O que Paulo Freire fala sobre a Educação a Distância?

Perguntado por: dsiqueira8 . Última atualização: 27 de abril de 2023
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Freire considera a educação como um "por fazer", onde o ensinar não é apenas transferência mecânica do conteúdo que o professor faz ao aluno passivo e dócil, mas um processo no qual o educador não impõe a leitura de mundo do texto ou sua própria como a única "verdadeira".

1- “Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.” 2- “Só, na verdade, quem pensa certo, mesmo que, às vezes, pense errado, é quem pode ensinar a pensar certo.” 3- “A educação, qualquer que seja ela, é sempre uma teoria do conhecimento posta em prática.”

Freire acreditava que, por trabalhar com a alfabetização de adultos pobres, esses conceitos auxiliariam no objetivo de tornar a educação libertadora e que, dessa forma, despertaria a consciência dos alunos para as relações de opressão nos ambientes de trabalho e para as injustiças sociais existentes na sociedade.

Mediante esse processo, Feitosa (1999) explica que a proposta pedagógica de Freire pode ser dividida em três etapas principais: Investigação, tematização e problematização.

Onde é utilizado o método Paulo Freire? Como o método de alfabetização de Paulo Freire é para adultos, ele ainda é utilizado para o ensino de adultos em algumas escolas que oferecem EJA e programas de alfabetização em cursinhos populares, por exemplo.

As quatro etapas e Paulo Freire nas suas cinco pedagogias: do oprimido, da esperança, da autonomia, da indignação e da tolerância.

Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor. Essa é talvez a citação mais famosa de Paulo Freire.

Ele defende uma educação que incentive a criticidade do aluno, indo além do português e da matemática. Suas ideias também possuem ligações com o pensamento marxista e críticas ao capitalismo.

Alfabetização em suas próprias palavras
Paulo Freire criou um método de alfabetização, usado inicialmente junto a adultos, que pretendia ensinar o aluno a ler e a escrever a partir da seleção de palavras-chave de seu vocabulário – que, por sua vez, expressariam a sua cultura.

Paulo Freire nos convida a refletir sobre os saberes necessários à prática educativa, porém de forma crítica, fundamentada numa ética pedagógica e numa visão de mundo rigorosa, curiosa, crítica, de tolerância e, ao mesmo tempo, alegre, com esperança de uma educação autônoma, acreditando que é com autonomia que há ...

Na Sala de Aula Invertida tem-se uma mudança na forma tradicional de ensinar. O conteúdo passa a ser estudado em casa e as atividades, realizadas em sala de aula. Com isso, o estudante deixa para trás aquela postura passiva de ouvinte e assume o papel de protagonista do seu aprendizado.

Luxemburgo: O sistema educacional em Luxemburgo é obrigatório entre os 4 e os 16 anos, incluindo ensino fundamental e ensino pós-primário. O fundamental é reconhecido por ser o momento base de formação.

A experiência, considerada ousada, foi dirigida pelo então desconhecido Paulo Freire, que a partir dali tornou-se o mais célebre educador brasileiro. A metodologia, resultado de muitos anos de trabalho e reflexões do educador, acabou batizada com seu nome.

Freire descreve seu pensamento por uma prática educativa através da convivência social, da cultura e da politica. Entretanto ele propõe em Pedagogia da autonomia uma mudança de atitude do professor, conscientizando e orientando os alunos para a vivência social, Freire (1996, p. 92).

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1974.

Para Paulo Freire, não existe conhecimento neutro. O que faz com que o ato de conhecer se torne um ato político. Na perspectiva freireana, o conhecimento está estritamente ligado à possibilidade de transformação das condições sociais a que estão submetidos os grupos socialmente desfavorecidos.

Paulo Freire, um dos mais importantes pedagogos brasileiros, dizia: “Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”. A afirmação do educador coloca a troca de conhecimentos como algo indispensável no processo de aprendizagem. E é verdade: a gente está sempre aprendendo e ensinando.