O que Paulo fala aos Tessalonicenses?

Perguntado por: efrutuoso . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

Paulo diz aos santos que se santifiquem. Ele explica que, quando o Senhor voltar, os santos que tiverem sido fiéis no testemunho de Cristo, tanto os vivos quanto os mortos, se levantarão para encontrar o Senhor.

O apóstolo Paulo é quem adverte os crentes em tudo dar graças. Escrevendo à igreja em Tessalônica, o apóstolo ensina: “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (1 Tessalonicenses 5:18).

No tempo de Paulo, a cidade era rica e movimentada. Atraía inúmeras pessoas de outras nações que vinham atrás de prosperidade. Isso trouxe também inúmeras religiões, ganância, exploração, manipulação política e imoralidade numa sociedade tipicamente escravagista.

1 Tessalonicenses 1–3.
Paulo expressa grande apreciação aos santos de Tessalônica. Ele relembra os leitores de seu afetuoso ministério entre eles e expressa alegria por sua fidelidade. Incentiva os santos a crescerem em amor uns para com os outros e para com todas as pessoas.

Apóstolo Paulo

Reza a lenda que o Apóstolo Paulo visitou a cidade e foi um dos fundadores da primeira igreja cristã de Tessalônica. Paulo escreveu duas cartas (epístolas) dedicadas à cidade.

As cartas de Paulo são: Romanos, 1 e 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 e 2 Tessalonicenses, 1 e 2 Timóteo, Tito e Filemom. Essas treze cartas são conhecidas como Epístolas Paulinas.

2 Tessalonicenses 2.
Paulo corrige a falsa ideia de que a Segunda Vinda já havia ocorrido e profetiza que ocorrerá uma apostasia antes da volta do Senhor. Ele incentiva os tessalonicenses a permanecerem fiéis.

Deus nos deu acesso total a Sua Palavra.
Através da Bíblia, temos a referência do que procede ou não Deus. O discernimento só é ativado em nós, quando temos contato diário com a Palavra. Quando nos afastamos de Deus, ficamos vulneráveis.

Devemos ser gratos pelas bênçãos que desejamos, tanto quanto por aquelas que nos vêm e que estão além de nossa capacidade atual de compreender.”

Dar graças significa agradecer por alguma coisa.

Quanto tempo Paulo ficou com a comunidade? – no mínimo um ano: At 17,2 fala de três sábados. – tempo insuficiente: Todos os comentaristas acham que tanto em Filipos como em Tessalônica não houve tempo suficiente para dar a estrutura e solidez desejadas pelo próprio São Paulo.

Era uma cidade portuário ligando os mares Egeu e Adriático. Já no ano 42 a.C. era considerada uma das cidades livres no Império Romano, sendo governada por um Pro-consul romano. Na cidade existia importante colônia judaica que se dedicavam ao comércio, que era facilitado pelo porto.

Em 380 o imperador Teodósio promulga o edito de Tessalônica no qual reconhece o cristianismo como religião oficial do Império. A esse edito seguem-se outros, sempre reforçando o primeiro, condenando o paganismo e as heresias e punindo até com a perda dos direitos civis aos que não professassem o cristianismo.

Os santos fiéis que estiverem vivos na ocasião da Segunda Vinda serão arrebatados para encontrar-se com Cristo quando Ele voltar. V / F 3. A Segunda Vinda vai pegar todo mundo de surpresa, como se fosse um ladrão à noite.

Segunda Epístola a Timóteo

A Segunda Epístola a Timóteo, geralmente referida apenas como II Timóteo, é o décimo-sexto livro do Novo Testamento da Bíblia, a segunda carta que o apóstolo Paulo redigiu a Timóteo e a última epístola de Paulo em ordem cronológica.

Moisés

Pela tradição religiosa, estes cinco livros teriam sido escritos por um único homem, Moisés. "Lendo e interagindo com o [poeta e tradutor] Haroldo de Campos (1929-2003), eu aprendi que há duas abordagens possíveis. A da sinagoga diz que quem escreveu a Torá foi Moisés e ponto final.

A cidade de Tessalônica (atualmente Salônica – Grécia) foi fundada no ano de 315 a.C. pelos povos da Macedônia, a cidade [obteve do imperador Augusto] as regalias de [“cidade livre”], tendo uma administração e tribunais próprios.