O que Paulo fala sobre as viúvas?

Perguntado por: abeiramar . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4 / 5 8 votos

Ele defende a causa do órfão e da viúva e ama o estrangeiro, dando-lhe alimento e roupa. "Não prejudiquem as viúvas nem os órfãos; porque, se o fizerem e eles clamarem a mim, eu certamente atenderei ao seu clamor. Com grande ira matarei vocês à espada; suas mulheres ficarão viúvas e seus filhos, órfãos.

Não prejudiquem as viúvas nem os órfãos. Somos órfãos de pai, nossas mães são viúvas. A epidemia sepultará aqueles que lhe sobreviverem, e as suas viúvas não chorarão por eles. Matam as viúvas e os estrangeiros, assassinam os órfãos.

Órfãos somos sem pai, nossas mães são como viúvas. Deixa os teus órfãos, eu os guardarei em vida; e as tuas viúvas confiem em mim. Não perverterás o direito do estrangeiro e do órfão; nem tomarás em penhor a roupa da viúva. O Senhor guarda os estrangeiros; sustém o órfão e a viúva, mas transtorna o caminho dos ímpios.

A história da moeda da viúva é um alerta sobre aqueles que se aproveitam de outros. Acredite ou não, o mesmo alerta se aplica para cada um de nós.

São Pedro

É preciso lembrar que São Pedro é o santo padroeiro dos pescadores, porque era pescador; mas também dos viúvos e viúvas, porque era viúvo; e dos porteiros, porque Jesus Cristo lhe confiou as chaves do Reino dos céus.

Em poucas palavras podemos dizer: viúva nos tempos bíblicos, significa ser descriminada, por ser mulher, mais ainda por ser pobre com a perda do marido. Significa estar impedida de participar ativamente da sociedade.

Mulher a quem morreu o cônjuge e que não contraiu novas núpcias.

Resumo da Parábola do Juiz Iníquo e a Viúva
Essa mulher tinha uma causa a ser julgada e frequentemente se dirigia ao juiz rogando-lhe: “Faze-me justiça na causa que pleiteio contra meu adversário” (Lucas 18:X-). O juiz se negou a atender a viúva durante algum tempo.

Pedro também é conhecido como o santo das viúvas e viúvos. Os evangelhos falam até na sua sogra, mas não sobre sua esposa e acredita-se que ele era viúvo. Em uma passagem bíblica conta que Jesus curou a sogra de Pedro.

Ao levantar os olhos, Jesus viu pessoas ricas depositando ofertas no cofre. Viu também uma viúva necessitada que deu duas moedinhas. E ele comentou: “Em verdade, vos digo: esta viúva pobre deu mais do que todos os outros.

Seja paciente e cabeça aberta. O luto costuma ser espontâneo e muitas vezes incompreensível. Deixe que a pessoa sinta as emoções naturalmente, sem desencorajá-la. Lembre-se de que o seu relacionamento com a pessoa é tão importante quanto o relacionamento que ela teve com o falecido.

Por outro lado, ao visitarmos os órfãos e as viúvas, estamos nos identificando com eles e tomando para nós suas aflições. Tornamo-nos, portanto, humildes e dependentes da “visita” de Deus, de sua graça e generosidade.

Também vivem em abrigos, em quartos alugados partilhados e sob lonas à beira da estrada quando não são admitidas em instituições de apoio. Chegam aqui viúvas oriundas de toda a Índia, particularmente do estado de Bengala Ocidental, onde a fidelidade a Krishna é forte.

Viu também uma pobre viúva que depositou duas pequenas moedas. Diante disso, ele disse: “Em verdade vos digo que essa pobre viúva ofertou mais do que todos. Pois todos eles depositaram, como oferta feita a Deus, aquilo que lhes sobrava. Mas a viúva, na sua pobreza, ofertou tudo quanto tinha para viver”.

A pobre viúva representa a pessoa profundamente necessitada e dependente. Aquilo que ela oferta é tudo o que ela tem, é todo o seu sustento, é toda a sua vida. Ela não ofertou sobras, mas tudo que tinha; a partir daí sua vida passou a depender totalmente do Senhor.

A viúva de Sarepta foi uma senhora que acolheu o profeta Elias, apesar de ser muito pobre.

Quando Pedro chegou, as viúvas que tinham sido ajudadas por Tabita mostraram a ele as provas da bondade dela: “os vestidos e outras roupas que Dorcas havia feito” (v. 39). Não sabemos se elas pediram que Pedro interferisse, mas, guiado pelo Espírito Santo, o apóstolo orou, e Deus a ressuscitou!