O que Paulo fala aos colossenses?

Perguntado por: ivasques . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.3 / 5 17 votos

Introdução. Paulo falou da preeminência de Jesus Cristo (ou seja, de Sua superioridade em grandeza e excelência) e alertou os santos colossenses quanto às doutrinas falsas. Ele incentivou-os a concentrarem-se nas coisas celestiais e desenvolverem as mesmas características de Cristo.

Paulo em sua missão se dirigia aos grandes centros urbanos. Aí buscava pessoas da periferia, inicialmente aos judeus. Após ter a rejeição dos judeus e conflitos com estes passou anunciar o evangelho aos pagãos, isto é aos helenistas.

Assim como na instrução a Tito, Paulo exorta em Colossenses 3 que eles devem praticar o perdão de forma constante, e que o amor deve ocupar espaço importante na convivência uns dos outros. Paulo ensina sobre a importância da Palavra de Deus na vida particular e na vida da congregação.

Paulo não fundou essa comunidade, tudo indica que seu fundador tenha sido Epafras, a quem Paulo chama de “querido companheiro de serviço” (1,7) e “servo de Jesus Cristo” (4,12). A cidade de Colossos hoje é apenas um sítio arqueológico.

Aos colossenses, Paulo escreveu a respeito do alcance desta obediência dos filhos: "Filhos, em tudo obedecei a vossos pais, pois fazê-lo é grato diante do Senhor" (Colossenses 3:20). O filhos deverão obedecer a seus pais quer entendam ou não a razão da ordem dos pais, quer concordem e gostem ou não da ordem dos pais.

Na Epístola aos Colossenses, Paulo refutou as doutrinas errôneas que estavam sendo ensinadas em Colossos salientando a divindade de Jesus Cristo, Sua missão redentora e Sua preeminência (ou seja, de incontestável superioridade) (ver Colossenses 1:15–23).

Ásia

A cidade de Colossos ficava na província romana da Ásia, região que hoje faz parte da Turquia. A igreja dessa cidade não havia sido fundada por Paulo, e há indícios de que ele não havia estado lá quando escreveu esta epístola destinada a eles.

1. Carta, missiva. 2. Composição poética em forma de carta.

Cuidadoso quanto ás leis e ordens da mesma. Como tal ele não poderia admitir as palavras do povo que dizia que aquele homem que vira ao mundo era o filho de Deus chamado Jesus Cristo de quem o povo não cessava de relatar.

Paulo define a aflição do pecado que acontece a toda a humanidade e ensina que a solução de Deus para esse problema a todas as pessoas é a Expiação de Jesus Cristo. Por meio da aceitação fiel da Expiação de Jesus Cristo, toda a humanidade pode ser justificada (perdoada) e receber a salvação.

Viver por Cristo e viver em Cristo é viver confiando inteiramente em Deus. As coisas na vida não acontecem por acaso ou fatalidade. Nada acontece fora dos propósitos de Deus. Sem que Deus queira ou permita não cai um fio de cabelo da sua cabeça (Mateus 10:29-30).

2 Para que o seu coração seja consolado, e estejam aunidos em caridade, e em todas as riquezas da plenitude do entendimento, para conhecimento do mistério do Deus be Pai, e de Cristo, 3 No qual estão escondidos todos os tesouros da asabedoria e do bconhecimento.

Esta expressão maravilhosamente rica do apóstolo Paulo indica que Cristo é a fonte de nossa vida. “Ele vos deu vida” (Efésios 2.1). Aquela mesma voz que trouxe Lázaro para fora do sepulcro nos ressuscitou, para andarmos em “novidade de vida” (Romanos 6.4).

Vós, senhores, fazei o que for de justiça e eqüidade a vossos servos, sabendo que também tendes um Senhor nos céus.

Os colossos são criaturas imponentes feitas de pedra e pelo escuro (algumas vezes musgo) que lembra grama. Surpreendentemente, nem todos eles são assustadoramente gigantes, mas todos eles exigem o jogador a raciocinar para achar seus pontos vitais e tirar partido deles.

Epístolas da Prisão é como são conhecidas as quatro cartas do Novo Testamento da Bíblia, escritas pelo apóstolo Paulo, quando se encontrava em cárcere em meados do século primeiro em Roma. As quatro cartas que formam a Epístolas da Prisão são: Efésios. Filipenses.

Colossos era uma pequena cidade no belo vale do rio Lico, que ficava cerca de 160 Km a leste de Éfeso, perto de Denizli, na atual Turquia. Não longe dali ficavam a próspera Laodicéia (Cl 4.16; veja Ap 3.14-22) e Hierápolis. Havia igrejas cristãs nas três cidades. Não temos registro de como a igreja começou ali.

5 Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria.