O que Paulo fez para pregar o evangelho?

Perguntado por: abotelho . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

Conversão ao Cristianismo. A caminho de Damasco, Saulo teve a visão de uma luz incandescente e ouviu a voz de Jesus que lhe indaga sobre as perseguições. No mesmo instante ficou cego e durante três dias entregou-se às orações.

Corinto Paulo foi para Corinto em sua segunda missão, onde se hospedou com Áquila e Priscila. Ali ele pregou o evangelho e batizou muitas pessoas (At. 18:1–18). De Corinto, Paulo escreveu a sua epístola aos romanos.

Paulo em sua missão se dirigia aos grandes centros urbanos. Aí buscava pessoas da periferia, inicialmente aos judeus. Após ter a rejeição dos judeus e conflitos com estes passou anunciar o evangelho aos pagãos, isto é aos helenistas.

A viagem inicia em Antioquia da Síria, a primeira viagem missionária do cristianismo. Os prota- gonistas Paulo e Barnabé são eleitos pelo Espírito Santo para o trabalho missionário. Após imporem as mãos sobre eles, a igreja constituída em Antioquia, os despedem.

Cerca de 3 mil pessoas foram convertidas e batizadas naquele dia e continuaram fiéis na Igreja.

Paulo sofreu muito pela causa de Jesus Cristo. Quando voltou para Jerusalém, depois de sua terceira viagem missionária, foi preso e encarceirado por vários anos pelas autoridades romanas. Durante todo esse tempo, o Senhor o amparou e o protegeu, dando-lhe a oportunidade de pregar o evangelho perante reis e governantes.

Em 44, após pregar durante três anos, em Tarso, segue para Antioquia, capital da província da Síria, então a terceira cidade do império, logo após, segue para Roma e Alexandria.

Durante cinco anos, foi educado como discípulo de Gamaliel, rabino influente e de renome. Estudou a Lei Oral, conjunto de tradições que regulava todas as atividades da vida cotidiana. Paulo se preparava para ser um rabino na mais ortodoxa das seitas judaicas. No fim de seus estudos, Paulo retornava a Tarso.

16 Porque, se anuncio o aevangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa bobrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!

Guiado pelo Senhor, o judeu convertido Ananias, foi visitar-lhe e ao se encontrar com o grande perseguidor, recebeu a confissão da sua nova fé. Certo de sua conversão Ananias impôs-lhe as mãos, fê-lo recobrar a visão e o batizou. Batizado, foi para o deserto da Arábia, onde orou e fez penitência por três anos.

Tudo posso naquele que me fortalece é uma famosa frase escrita pelo apóstolo Paulo que pode ser lida na Bíblia, em Filipenses 4:13. Nesta frase, Paulo expressa que nada é impossível para ele com a ajuda de Jesus Cristo.

Paulo ensina que devemos buscar os dons do Espírito. Ele relembra aos membros da Igreja em Corinto a importância dos apóstolos, profetas e mestres, bem como do cuidado que os membros devem ter uns para com os outros. Destaca a importância da caridade acima de todos os dons espirituais. 1 Coríntios 15–16.

Sua vocação era para o apostolado (BARGAGLIO, 1991). Sua vocação foi obra da graça de Deus. Ele se fez apóstolo por- que foi chamado por Deus. Aquele que “chamou” ou “nominou” era, indiferentemente, Deus ou o Cristo (SCHMIDT, 1968).

Pelo significado das palavras "recalcitrar" e "aguilhão", podemos entender que "recalcitrar contra o aguilhão" é resistir, insubordinar-se(recalcitrar) à Palavra de Deus que exorta e guia(aguilhão) a uma vida reta; O Caminho, A Verdade e A Luz.