O que Paulo Freire fala sobre ensinar e aprender?
Não há docência sem discência, as duas se explicam e seus sujeitos, apesar das diferenças que os conotam, não se reduzem à condição de objeto, um do outro. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender. Freire (2000, p.
Qual é a frase mais conhecida de Paulo Freire?
Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.
Quando ensinamos aprendemos Paulo Freire?
E quem aprende, ensina ao aprender” A frase acima, do educador Paulo Freire, é o extrato do que se vê na equipe docente responsável pela alfabetização em plena pandemia.
O que ensinar exige Segundo Paulo Freire?
Como afirma Paulo Freire, “ensinar exige rigorosidade metodológica” (1996), ou seja, o educador deve estimular no processo de ensino a capacidade crítica no educando sem a submissão cega para aquilo que recebe de informação.
É possível ensinar sem aprender?
Freire nos diz: “É que não existe ensinar sem aprender e com isto eu quero dizer mais do que diria se dissesse que o ato de ensinar exige a existência de quem ensina e de quem aprende” Page 2 A PRÁTICA DOCENTE: REFLEXÃO ACERCA DO ATO DE ENSINAR E APRENDER. Rev. Cient. Novas Configur. Dialog. Plur., Luziânia, v. 2, n.2, ...
Qual a importância de ensinar e aprender?
O ensinar e o aprender caminham juntos. Mais do que ensinar conteúdos, ser ensinante está atrelado a abrir caminhos. Não se transmite conhecimento, mas, sim, sinais deste, para que o outro possa fazer uso dele e transformá-lo de forma subjetiva.
Quem ensina aprende ao ensinar Paulo Freire?
Paulo Freire, um dos mais importantes pedagogos brasileiros, dizia: “Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”. A afirmação do educador coloca a troca de conhecimentos como algo indispensável no processo de aprendizagem.
Como o professor aprende a ensinar?
Os professores têm aprendido a ensinar durante sua prática no “aprender- fazendo”, ele usa o que aprendeu durante sua formação inicial e reproduz as práticas e estratégias de outros professores, isto é, sua identidade como professor sofre influências diretas da cultura institucional que está incluso (LIBÂNEO.
Como diz Paulo Freire a educação?
A educação, segundo Freire, deveria passar necessariamente pelo reconhecimento da identidade cultural do aluno, sendo o diálogo a base de seu método. O conteúdo deveria estar de acordo com a realidade cultural do educando e com a qualidade da educação, medida pelo potencial de transformação do mundo.
Qual a visão de Paulo Freire?
Paulo Freire valoriza o saber amplo. Ele não prioriza um tipo específico de conhecimento, como o literário ou intelectual. Podemos entender a inteligência de maneira abrangente. Como, por exemplo, uma pessoa que não sabe ler e escrever, mas sabe cuidar da terra ou conhece plantas medicinais.
Quais os pensamentos de Paulo Freire sobre a educação?
Paulo Freire compreendia que o sujeito aprende para se humanizar. De acordo com o educador, aprender é complemento da formação do sujeito como humano. “Se aprende na relação com o outro, no diálogo com outro, na aproximação dele com o conhecimento do outro.
Quem disse a frase aprender a aprender?
“Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”, a frase do educador Paulo Freire, uma dos grandes pedagogos brasileiros, é inspiração para professores das mais diversas gerações.
Quais os principais ensinamentos de Paulo Freire?
Diversos ensinamentos de Paulo Freire são considerados pertinentes e atuais por professores, como: a compreensão da realidade dos alunos, com empatia, diálogo e trocas de conhecimento; a importância da alfabetização dos adultos, principal dedicação de Paulo; a formação de indivíduos críticos, com a finalidade de acabar ...
Qual a didática de Paulo Freire?
A Didática Freiriana é uma provocação epistêmico-metodológica para que os educadores assumam uma postura pedagógica libertadora e dinamizadora dos ambientes educativos, tomando essa metodologia como referência para sua práxis.
Como ensinar de acordo com Paulo Freire?
De acordo com Paulo Freire, quem ensina deve “saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.” Esta é uma das teses centrais do educador.