O que passar no tecido de granulação?

Perguntado por: ubaptista . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.6 / 5 2 votos

Tecido de Granulação c/ pouco exsudato Manutenção do meio úmido Calêndula 5% gel ou Hamamelis 10% gel ou Babosa 25% gel Hidrocolóide/placa ou Hidrogel c/ ou s/ alginato ou Hidrofibra s/ Ag ou AGE ou Rayon úmido com SF Gaze úmida com SF Usar rayon como cobertura primária preferencialmente.

O uso do alginato de cálcio é sugerido pela literatura, tanto na presença de tecido de granulação quanto em tecido necrótico, visto que apresenta propriedades hemostáticas, além de facilitar o desbridamento autolítico, promovendo a estimulação do tecido de granulação(7).

“O hidrogel é um desbridante autolítico, seletivo, indicado para tecidos com fibrina, promove a hidratação do tecido de granulação, fazendo com que haja a cicatrização”(E 12).

Se tecido de granulação predominante use Hidrofibra preferencialmente. Na presença de alta colonização use versão c/ Ag. Feridas com Infecção Controle da infecção, odor, exsudato e desbridamento s/n 1ª opção Calêndula 05% gel 2ª opção Babosa 25% gel 3ª opção Hamamelis 10% gel Papaína 10% gel se necrose predominante.

Sim. Ter DERSANI® HIDROGEL na farmacinha de casa é ideal para cuidar de pequenos ferimentos, cortes ou até mesmo de queimaduras.

( ) A fim de minimizar traumas, recomenda-se não esfregar feridas com tecido de granulação.

O grande objetivo da fase proliferativa é formar o tecido de granulação (composto por tecido conjuntivo, capilares sanguíneos, leucócitos, colágeno tipo III e proteoglicanos), tendo seu início 48 horas após a lesão e permanecendo até duas semanas.

Essa fase final se inicia após vinte e um dias da lesão, podendo perdurar até um ano. Durante o período de remodelamento, o tecido de granulação termina de ser formado para que inicie a maturação da ferida.

PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO? A sulfadiazina de prata trata de feridas principalmente aquelas com grande potencial de infecção e risco de evolução para infecção generalizada: queimaduras, úlceras de perna, escaras de decúbito e feridas cirúrgicas.

O uso do curativo hidrocoloide é recomendado em casos, como:

  1. Úlceras de perna ou pressão;
  2. Queimaduras superficiais;
  3. Feridas pós-operatórias;
  4. Abrasões na pele.

Pode ser por cicatrização, com a formação de tecido conjuntivo com fibrose, ou por regeneração, quando a estrutura lesada é recuperada, sem sequelas, sem fibrose. O "tecido de granulação" é constituído por vasos capilares sanguíneos neoformados, tecido conjuntivo propriamente dito e leucócitos.

A Colagenase contribui para a formação de tecido de granulação e subsequente reepitelização. O colágeno de tecido sadio ou do tecido de granulação recentemente formado não é afetado pela Colagenase.

Em tratamento de feridas, utilizar apenas a colagenase pura, mono; para evitar resistência microbiana. Hidrogel Desbridante Autolítico Aplicação em feridas com apresentação de tecido necrótico e desvitalizado Ausência de tecido desvitalizado ou necrosado.

Modo de usar na presença de tecido de granulação a concentração deverá ser de 2%. Na presença de necrose de liquefação a ferida deverá ser lavada em jatos com solução de papaína de 4 a 6% diluída em solução fisiológica.

A Kollagenase é contraindicada às pessoas com hipersensibilidade (alergia) à colagenase ou a qualquer outro componente da formulação. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Iruxol – antibacteriano tópico – pomada.

O Gel Cicatrizante Dersani Hidrogel é indicado para feridas secas, periféricas ou profundas, com ou sem infecção, com necrose ou esfacelo, causadas por: Úlceras venosas e arteriais. Úlceras por pressão. Queimaduras de primeiro grau.

Precauções: Não utilizar se a embalagem estiver danificada ou violada. Em casos de irritação ou sensibilida- de (reação alérgica) durante o uso de Dersani® Hidrogel, suspenda a utilização e consulte um profissional da saúde.

CONCLUSÃO: O uso tópico do óleo de semente de girassol acelerou a cicatrização, podendo ser utilizado como alternativa terapêutica na cicatrização de feridas por segunda intenção.

Limpe o local com soro fisiológico, para remover sangue, secreções, sujeiras e para manter local ferido hidratado. É importante nunca aplicar um curativo sobre a ferida seca e com qualquer tipo de detrito, pois irá prejudicar a cicatrização e a remoção do curativo, quando a troca for necessária.

Tecido de granulação (tecido viável): tecido úmido granulado vermelho ou rosa composto de vasos sanguíneos novos, tecido conjuntivo, fibroblastos e células inflamatórias (Figura 7). Preenche o leito de uma ferida aberta quando ela começa a cicatrizar.