O que Paulo Freire fala sobre pedagogia?

Perguntado por: ogomes5 . Última atualização: 30 de abril de 2023
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Paulo Freire afirma, em sua obra Pedagogia da autonomia, que ensinar exige segurança e competência profissional, assim como rigorosidade metódica, tanto no estímulo da capacidade crítica do aluno, quanto no ensino de conteúdos e atitudes éticas.

Ele acreditava em uma educação libertadora , que fosse além do método do conhecimento pelo conhecimento, focando nas razões do aprendizado e no processo dele.

Sua filosofia baseia-se no diálogo entre professor e aluno, procurando transformar o estudante em um aprendiz ativo. Nesse sentido, ele criticava os métodos de ensino em que o professor era tido como o detentor de todo o conhecimento, e o aluno apenas um “depositório” — o que ele chamava de “educação bancária”.

A educação, segundo Freire, deveria passar necessariamente pelo reconhecimento da identidade cultural do aluno, sendo o diálogo a base de seu método. O conteúdo deveria estar de acordo com a realidade cultural do educando e com a qualidade da educação, medida pelo potencial de transformação do mundo.

Cinco ideias indefensáveis de Paulo Freire

  • O mundo se divide entre opressores e oprimidos. ...
  • Che Guevara é um exemplo de amor. ...
  • A educação deve estar a serviço da revolução. ...
  • A família é opressora. ...
  • É preciso combater a “invasão cultural”

5 passos para aplicar o Método Paulo Freire de alfabetização

  1. Conheça os seus alunos. “Conhecer seus alunos” é saber sobre eles para além de seus nomes. ...
  2. Não imponha conhecimentos. Impor saberes é algo totalmente anti-freireano. ...
  3. Exija argumentos. ...
  4. Seja democrático. ...
  5. Seja transdisciplinar.

Contudo, atribui-se a Jean-Jacques Rousseau o título de “pai da pedagogia moderna” e a Johann Friedrich Herbart o título de “pai da pedagogia tradicional.

Paulo Freire vê a educação como ferramenta para emancipação individual e social e avalia que todo processo educacional deve partir da realidade do próprio aluno. Também valoriza a horizontalidade, ou seja, a possibilidade não só de estudantes aprenderem com professores, mas também o contrário.

7), Freire esclarece que ensinar exige: Rigorosidade metódica; Pesquisa; Respeito aos saberes dos educandos; Criticidade; Estética e Ética; a Corporeificação das palavras pelo exemplo; a Aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação; a Reflexão crítica sobre a prática; o Reconhecimento sobre a assunção ...

Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor. Essa é talvez a citação mais famosa de Paulo Freire.

Os mais críticos elegeram-no como responsável pela esquerdização do ensino no Brasil e pela decadência da educação brasileira. Paulo Freire é acusado de marxista, comunista, doutrinador entre outros termos que depreciam a obra do brasileiro.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1974.

O método de Paulo Freire é conhecido como "Método Paulo Freire" ou "Pedagogia do Oprimido". Ele se baseia em uma abordagem crítica e transformadora da educação, que busca não apenas transmitir conhecimentos, mas também desenvolver a consciência crítica e a capacidade de ação dos alunos.

Surgida no século XVII, a Pedagogia teve como um dos principais iniciadores, o monge João Comênio (Amós Comenius). Comenius foi o criador da Didática Moderna e um dos maiores educadores do século XVII.

A Pedagogia Tradicional é caracterizada por uma prática educativa direcionada à formação moral e intelectual dos alunos. Nesse sentido, as escolas são vistas como o ambiente oficial para a construção dos conhecimentos.

E para Libâneo, o pedagogo é o profissional que atua em várias instâncias da prática educativa, direta ou indiretamente ligadas à organização e aos processos de transmissão e assimilação ativa de saberes e modos de ação, tendo em vista objetivos de formação histórica.