O que Paulo fala sobre gratidão?

Perguntado por: tsantos4 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Considerando novamente a admoestação do Apóstolo Paulo: “Em tudo dai graças…” (1 Tessalonicenses 5:18), devemos ser gratos pelas bênçãos que desejamos, tanto quanto por aquelas que nos vêm e que estão além de nossa capacidade atual de compreender.

Veja: dos dez leprosos que pediram a graça, um deles que não era judeu, era samaritano, e voltou para glorificar a Deus em alta voz e, mais ainda, ele caiu com o rosto por terra para agradecer aquilo que Jesus fez por ele.

A gratidão a nosso Pai Celestial amplia nossa percepção e clareia nossa visão. Inspira humildade e promove empatia por nossos semelhantes e por todas as criações de Deus. A gratidão é um grande catalisador de todos os atributos cristãos! Um coração grato é a fonte de todas as virtudes.

Sendo assim, gratidão significa o reconhecimento das coisas boas que existem na vida. Ser grato é reconhecer o que também não enxergamos. Vai além de dizer um “obrigado(a)” para quem te estendeu a mão ou te fez o bem.

Obrigado dá o sentido de obrigação, você fala aquilo porque é educado ou porque acha culturalmente certo falar isso. Ter gratidão é completamente diferente. É o desejo de realmente querer retribuir o favor que você recebeu.

O livro da gratidão: Inspiração para agradecer | Amazon.com.br.

Assim, quando uma pessoa sente gratidão por algo ou alguém, tende a responder com sentimentos de bondade outras formas de generosidade. Por isso, pode-se dizer que a gratidão gera um ciclo de positividade. Algo bom acontece a alguém e, sentindo-se grata, essa pessoa retribui com bondade.

Pesquisando rapidamente, dar “graças”, agradecer, aparece na Bíblia 93 vezes.

Dê tarefas adequadas, e também dê gratidão.

  1. Tenha gratidão também por você mesmo. Você é grato por quem é? ...
  2. Esquematize suas mensagens de gratidão. Um dos lados bons de tempos difíceis é que as pessoas são encorajadas a conversar. ...
  3. Não diga “pelo menos”

Aprender a ser grato para aproveitar a vida

  1. Abra os olhos ao mundo. ...
  2. Pense em todas as coisas ruins que não acontecem para você. ...
  3. Preste atenção nas coisas boas que acontecem para você. ...
  4. Aprenda a ser agradecido por meio da prática. ...
  5. Rodeie-se de pessoas com uma atitude positiva e agradecida. ...
  6. Decida não ser a vítima.

Uma é o fato de que expressar gratidão encoraja os outros a continuarem sendo generosos, promovendo assim um ciclo virtuoso de bondade em relacionamentos. Da mesma maneira, pessoas agradecidas talvez fiquem mais propensas a retribuir com seus próprios atos de bondade.

A gratidão verdadeira é quando aprendemos a valorizar as coisas boas que acontecem em nossas vidas. Já a gratidão condicional é quando somos gratos porque estamos melhor que outra pessoa. Se a nossa gratidão depende da condição da vida alheia, nunca seremos realmente gratos e, consequentemente, felizes.

Segundo estudos, quando somos gratos, liberamos o neurotransmissor dopamina e ativamos o sistema de recompensa do cérebro. Isso gera uma sensação ainda maior de bem-estar e prazer no corpo. Por isso, pessoas que sentem e expressam gratidão sentem mais emoções positivas e demonstram mais energia e vitalidade.

Agradecer de coração é um sentimento genuíno, que é capaz de despertar a nobreza que existe em nosso interior e nos ligar imediatamente à energia criadora e positiva do universo.

Resumindo: a resposta ao agradecimento pode ser “por nada” (não me agradeça por nada), “obrigado a você (sou grato a você)”, “obrigado eu (grato fico eu)” .

Agradeça, seja grato. Todavia, em situações formais, prefira falar e escrever obrigado a falar e escrever gratidão. O tradicional não ofende, conserva empregos e reputações.

A gratidão é um sentimento que significa reconhecimento. É a expressão de uma emoção por alguém que nos fez uma ação positiva, que nos ofereceu uma ajuda. Ser grato é uma forma de agradecer a outra pessoa por um gesto ou palavra que nos ajudou num momento em que precisávamos.

Traz bom sono: a gratidão nos coloca em um estado mais positivo, nos concentramos menos nas preocupações do dia e, consequentemente, dormimos melhor. Alivia a angústia e melhora o humor: o estresse e os pensamentos negativos são reduzidos, ao mesmo tempo que percepções positivas sobre si e o mundo vêm à tona.

Diversas pesquisas científicas identificaram que quando sentimos gratidão liberamos o neurotransmissor dopamina e ativamos o sistema de recompensa do cérebro e isso gera uma sensação ainda maior de bem-estar e prazer no corpo.

A palavra gratidão tem a sua origem no latim “gratia” que tem seu significado na palavra graças ou gratus que em sua tradução ao pé da letra significa agradável. Sendo assim, entende-se que a gratidão denomina-se pelo entendimento de ser grato a algo que a vida nos dá, sendo ele bom ou ruim.