O que passar no umbigo do bebê depois que cai?

Perguntado por: nconceicao4 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 8 votos

A limpeza do coto deverá ser realizada várias vezes ao dia, principalmente após troca de fraldas, com água e sabonete neutro. Depois de secá-lo bem, o uso de um cotonete com álcool 70% em todo umbigo ajudará na cicatrização. Importante salientar que o produto deve sempre ser armazenado em frasco de uso individual.

Estudos indicam que geralmente o " umbigo estufado" se cura sozinho com o passar dos meses, e o uso de faixas pode deixar o músculo mais preguiçoso e dificultar seu fortalecimento, prejudicando a recuperação da hérnia. Ou seja, além de não ajudar ainda pode piorar o quadro.

Podemos acelerar o processo de queda usando um cotonete embebido em álcool e secar a base 1 a 2 X ao dia. Da mesma forma, quando o coto cai, essa mesma secreção aparece ao fundo do umbigo e pode ser secada com cotonete e álcool.

Após a queda do coto umbilical é normal que a cicatriz pareça estar estufada (pra fora), devido ao afastamento da musculatura do abdômen, formando uma hérnia, que é normal no recém nascido. A medida que a criança vai crescendo, essa musculatura se torna mais forte e a cicatriz umbilical vai “entrando”.

É comum observar algumas gotas de sangue no ponto de separação do cordão umbilical. A área pode sangrar algumas vezes devido a fricção da fralda ou aos movimentos normais do bebê.

À medida que o coto umbilical for cicatrizando, é normal que o umbigo escureça até cair sozinho quando o bebê tiver entre 10 e 15 dias. Depois, se o coto não cair, a mãe deve procurar o pediatra, pois existem doenças, como o hipotireoidismo congênito, e um de seus sintomas é o atraso na queda do coto umbilical.

4) A fralda deve ficar acima ou abaixo do umbigo? L.O.: A Fralda deve ficar abaixo do umbigo, pois o coto umbilical deve ficar exposto, quanto maior a exposição do coto, menor é o risco de proliferação de bactérias no local, diminuindo o risco de infecção e auxiliando o processo de desidratação do coto umbilical.

A presença de secreção, alteração de odor ou vermelhidão na pele próxima ao coto é um sinal de alerta e, se isso acontecer, procure o pediatra. Em alguns casos, após a queda do coto, o tecido local fica granuloso. Se isso acontecer, o pediatra poderá aplicar um bastão de nitrato de prata para favorecer a cicatrização.

Caso apresente secreção amarelada, mau cheiro ou se a área ao redor da base ficar vermelha e inchada, pode ser um sinal de coto umbilical inflamado. Neste caso, leve o bebê ao pediatra para uma avaliação. O médico também deve ser consultado se o coto demorar mais de 15 dias para cair.

não há problema em molhar o umbigo do bebê durante o banho, desde que ele seja completamente seco depois. a fralda só deve ser colocada no bebê quando o umbigo estiver bem sequinho.

Você pode optar por utilizar uma solução salina (como soro fisiológico) e cotonete, mas cuidado para não irritar a pele. Não se esqueça que após toda higienização, é importante secar a região e não passar óleos, loções e cremes no umbigo, com exceção dos casos em que há recomendação médica.

Dra. Giuliana Fongaro: Após a queda do coto, devemos continuar limpando com álcool 70% até que não haja sujeira no local. É comum após a queda que ainda fique com um pouco de sangue no local. O umbigo é considerado cicatrizado quando está seco e sem sujeira.

Pegue outra gaze empapada com álcool e enrole-a ao redor do cordão. Quando colocar a fralda, segure com ela, a compressa, mas sem oprimir o abdômen. Você também pode deixar a pinça do cordão umbilical por fora da fralda para não abafar.

Não é preciso fazer nenhum tipo de curativo para colocar o umbigo para dentro. Há quem coloque esparadrapo ou fita de microporo e acredite ver melhora no aspecto do umbigo, mas especialistas afirmam que na verdade o umbigo iria para dentro de qualquer maneira, com ou sem curativo.