O que passar para não dar queloide?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 8 votos

Use corretamente a malha cirúrgica e, se necessário, a fita de silicone. A última dica para evitar a queloide é muito simples de ser feita. Após a maioria das cirurgias plásticas é indicado o uso de malha cirúrgica por vários motivos. Um deles é pelo efeito de compressão, o que também diminui o risco de queloide.

É possível prevenir queloide?

  1. Pomadas ou cremes que diminuem a criação de colágeno na pele.
  2. Radiação.
  3. Tratamentos com laser.
  4. Crioterapia.
  5. Procedimento cirúrgico para a remoção do excesso de pele cicatrizada.
  6. Tratamento com uso de toxinas na cicatriz.

Como tratar o queloide? Segundo a médica, alguns queloides vão diminuindo de tamanho durante os anos, mas podem aparecer novamente. “Tratamentos com corticoide, com laser ou até mesmo remoção cirúrgica. Tudo vai depender do caso e da extensão das marcas”, indicou a dermatologista.

Depois de um corte, um machucado, uma cirurgia ou queimadura, a reação da pele é formar um novo tecido para curar a ferida. O problema é que nem sempre a cicatriz que fica é lisa, fina e discreta. Pode ocorrer um crescimento anormal do tecido na cicatriz, formando o queloide.

Cebola. Corte uma cebola pequena em pedaços pequenos e retire seu suco com ajuda de um filtro de pano. Aplique o suco na área da queloide e espere secar, depois enxágue. Repita o processo de três a quatro vezes ao dia até obter o resultado desejado.

É recomendado? De acordo com a dermatologista Fabiana Seidl, não. “O ideal é que não seja feito nenhum piercing ou tatuagem em cima de um processo inflamatório ou quelóide/ cicatriz hipertrófica”, diz.

O que pode ser utilizado
Corticoides tópicos de alta potência, como clobetasol, halobetasol ou dipropionato de betametasona, na forma de cremes ou pomadas.

Camarão. O camarão é capaz de promover a inflamação na pele e a produção excessiva de colágeno, o que favorece o surgimento de queloides.

4 dicas para proteger a cicatriz após cirurgia

  1. Use protetor solar. O uso do protetor solar deve acontecer durante todo o ano, mas é especialmente importante no verão devido à intensidade dos raios solares e maiores riscos da radiação UV. ...
  2. Beba água. ...
  3. Alimente-se corretamente. ...
  4. Mantenha a pele hidratada.

Pessoas com pele mais pigmentada têm maior tendência a quelóide? Sim. As pessoas de pele mais pigmentada têm 15 vezes mais chance de desenvolver quelóide do que pessoas de pele mais clara. A cicatrização dessas últimas costuma ser melhor, via de regra.

Em alguns casos, por genética ou mesmo por outros fatores, a pele sofre alterações que podem originar em cicatrizes hipertróficas ou queloides. Embora a cicatriz hipertrófica e o queloide possam apresentar vermelhidão, coceira e elevação na pele, o queloide aparece em alto relevo, pele grossa e até acompanhado de dor.

Um quelóide geralmente leva tempo para aparecer. Depois de ferir sua pele, meses podem se passar antes que essa cicatriz apareça. Uma vez iniciado, um quelóide tende a crescer lentamente por meses ou anos.

Laser. No tratamento através do laser, a pele passa por uma renovação a partir do uso de feixes de luz. O laser atinge pequenas áreas da pele para reestruturar a epiderme. O tratamento uniformiza o relevo e a coloração da pele, além de estimular a produção de colágeno.

Óleo 100% puro e natural. Possui propriedades antioxidantes e cicatrizes que proporcionam um poderoso tratamento contra: estrias leves, cicatrizes cirúrgicas, queloides, manchas, hidratante para peles secas. Aplique algumas gotas sobre a pele e massageie para distribuir, fazendo o procedimento duas vezes ao dia.

As dicas de ouro para cuidar das cicatrizes cirúrgicas são: – Hidrate a pele: o processo de cicatrização pode causar coceira na região afetada. Hidratar a pele com creme ou loção hidratante ajuda a aliviar esse desconforto. – Não coce: essa sensação de desconforto, coceira e fisgado é natural e diminuirá com o tempo.

A cicatriz com queloide tende a “invadir” áreas saudáveis da pele ao redor da ferida e pode continuar a se expandir lentamente ao longo dos anos. A cicatriz não forma o queloide imediatamente. Ele demora pelo menos 3 a 4 semanas, mas em alguns casos, pode surgir somente depois de 3 a 4 meses.

Compressa de soro fisiológico
Em caso de inchaço ou secreção, o uso de compressa de soro morno gaze ajuda muito, principalmente para “desmanchar" aquelas bolinhas que começam a nascer no furo.

Sem vermelhidão, dor e casquinhas
Esses aspectos são vistos em um piercing em processo de cicatrização, mas quando está 100% cicatrizado, a pele ao redor da joia tem a mesma cor e aspecto da pele ao redor da perfuração.

Existem alguns mitos populares sobre a perfuração do queloide, mas a dermatologista não recomenda estourar: “mas pode sair uma secreção esbranquiçada de forma espontânea”. Quando o local de uma cicatriz está infeccionado, o inchaço se espalha por toda a região, gerando muita dor e eventualmente liberação de pus.

Laranja, abacaxi e kiwi são exemplos de alimentos para melhorar a cicatrização. Além dessas já citadas, as frutas vermelhas como morango, amora, framboesa e mirtilo protegem contra infecções e ajudam a manter a saúde dos vasos sanguíneos, pois contém flavonóides em sua composição.