros no nome de Jesus, como o apóstolo Paulo diz nos dois versículos anteriores, teremos o que precisamos e nossas vidas serão cheias de boas obras que trazem glória a Deus.

“Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão” (Salmo 126:5)

Leitura da segunda carta de são Paulo aos Coríntios – Irmãos, 6“quem semeia pouco colherá também pouco, e quem semeia com largueza colherá também com largueza”. Dê cada um conforme tiver decidido em seu coração, sem pesar nem constrangimento, pois Deus “ama quem dá com alegria”.

Basicamente, essa lei diz que só colhemos o que plantamos. Tenho certeza de que você se lembra dela. Não é mesmo? Diz um ditado popular que quem planta vento colhe tempestade, o que nos permite concluir que temos liberdade para plantar o que desejarmos, mas certamente, colheremos do mesmo tipo de semente que semearmos.

Apóstolo Paulo

2 Coríntios 9 é o nono capítulo da Segunda Epístola aos Coríntios, de autoria do Apóstolo Paulo, no Novo Testamento da Bíblia. Trecho da Segunda Epístola aos Coríntios no Papiro 46.

O ministério cristão traz consigo muitas adversidades e precisamos estar firmes em Cristo para enfrentá-las. O motivo de Paulo escrever 2 Coríntios foi especialmente para defender seu ministério.

Durante o período de divulgação do cristianismo, Paulo reclamava de um incomodo físico: “E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar” (2 Coríntios: 12: 7).

Em Corinto não havia uma religião específica ou que predominasse. Havia diversos tipos e formas de religiões. Os moradores de Corinto permitiam que vários grupos religiosos praticassem ali a sua fé como bem entendessem. O culto aos deuses era muito comum entre os coríntios.

Esta palavra é usada também em I Coríntios 9:12 quando o apóstolo Paulo diz que, tudo suportava para que não viesse a ter obstáculo ao evangelho de Cristo. Biblicamente falando, estas duas palavras são sinônimas, vem da mesma raiz grega. O que sofre, suporta; e o que suporta, sofre.