O que passar nas partes plásticas do veículo?

Perguntado por: lfernandes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 16 votos

O ideal é que o plástico receba uma limpeza profunda e seja selado com um hidratante, para protegê-lo. A lavagem pode ser feita com shampoos específicos e mantido com água e sabão. Utilizar um limpa plásticos com uma escova macia também é uma boa opção para deixar o carro com aparência de novo.

Depois de lavar o carro com shampoo, deve-se aplicar um multiuso limpa plásticos sobre a superfície plástica e esfregar com uma escova bem macia, retirando toda a sujeira dos poros. Após esse processo ele estará pronto para ser hidratado.

O azeite pode restaurar a cor natural do plástico preto, limpando as áreas desbotadas e descoloridas. Adicione uma quantidade bem pequena do produto a um pano ou papel-toalha – só um pouco já faz uma grande diferença, mas você pode sempre adicionar mais se desejar.

A vaselina industrial em pasta também é um produto insolúvel em água. A vaselina industrial sólida é um composto solúvel em diclorometano, clorofórmio, benzeno, éter dietílico, dissulfeto de carbono e terebintina, mas é compatível com a maioria dos compostos plásticos.

LUBRITEC

O Lubrificante para plástico LUBRITEC é desengripante, penetrante, tensoativo com aditivos inibidores de corrosão e oxidação. Além disso, existe o desmoldante sem silicone, que é indicado para processo de moldagem de borracha e peças plásticas que sofreram tratamentos posteriores como pintura.

Segundo o fabricante, o WD-40 (Water Displacement-fórmula nº40) não resseca borrachas, não ataca a pintura, não agride madeira, plásticos e tecidos.

Como evitar e proteger qualquer plástico de ressecamento para não ficar quebradiço? Depois de pronta a peça plástica, a única forma de evitar o "ressecamento" é mantendo longe da umidade e luz solar.

Nada de aplicar lustra móveis ou qualquer outra coisa que não seja especificamente destinada a carros. Álcool também não é um boa ideia, pois ele tem o poder de ressecar materiais de plástico.

O único cuidado é o de não deixar a substância entrar em contato com plásticos foscos e borrachas, adverte o especialista. Ele também chama a atenção para o “período de cura”. Depois que a aplicação for concluída, o veículo deve passar de 2 a 4 horas sem entrar em contato com água ou atrito de qualquer forma.

Use polidor ou revitalizador
O polidor é um produto que gera um efeito de novo e devolve uma aparência de brilho ao material que é plástico. Estes produtos são específicos para o painel e podem ser encontrados em pasta ou líquido.

Lave o plástico com sabão e água.
Tente misturar 15 ml do detergente com 450 ml de água quente. Aplique a solução e, em seguida, enxágue com uma mangueira ou com um pano molhado. Faça uma limpeza completa no plástico antes de tentar restaurá-lo. Os produtos de restauração sempre funcionam melhor em superfície limpas.

Prepare uma mistura abrasiva de água e bicarbonato de sódio.
Depois, passe-a no objeto de plástico com um pano ou chumaço de algodão ou até uma escova de dente limpa. Esfregue em movimentos circulares para tirar os riscos. De vez em quando, enxague a pasta do objeto e veja se ela está fazendo efeito.

Nas áreas mais complicadas, utilize uma esponja de lixa fina e na área arranhada mova a lixa por todo o comprimento do local, com uma pressão razoável e movimentos retilíneos. Basicamente: lixe toda a área arranhada e remova as tintas remanescentes!

A vaselina não deve ser usada de forma abundante no rosto, uma vez que pode entupir os poros e aumentar a oleosidade da pele.

Sim, a vaselina pode ser utilizada como lubrificante!

Certamente isso não será bom para os plásticos e borrachas interiores. Pode alterar o pigmento do plástico e ressecar borrachas. Fora o fato de que estes solventes, quando inalados, podem causar sérios problemas de saúde.

Esqueçam desengripantes (WD-40, White Lub...), diesel, gasolina, querosene. Plásticos devem ser lavados com sabão neutro.

Já a graxa de silicone pode ser usada sem problemas nas peças de plástico ou borracha, se esse for o seu objetivo.

Uma característica da graxa é que tem um elevado nível de viscosidade quando utilizada em superfícies. Os lubrificantes à base de lítio são utilizados em automóveis e máquinas em geral. Não é aconselhável a sua utilização em peças de plástico.

Excelente para soltar parafusos e destravar mecanismos, WD-40 protege desde painéis até as engrenagens, não ataca nenhum tipo de material e é indicado para ser usado em qualquer superfície. Não conduz eletricidade até 12.000 Volts e pode ser aplicado em equipamentos elétricos e eletrônicos.