O que passar no cachorro depois da tosa?

Perguntado por: abelchior . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

Protege a pele do animal contra irritações causada pela tosa. Deixa a pele e pelo dos animais hidratados e sem irritação!

Quando o cão já tem o diagnóstico como alérgico, é possível até oferecer protocolos específicos para auxiliar no tratamento, ajudando no controle de fungos e até na regulação das glândulas sebáceas para evitar casquinhas e diminuir coceiras.

Usar um xampu calmante, como aqueles com aveia ou babosa, pode trazer muito alívio para cães com coceira. Existem muitos no mercado que são projetados especificamente para pele irritada. Dependendo da condição do seu cão, o veterinário pode recomendar um shampoo medicamentoso também.

É normal e compreensível que um cachorro se sinta estranho sem a sua pelagem habitual. Além de realmente se ver e se perceber diferente, o cão costuma se sentir mais exposto, frágil e/ou vulnerável sem os pelos que o protegem.

As 5 pomadas de gente para passar no cachorro são: Nebacetin. Hipoglós. Bepantol.

A tosa higiênica pode causar um comportamento diferente, os cães podem estranhar a falta de pelos no local, além de lamber e até coçar. Esse tipo de tosa é importante para cães de pelagem longa, mas é importante acostumar o cão a ela desde cedo.

O Nebacetin poderá ser usado em seu cão, no caso dele ter uma infecção na pele, ou sofrer algum ferimento e até mesmo queimadura.

Seis dicas que podem ajudar a aliviar coceira da dermatite...

  1. Colocar gelo ou água fria. Este pode parecer estranho, mas segurando um cubo de gelo ou água fria ajuda a reduzir a coceira e a queimação. ...
  2. Aplique pressão. ...
  3. Distração. ...
  4. Loções. ...
  5. Anti-histamínicos. ...
  6. Óleo de coco.

Todas as alergias podem necessitar também de tratamento com medicamentos para reduzir a inflamação (corticoides, anti-histamínicos e antibióticos se houver infecção secundária por bactérias), além de produtos de limpeza especiais e tratamentos naturais, como a homeopatia.

Como tratar a alergia em cachorro?

  • Utilizar somente produtos hipoalergênicos na limpeza da casa e na higiene do próprio cão;
  • Evitar a ingestão de outros alimentos além da ração;
  • Dar preferência às rações especiais de acordo com a raça ou porte do cachorro.

Um dos melhores remédios caseiros para alergias de pele em cães é o vinagre de maçã. Assim, faça uma mistura composta por 50% de vinagre de maçã e os 50% restantes de água. Misture tudo bem e despeje em uma garrafa com um dispensador de spray. Use o distribuidor para aplicar a mistura nas erupções cutâneas.

Água oxigenada: pode ser utilizada para parar pequenos sangramentos, contudo não deve ser opção na desinfeção de feridas pois danifica os tecidos.

Diagnóstico e tratamento da dermatite em cães
“Na maioria das vezes, os tratamentos costumam incluir banhos com um shampoo para dermatite canina prescrito pelo veterinário”, completa a doutora. No caso da dermatite por alergia alimentar, uma ração hipoalergênica pode ser indicada.

A dermatite atópica, doença inflamatória da pele que causa coceira, vermelhidão, irritação e perda de pelo em excesso, tem aumentado entre os cães. Uma das raças que mais sofre com a doença é a Shih Tzu, conhecida por ter uma pelagem lisa que atinge grandes comprimentos.

Para que sejam verdadeiramente felizes, cães também precisam passear, brincar, correr, farejar, entre outras atividades. Elas, por sua vez, ajudam a garantir o bem-estar físico e mental do cachorro, diminuindo o estresse e a ansiedade que podem levar ao destrutivo comportamento de cachorro.

Mudança de comportamento após tosa
Além de realmente se ver e se perceber diferente, o cão costuma se sentir mais exposto, frágil e/ou vulnerável sem os pelos que o protegem. Pois de fato, sua pele, seus órgãos reprodutores, seus olhos e suas mucosas realmente estarão mais expostos depois da tosa.

No verão, a tosa é importante, para deixar o pelo baixinho e ajudar o pet a sentir menos calor. Porém, no inverno, tudo muda. O cachorro sente frio, e o pelo serve como proteção natural. Por isso, a tosa completa deve ser evitada.

Tanto shampoo e condicionador quanto creme hidratante para cães e gatos e leave-in devem ser de uso veterinário, específicos para cães e gatos. A aplicação de produtos para humanos não são indicados e podem provocar um desequilíbrio na pele do pet, causando irritação e alergias.

4 dicas para hidratar a pele seca dos cães

  1. 1 – Escove seu cão regularmente. ...
  2. 2 – Banhos. ...
  3. 3 – Umidificador de ar. ...
  4. 4 – Produtos para pele.