O que Paulo fala sobre comer carne?

Perguntado por: dfogaca . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Paulo deixou claro em Romanos 14:2-6 que tanto podemos comer carne como não comer, desde que estejamos convictos e demos graças a Deus em tudo o que fazemos. Não devemos julgar os outros nem impor restrições que para outra pessoa não fazem sentido.

Abstinência auxilia no processo de conversão
Para responder se acaso é pecado não se abster de carne na Semana Santa, deve se fazer uma reflexão a partir do dito até aqui. O consumo de carne em si mesmo nada tem de pecaminoso.

21 Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça. 22 Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus.

De acordo com um estudo, o consumo de carne vermelha está associado a um maior risco de mortalidade causada por doenças cardiovasculares (DCV). Logo, não consumir carnes e aumentar a ingestão de grãos integrais, vegetais, frutas, legumes e nozes está associado a um menor risco de DCVs.

2 "Digam aos israelitas: De todos os animais que vivem na terra, estes são os que vocês poderão comer: 3 qualquer animal que tem casco fendido e dividido em duas unhas e que rumina. 4 "Vocês não poderão comer aqueles que só ruminam nem os que só têm o casco fendido.

16 E o avestruz, e o mocho, e a gaivota, e o gavião segundo a sua espécie, 17 E o bufo, e o corvo marinho, e a coruja, 18 E o cisne, e o pelicano, e a gralha, 19 E a cegonha, a garça segundo a sua espécie, e a poupa, e o morcego.

Muitas são as obras da carne, como prostituição, impureza, idolatria, feitiçaria, ciúmes, discórdias, inimizades. Todas essas obras são letais, porque destroem famílias, amizades, relacionamentos e a intimidade com o Senhor.

Aprendê-la não se trata de esquecer todas as coisas ruins que já lhe aconteceram ou que você, porventura, já tenha feito. Mas é nutrir-se dos ensinamentos bons que esses episódios lhe trouxeram, por exemplo. É estar aberto a receber também o que é bom, e não só o que é mal. A espiritualidade mora dentro de nós mesmos.

No mundo judaico, o tema da pureza e a proximidade com a santidade é muito importante. E o porco era considerado um animal impuro, devido à forma como era mantido antes do abate, há centenas de anos.

Em Levítico 11.7, o texto sagrado diz: “Também o porco, porque tem as unhas fendidas e o casco dividido, mas não rumina; este vos será imundo”. De fato, esse versículo nos faz pensar que a carne de porco é imunda, mas precisamos entender o contexto em que ela está inserida.

7 E o porco, embora tenha casco fendido e dividido em duas unhas, não rumina; considerem-no impuro. 8 Vocês não comerão a carne desses animais nem tocarão em seus cadáveres; considerem-nos impuros.

A abstenção de carne na Sexta-Feira Santa acontece em respeito ao derramamento do sangue de Jesus Cristo durante o seu sacrifício. Além disso, muitos religiosos destacam que a realização do jejum é uma prática daqueles que desejam ser afastados do pecado.

Durante o período de divulgação do cristianismo, Paulo reclamava de um incomodo físico: “E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar” (2 Coríntios: 12: 7).

Proteínas vegetais: 8 opções para você substituir a carne

  1. Soja. Esse é um legume muito importante para a dieta de qualquer pessoa graças a sua grande quantidade de proteínas. ...
  2. Grão-de-bico. ...
  3. Tofu. ...
  4. Quinoa. ...
  5. Lentilha. ...
  6. Espinafre. ...
  7. Ervilhas. ...
  8. Castanha de caju.

Nesse cenário, muitos movimentos que incentivam as pessoas a reduzirem o consumo de carne, como o “Segunda sem carne”, surgiram. A ideia é trocar a proteína animal pela vegetal e descobrir receitas e sabores novos. Com isso, é possível ter atitudes mais sustentáveis e que causam menos impactos ao meio ambiente.