O que passar no rosto para espantar mosquito?

Perguntado por: ecaldeira . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

Para repelir os mosquitos de forma natural

  1. Óleo de cozinha antiaderente.
  2. Óleos essenciais.
  3. Frasco com 120 ml, hamamélis e água.
  4. Vinagre.
  5. Ervas ou temperos.
  6. Sabão.

Óleo de citronela

Óleo de citronela: planta medicinal e repelente que afasta mosquitos e pernilongos, além de ter um cheiro cítrico e agradável para os humanos. Dá para plantar em jardins, quintais e vasos; Óleo de lavanda: afasta pernilongos, moscas, pulgas e carrapatos.

Todos os repelentes de insetos OFF! ® podem ser usados no rosto.

Como são atraídos pelo gás carbônico, eliminado na respiração, os mosquitos tendem a picar quem tem o metabolismo acelerado e quem acabou de fazer atividade física — nos dois casos, a produção da substância é maior. Pelo mesmo motivo, o rosto é uma das regiões do corpo preferidas pelos insetos.

Os mosquitos são atraídos por CO2, que expelimos constantemente no processo da respiração. É por isso que esses insetos voam perto de nossas orelhas, nariz ou boca.

A receita é bem simples: Misture 5 gotas de óleo essencial de citronela com 1 colher de sopa de óleo de coco ou óleo de semente de girassol e coloque num recipiente com spray. Atenção! Depois que aplicar no corpo, lave bem as mãos para evitar o contato do óleo com os olhos.

Repelentes para o corpo

  1. Repelente com cravo da índia. ...
  2. Repelente de óleo de eucalipto. ...
  3. Repelente de citronela. ...
  4. Repelente de alfazema. ...
  5. Repelente de erva de gatos.

Repelente contra pernilongo

  1. Pegue ½ xícara de chá de vinagre, ½ xícara de chá de água e 1 borrifador;
  2. Junte os dois ingredientes no frasco de spray e misture bem;
  3. Borrife próximo a janelas e portas para evitar a entrada de mosquitos.

A lavanda é ótima para repelir mosquitos, assim como o óleo de lavanda. Use citronela.

Depois de seco, o pó deve ser colocado em um prato, em cima de uma folha de papel alumínio. Em seguida, é preciso colocar fogo na borra do café e deixar queimar metade do material. A chama deve ser apagada assim que metade da borra estiver queimada. Assim, a fumaça gerada afastará os mosquitos na área.

“Tanto a transpiração quanto a temperatura corporal podem atrair ou inibir a chegada dos insetos na pele. Algumas substâncias expelidas na transpiração, como ácido lático , ácido úrico e amônia são atrativas para os mosquitos”, explica a dermatologista Simone Neri.

Silvana ainda afirma que é possível investir em plantas que afastam os insetos, como arruda, jasmim, lavanda, hortelã, alecrim, citronela, poejo, capim-limão e erva-cidreira.

Para dormir
Ainda que não seja proibido, os repelentes em creme ou spray não são indicados para o momento do sono. Isso porque o contato com lençol, travesseiro ou cobertor pode tirar o produto e acabar com sua proteção. Além disso, em alguns casos, o uso em excesso pode causar reações na pele e alergias.

Aloe vera. O gel de aloe vera, ou babosa, tem propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a acalmar a pele afetada.

O borrachudo tem hábitos diurnos e precisa de água corrente para procriar e sobreviver. Nas fases de ovo, larva e pupa, precisa da presença de luz, matéria orgânica, água corrente, oxigênio e algum material para se fixar. “A fêmea, no momento de pôr os ovos, procura um lugar com essas características.

O que atrai os pernilongos é o gás carbônico que eliminamos durante a respiração. Então, para se proteger do ataque deles, principalmente durante o sono, é preciso recorrer a algumas táticas de defesa como uso de telas nas janelas e portas e mosqueteiros.

Por esse motivo, as nossas células do sistema imunitário entram em ação para tentar combatê-la." Não é a picada que causa a comichão. Na realidade, essa reação é a resposta de defesa do nosso corpo à proteína do mosquito.

Modo de fazer: Em um recipiente, coloque o cravo e o álcool e deixe repousar por quatro dias, sempre agitando uma vez por dia. Depois é só acrescentar o óleo corporal e passar nas pernas e nos braços quando necessário.

Muito utilizado na cozinha para aromatizar receitas, o cravo também pode ser usado para espantar os indesejáveis mosquitos. Experimente espalhar pela casa metades de um limão cortado espetado com cravos-da-índia e perceba os insetos sumirem.

De acordo com a Fiocruz, o vinagre pode no máximo espantar, e não matar, os pernilongos, assim como ocorre com a citronela. As duas substâncias têm cheiros fortes, que repelem os insetos.