O que passar no Para-brisa para a água escorrer caseiro?

Perguntado por: rhernandes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

550ml de álcool isopropílico (encontra em drogarias e algumas farmácias) 250ml de vinagre branco. 3,5L de água. 35ml de detergente de loiça líquido (ecológico)

Existem produtos no mercado que ajudam a visibilidade promovendo repelência altíssima nos vidros quando em contato com a água. Algumas pessoas chamam de cristalizadores ou repelentes de chuva. Estes produtos se distinguem entre si pela durabilidade nos vidros.

Se você tem um carro com ar-condicionado, o processo para melhorar a visibilidade no carro é bem simples. Basta acioná-lo, pois ele ataca diretamente a causa do embaçamento ao retirar a umidade do interior do veículo. Outra opção é o ar quente, que irá secar o vidro, mas não impedirá que ele fique embaçado novamente.

Não é recomendável o uso de detergente de lavar louças no limpador do parabrisa, porque corre-se o risco de colocar detergente demais e provocar muita espuma. E mais: o resíduo do detergente pode manchar o vidro e prejudicar a visão do motorista, sem falar que o sol pode manchar a lataria do carro.

Quando for fazer, use uma flanela para passar a cera e outra macia para retirar o resíduo de cera, uma coisa importante é não fazer o processo no sol porque fica muito trabalhoso se a cera endurecer. Caso você queira algo que dure um tempo maior, existe um produto chamado impermeabilizador de para-brisa.

detergente neutro

Utilize detergente neutro
O detergente neutro é um excelente aliado na limpeza dos vidros, principalmente das superfícies que estão mais engorduradas, como é o caso das que ficam perto da churrasqueira e do fogão. Não precisa esfregar o detergente com a esponja.

O ideal é usar água desmineralizada ou tratada e seguir a diluição recomendada pelo fabricante do veículo, que na maioria dos casos é de 40% de aditivo para 60% de água. Além disso, é importante ficar atento ao nível de água no reservatório.

Você pode utilizar desinfetante ou detergente de sua preferência, misturados à água do reservatório para uma limpeza mais eficiente.

Os acabamentos repelentes à água mais antigos começaram com revestimentos de parafina ou cera, mas acabavam sendo lavados. Atualmente, esses acabamentos envolvem principalmente químicas à base de fluorocarboneto. Os perfluorocarbonetos (PFCs) são capazes de repelir água, óleo e outros líquidos que causam manchas.

Uma das maneiras mais eficientes é ligar o ar-condicionado, pois em dias frios e chuvosos, o ar frio do equipamento é capaz de retirar a umidade e tornar o ambiente interno do veículo mais seco, o que por sua vez, consegue desembaçar o vidro.

Assim, o mais indicado é separar um pano de microfibra — que não solta fiapos —, um cotonete e álcool isopropílico 70%. Mas, antes de qualquer coisa, não se esqueça de desligar o telefone e tirá-lo da tomada. Agora, basta colocar um pouco do álcool no pano e começar a higienizar o acessório de proteção.

Eis aqui quatro passos para aumentar a qualidade do vidro.

  1. Controle de aquecimento preciso no início do aquecimento. ...
  2. Espaçamento de rolo mais curto. ...
  3. Velocidade de oscilação maior no final. ...
  4. Prestar atenção à qualidade no pré-processamento.

Uma prática positiva para aumentar a durabilidade das palhetas é esguichar a água do reservatório todos os dias. Essa ação hidrata a borracha, além de manter a peça limpa e conservada por mais tempo.

Para remover pequenas manchas de tintas utilize solventes químicos, principalmente em vidros texturizados. O álcool isopropílico é a melhor opção para tintas de acrílico, enquanto os solventes de acetona removem esmaltes.

Apesar do brilho imediato, o silicone engordura todo o conjunto e, além de facilitar a fixação de sujeira e poeira suspensa no ar, também evapora com o calor de um dia quente, embaçando completamente o para-brisa, o que prejudica a visibilidade e a segurança durante chuva ou neblina.

O produto irá garantir uma limpeza eficiente e pode ser realizada uma vez por semana ou quando necessário. Misture em um balde 20 ml de thinner e uma colher de detergente para cada litro de água. Com cuidado, amasse jornais velhos e use-os para molhar no balde e passar no vidro.