O que Paulo Freire fala sobre criticidade?

Perguntado por: lgaspar . Última atualização: 3 de abril de 2023
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Para Paulo Freire (2002, p. 15) a criticidade é a capacidade que o educando e o educador tem para refletirem criticamente a realidade na qual estão inseridos, possibilitando a constatação, o conhecimento e a intervenção para transformá-la.

Freire, proclamou a chamada Pedagogia Crítica, que lutava por uma educação emancipatória dos sujeitos oprimidos pela chamada educação bancária. Nisso, concentrou a luta de sua pedagogia, em defender o direito dos sujeitos de viverem uma educação libertadora.

As pedagogias críticas são geralmente vinculadas a propostas quanto ao como “deve ser” a educação – uma construção abstrata, um modelo norteador que aponta para objetivos que poderiam ser alcançados pelas práticas sociais de ensino/aprendizagem – em relação aos processos de transformação social.

Ensinar exige criticidade
É por meio da criticidade que a curiosidade ingênua se torna uma curiosidade epistemológica, assim passamos a olhar o mundo como não algo a ser simplesmente aceito como é mas problematizado em suas questões, para ser transformado.

Nesse sentido, a criticidade é o atributo que expressa a importância de uma máquina ou equipamento dentro de um processo produtivo, ou seja, o quanto um equipamento é indispensável dentro do contexto operacional de um sistema.

O pensamento crítico ajuda a organizar essas ideias, a manter o foco em objetivos e a construir uma disciplina pelo resto da vida. Isso acontece porque o primeiro passo ao avaliar uma situação de maneira crítica é a observação, tentando entender tudo que está acontecendo antes de tirar uma conclusão.

Como desenvolver o pensamento crítico em seus alunos

  1. Aposte na música. A prática musical estimula as habilidades sensoriais e criativas, pois o contato com os sons desperta a sensibilidade artística. ...
  2. Promova atividades teatrais. ...
  3. Incentive a leitura. ...
  4. Faça questionamentos. ...
  5. Diferencie o aprendizado.

Como afirma Paulo Freire, “ensinar exige rigorosidade metodológica” (1996), ou seja, o educador deve estimular no processo de ensino a capacidade crítica no educando sem a submissão cega para aquilo que recebe de informação.

1- “Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.” 2- “Só, na verdade, quem pensa certo, mesmo que, às vezes, pense errado, é quem pode ensinar a pensar certo.” 3- “A educação, qualquer que seja ela, é sempre uma teoria do conhecimento posta em prática.”

Paulo Freire compreendia que o sujeito aprende para se humanizar. De acordo com o educador, aprender é complemento da formação do sujeito como humano. “Se aprende na relação com o outro, no diálogo com outro, na aproximação dele com o conhecimento do outro.

"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção." "O educador se eterniza em cada ser que educa." "A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem.

Dermeval Saviani

Dermeval Saviani é o idealizador da teoria pedagógica por ele denominada Pedagogia Histórico-Crítica. Em sua teoria, em contraponto ao modelo conteudista de ensino, defende o acesso ao conhecimento sistematizado e sua compreensão por parte do estudante como instrumento de reflexão e transformação da sociedade.

O modelo de prática docente reflexiva crítica, ao ter como fundamento a racionalidade crítica, orienta a ação na qual os professores vão aprendendo a ser profissionais capazes de refletir criticamente sobre sua prática, considerando que essa tem relação direta com o contexto sócio-histórico e político-institucional em ...

Observar, refletir, indagar, confrontar conceitos e agir é um caminho necessário a ação docente, pois proporciona novos conhecimentos, uma ressignificação da própria prática, bem como a construção de novas situações que favoreceriam um melhor resultado no trabalho desenvolvido.

Ele vai contribuir para que uma pessoa seja capaz de refletir sobre uma questão, avaliar todo o contexto, analisar fatores internos e externos, ter uma capacidade de decisão mais avançada e resolver problemas de forma assertiva.

Desenvolver o pensamento crítico na sua escola colabora para o crescimento de indivíduos que pensam de forma independente e convivem com consciência e responsabilidade na sociedade. Durante a vida escolar, as crianças e os jovens também aprendem sobre moral e ética, além das teorias das disciplinas.

Paulo Freire, um dos grandes expoentes da educação brasileira, afirmava que "ninguém nasce professor ou marcado para ser professor", enfatizando que a formação do educador se dá na prática permanente e na reflexão sobre a própria prática.

Cada uma serve como suporte para classificar o equipamento nas seguintes categorias: A (criticidade máxima), B (criticidade média) ou C (criticidade baixa).

Compreenda como definir a criticidade das máquinas

  1. Classe A: são máquinas e equipamentos com prioridade alta. ...
  2. Classe B: máquinas e equipamentos com prioridade média. ...
  3. Classe C: máquinas e equipamentos com prioridade baixa.