O que Paulo disse ao carcereiro?

Perguntado por: asilveira . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

27 E acordando o carcereiro, e vendo abertas as portas da prisão, puxou da espada, quis matar-se, supondo que os presos já tinham fugido. 28 Porém Paulo clamou com grande voz, dizendo: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos.

car·ce·rei·ro ro. Guarda de prisão.

9 Durante a noite Paulo teve uma visão, na qual um homem da Macedônia estava em pé e lhe suplicava: "Passe à Macedônia e ajude-nos". 10 Depois que Paulo teve essa visão, preparamo-nos imediatamente para partir para a Macedônia, concluindo que Deus nos tinha chamado para lhes pregar o evangelho.

Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam.

Paulo levou o evangelho com o mesmo fervor que com que levava o judaísmo. Foi perseguido e preso por várias vezes como ele fazia com outros antes, mas não desanimou pois sabia em quem estava sua fé. Não abandonou Jesus em nenhum momento de luta, pois conhecia quem Ele era.

substantivo masculino Agente penitenciário; indivíduo que tem como responsabilidade vigiar e guardar os presos ou presidiários: carcereiro policial.

Embora a expressão me parecesse familiar, fui pesquisar e lá encontrei em Hebreus, um dos 27 livros do Novo Testamento, no capitulo 13, versículo 03 está escrito "Lembrai-vos dos presos, como se estivésseis presos com eles, e dos maltratados, como sendo-o vós mesmos também no corpo".

A história do Carcereiro de Filipos é contada em Atos 16:23 ao 40. Paulo e Silas cantavam hinos para Deus, perto da meia noite, presos por pregarem o Evangelho. Então um terremoto libertou a todos na prisão, abrindo as algemas e as celas.

cárcere interior.
Na primeira, ficava a sala da guarda, onde entravam luz e ar. Depois dela, se localizava o cárcere interior, onde a porta era fechada, deixando fora a luz e o ar. As condições dentro dessa cela eram horrendas, infligindo um castigo terrível sobre o prisioneiro.

substantivo masculino Local onde os prisioneiros cumprem suas penas; prisão, cadeia.

O Apóstolo Paulo escreveu aos santos em Tessalônica após saber que eles haviam permanecido fiéis ao evangelho em meio à perseguição. Ele os elogiou por sua fidelidade e disposição de ensinar o evangelho.

Ele escreveu: “Vi a incomparável beleza da porta por onde entrarão os herdeiros desse reino, que se assemelhava a chamas de fogo circulante; Também o refulgente trono de Deus, no qual estavam sentados o Pai e o Filho.

Os macedônios
Macedônia era uma região montanhosa ao norte da Grécia, na Península dos Bálcãs. A primeira menção na Bíblia está em Atos 16, quando um homem aparece em uma visão a Paulo e suplicar-lhe, dizendo: “Vem à Macedônia e ajuda-nos” (Atos 16:9).

Os rabinos que estudam a Torá ( 5 primeiros livros da Bíblia) dizem que a meia noite é a hora da Kadosh (santidade) de Deus visitar o justo e se alegrar no justo. Alguns chamam essa oração de Tikun Shatsot e acreditam que nas primeiras horas do dia é o momento da boa vontade de Deus Pai, a coluna do meio da Trindade.

Apesar de consistentemente ser chamado de "Silas" nos Atos dos Apóstolos, seu nome em latim era Silvanus, que significa "da floresta", e é assim que ele é saudado por Paulo (por exemplo em 2 Coríntios 1:19, 1 Tessalonicenses 1:1 e 2 Tessalonicenses 1:1) e na Primeira Epístola de Pedro (1 Pedro 5:12).

Assim como Paulo, Silas tinha cidadania romana (At 16:37-41).

Paulo, do nascimento aos 28 anos de idade foi o judeu observante (Gl 1, 13.23; ICor 15,9; Fl 3,6); dos 28 aos 41 anos de idade o convertido fervoroso (At 9,3-19); dos 41 aos 53 anos de idade o missionário itinerante (At 9,20-25;); De 53 até a morte aos 62 anos de idade o prisioneiro e o organizador das comunidades.

colérico

O apóstolo Paulo foi um verdadeiro líder: tinha força de vontade, era dinâmico, prático e muito eficiente – características incontestáveis de um colérico. Antes de sua conversão, Paulo era agressivo, intolerante e autossuficiente.

três dias

A caminho de Damasco, Saulo teve a visão de uma luz incandescente e ouviu a voz de Jesus que lhe indaga sobre as perseguições. No mesmo instante ficou cego e durante três dias entregou-se às orações.