O que Paulo quer dizer em 2 Coríntios 9?

Perguntado por: ealbuquerque . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

Em 2 Coríntios 9, Paulo continua estimulando os Coríntios a contribuírem generosamente com a igreja em Jerusalém. Ele dá vários e importantes detalhes, sobre como devemos ofertar. Ele compara a nossa oferta a uma semente e diz que a nossa colheita é proporcional a nossa semeadura.

Ele sabia que a generosidade gera maior generosidade, enquanto a mesquinhez gera um espírito ganancioso e cobiçoso. E assim, para evitar que isso aconteça, Paulo disse a eles: Aquele que semeia pouco, também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura, também colherá fartamente.

Apóstolo Paulo

2 Coríntios 9 é o nono capítulo da Segunda Epístola aos Coríntios, de autoria do Apóstolo Paulo, no Novo Testamento da Bíblia. Trecho da Segunda Epístola aos Coríntios no Papiro 46.

9 Porque na lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca ao boi que trilha o grão. Porventura tem Deus cuidado dos bois? 10 Ou não o diz certamente por nós? Certamente que por nós está escrito; porque o que lavra deve lavrar com esperança e o que debulha deve debulhar com esperança de ser participante.

Em 1 Coríntios, aprendemos que Paulo ensinou a esses santos como promover a união na Igreja, como aprender as coisas de Deus, o papel do corpo físico como um templo para o Espírito Santo, a natureza dos dons espirituais, a importância de tomar o sacramento dignamente e a realidade da ressurreição.

Pensamento: Que promessa poderosa! Se estivermos dispostos a compartilhar generosamente com os outros no nome de Jesus, como o apóstolo Paulo diz nos dois versículos anteriores, teremos o que precisamos e nossas vidas serão cheias de boas obras que trazem glória a Deus.

2 Coríntios 1–5.
Paulo encoraja os leitores em momentos de adversidade e os relembra da natureza eterna do amor e da glória de Deus. Ele ajuda os leitores a entender a necessidade de se reconciliarem com Deus por meio da Expiação de Jesus Cristo.

“O que Deus preparou para os que o amam é algo que os olhos jamais viram nem os ouvidos ouviram nem coração algum jamais pressentiu” ICor 2, 9.

Pensamento: O conceito biblico de plantio e colheita se refere ao principio da multiplicação sobrenatural e divina do Reino de Deus. Quanto mais semearmos, mais vamos colher e se for bom o que semearmos colheremos coisas boas.

Ofertar e dizimar é reconhecer que o sustento vem de Deus e que confiamos nele. Os dízimos e as ofertas servem para manter a obra da igreja. Deus não precisa do dinheiro, mas cada igreja tem despesas. Ninguém é obrigado a dizimar, mas quem desfruta da igreja deve ajudar a mantê-la.

Ao explicar Seu ministério de pregador, Paulo faz questão de dizer que sua atividade nada mais é do que uma resposta obediente à vocação que o Senhor lhe deu: “Ai de mim, se não pregar o evangelho” (I Coríntios 9:16). Existe no nosso meio, uma postura leviana, quando o problema da vocação é enfocado.

Em 1 Coríntios 3:9–23, aprendemos que Paulo estimulou os membros da Igreja em Corinto a edificar o fundamento de sua fé sobre Jesus Cristo e a permitir que o Espírito habite na Igreja.

Isto significa que usemos as oportunidades da vida para desistir de nossos aparentes direitos, a fim de viver para os outros — tudo por causa do evangelho de Cristo. Assim alcançaremos a coroa incorruptível.

I Coríntios 9: 27. Nem os problemas internos nem as dificuldades externas podem nos separar do amor de Cristo. A única coisa que nos afastará do Senhor é o pecado não confessado.

É mais fácil tomar decisões corretas quando o fazemos com bastante antecedência, tendo em mente metas de longo alcance; isso nos poupa de muita angústia [durante os momentos de decisão], quando estivermos cansados e as tentações forem extremamente difíceis.

Paulo define a aflição do pecado que acontece a toda a humanidade e ensina que a solução de Deus para esse problema a todas as pessoas é a Expiação de Jesus Cristo. Por meio da aceitação fiel da Expiação de Jesus Cristo, toda a humanidade pode ser justificada (perdoada) e receber a salvação.

Coríntio é um dos pesadelos criados por Sonho
Ele se interessou pelo Mundo Desperto depois que o conheceu ao lado do Sonho, mas não poderia cruzar o limite entre os mundos pela ordem de Morpheus, o que ele não seguiu, já que o personagem se rebelou contra o seu criador e fugiu para a Terra para aterrorizar os humanos.

Paulo enfatiza que a batalha que os crentes estão lutando não é contra a carne e o sangue, mas contra as forças espirituais do mal. Ele encoraja os crentes a usar armas espirituais, como oração, jejum e a Palavra de Deus, para lutar contra essas forças das trevas.

Quando e Onde Ele Foi Escrito? Paulo provavelmente escreveu sua epístola aos Gálatas enquanto viajava pela Macedônia durante sua terceira viagem missionária, por volta de 55–57 d.C. (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Epístolas Paulinas”).

apóstolo Paulo

Assim, inicia-se ali uma comunidade cristã fundada pelo apóstolo Paulo, e que, após sua partida, foi liderada por Apolo (At 19.1). Passaram-se alguns anos. “Paulo agora estava em Éfeso, onde recebeu informações dos da casa de Cloe não muito agradáveis sobre a igreja de Corinto”.

Então Vamos lá!

  1. 1 – Estude A Palavra De Deus Diariamente. O primeiro fator pra alcançar esse grande objetivo que é pregar com mais sabedoria, é você ter zelo pelos seus estudos da Palavra… ...
  2. 2 – Fale De Forma Clara E Simples. ...
  3. 3 – Contextualize Sua Mensagem. ...
  4. 4 – Organize Muito Bem O Seu Esboço! ...
  5. 5 – Ore!