O que Paulo fez na Macedônia?

Perguntado por: osales6 . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.7 / 5 16 votos

O Espírito Santo guiou Paulo e seus companheiros para pregarem o evangelho na Macedônia (norte da Grécia). Depois que Paulo expulsou um demônio de uma menina, ele e Silas foram açoitados e colocados na prisão. Naquela noite, foram milagrosamente libertados, depois do que batizaram o carcereiro e sua família.

Quando chegou em Éfeso, ficou ali por pouco menos de três meses e realizou uma série de milagres, como curas e exorcismos. Depois de provocar uma revolta na cidade, o apóstolo seguiu para a Macedônia, passando novamente por Corinto, onde permaneceu por três meses.

Enquanto Paulo estava na Macedônia durante sua terceira viagem missionária, Tito trouxe-lhe notícias de Corinto dizendo-lhe que uma carta anterior que ele tinha enviado foi bem recebida pelos santos lá (ver 2 Coríntios 7:6–13).

Na segunda viagem, passaram em Míssia, Neápolis, Filipo, Anfílopis, Apolônia, Beréia, Atenas, Éfeso, Grécia entre outros lugares. Foram tam- bém à Macedônia e fundaram igrejas em Filipos e em Tessalônica (At 15,36; 18, 22). Muitas mulheres ouviram a pregação de Paulo. Muitas delas foram batizadas.

No itinerário de ida eles atravessaram Perge e pregaram somente em Antioquia da Psídia na sinagoga, conforme v. 13.13-14.

A Macedônia passou por uma sucessão de governantes até que Cassandro consolidou-se no poder macedônio em 317 a.C. Os territórios conquistados por Alexandre na Ásia e no norte da África dividiram-se entre Antígono, Seleuco e Ptolomeu I.

Localizada no interior da montanhosa península Balcânica, a Macedônia limita-se com a Sérvia (a noroeste), Bulgária (a leste), Grécia (ao sul) e Albânia (a oeste), seu território não possui saída para o mar. A Macedônia é uma das ex-repúblicas da Iugoslávia, cuja independência foi obtida no dia 17 de setembro de 1991.

Após a morte de Filipe II da Macedônia, Alexandre III foi coroado rei e transformou-a em um dos maiores impérios da antiguidade ao derrotar os persas.

Em Damasco, ao pregar nas sinagogas, despertou-lhe a vocação apostólica. Pouco depois retirou-se ao deserto, talvez para se preparar, espiritual e teologicamente, em alguma comunidade judaica-cristã.

Paulo partiu de Antioquia da Síria e foi, novamente, à Galácia e à Frígia. Daqui foi para Éfeso, onde permaneceu cerca de três anos e onde fez a evangelização mais importante da sua vida, pregando nos principais centros romanos da Ásia Menor, ajudado pelos seus discípulos, pregação esta que durou cerca de dois anos.

missionário cristão – poderoso elemento de universalização da nova doutrina. pensamento do Cristo não podia ficar contido nos limites da raça judaica e, sim que essa mensagem deveria ser imparcialmente distribuída a todos. anos no deserto e mais três viveu na obscuridade.

A súplica de um homem representando a sede de salvação e os anseios de liberdade espiritual de um país europeu: “Passa à Macedônia e ajuda-nos! “

Éfeso serviu de sede para o trabalho de Paulo durante sua terceira viagem missionária (ver Atos 19:9–10; 20:31) e ele tinha grande afeição por aquele povo (ver Atos 20:17, 34–38). Nessa epístola, Paulo dirigiu-se aos membros gentios da Igreja (ver Efésios 2:11) que talvez fossem recém-conversos (ver Efésios 1:15).

Aparentemente, ele escreveu 2 Coríntios enquanto estava na Macedônia, por volta dos anos 55–57 d.C. (Ver Guia para Estudo das Escrituras, “Epístolas Paulinas”, scriptures.LDS.org.)

A epilepsia retratada ao longo da história
A outra em Atos 22, 6-16, que descreve a conversão do apóstolo Paulo.

Em sua carta aos Coríntios, Paulo diz que perseguiu a igreja de Deus (1Co 15.9). Aos crentes da Galácia, seu relato é ainda mais contundente: “Porque ouvistes qual foi o meu proceder outrora no judaísmo, como sobremaneira perseguia eu a igreja de Deus e a devastava” (Gl 1.13). Obrigado, Paulo, Apóstolo.

Segundo Irineu, a comunidade de Roma havia sido "fundada e organizada pelos dois gloriosos apóstolos, Pedro e Paulo".

Saulo tinha assistido à morte de Estêvão. Certo dia, ele estava indo para a Cidade de Damasco com alguns amigos, porque queria colocar alguns discípulos de Cristo na prisão. De repente uma luz brilhante, vinda do céu, envolveu-o e ele caiu no chão.