O que passar nas partes íntimas para parar de coçar?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 10 votos

A camomila é uma erva conhecida por suas propriedades calmantes e anti-inflamatórias, o que ajuda a aliviar a irritação e a coceira causadas pela candidíase vaginal. Para fazer o banho de assento, coloque 3 colheres de sopa de camomila seca em uma bacia e adicione um litro de água quente.

O diagnóstico é feito pelo médico que analisa a mucosa da vagina (para identificar o tipo de corrimento) ou do pênis, combinado aos sintomas presentes e queixas e eventualmente após a realização de exames adicionais, caracteriza a enfermidade.

Vinagre de maçã
Você deve diluí-lo em água em uma bacia ou banheira e sentar por 20 minutos. Isso vai alcalinizar a região, deixando-a menos propícia para a proliferação dos fungos. O vinagre de maçã também vai ajudar a aliviar a coceira.

Utilize sabonetes íntimos neutros; Opte por roupas íntimas de algodão; Use medicamentos antifúngicos indicado pelo ginecologista.

Hortelã: As propriedades de resfriamento e adstringentes da hortelã são bastante admiráveis. O mentol rico anti-inflamatório e antisséptico acalma a região afetada, oferecendo alívio imediato. Você pode esmagar as folhas de hortelã lavadas, esticar e usar este suco para aplicação tópica.

Contra a coceira, é indicado tomar banhos rápidos e com água morna para fria, não passar buchas vegetais ou muito sabonete (que deve ser neutro), preferir roupas de algodão e evitar tecidos sintéticos. Para hidratar a pele, um especialista pode prescrever hidratante sem perfume ou pomada.

  • Holistix.
  • Forever Liss.
  • Use Orgânico.
  • Hopper.
  • Vollo.

Coceira na vagina, sensação de ardor, presença de corrimento esbranquiçado, sem cheiro e experiência de dor durante a relação sexual são os principais sintomas da candidíase, uma infecção causada por fungos que afeta principalmente as mulheres adultas mais jovens, na faixa entre 18 e 35 anos.

O ácido acético presente no vinagre de maçã ajuda a combater os fungos que causam a micose nas unhas, já que suas propriedades alcalinas neutralizam o pH da pele. Para usar esse remédio caseiro, deixe as unhas infectadas de molho em uma bacia com meio copo de vinagre de maçã e meio copo de água por 15 a 20 minutos.

Em adultos e idosos, a candidíase oral pode ser transmitida de pessoa para pessoa, também por meio do beijo, contato sexual e compartilhamento de utensílios e objetos contaminados.

Chás que combatem a candidíase
Uma delas é a uva-ursina, folha com propriedades antifúngicas. Para preparar a bebida, basta manter duas colheres de chá da planta em infusão em água fervente por aproximadamente cinco minutos. A recomendação é bebê-lo três vezes ao dia.

“Caso a imunidade continue baixa, a mulher continue estressada, com uma alimentação inadequada, usando roupas molhadas, a candidíase volta a aparecer. Dificilmente a infecção desaparece sozinha e, geralmente, o desconforto é muito grande”, explica André Branco, médico ginecologista.

Isso pode ocorrer por diferentes motivos, como alergias, irritação, ressecamento, picadas de insetos e mais. Conforme a causa da coceira de pele, ela pode iniciar sozinha ou estar acompanhada de outros sinais e sintomas, como vermelhidão no local, caroços, manchas, bolhas e feridas.

"Água e sabão é a recomendação universal para cuidar da região. Sendo que o sabão líquido é mais higiênico do que o em barra e o suprassumo é o sabonete de glicerina, que também é recomendado para os bebês.

Qual a forma mais segura? Usar sabonete íntimo não é uma recomendação médica, mas ele pode ser usado caso a mulher não apresente nenhuma infecção vaginal. Caso você opte pela compra, as ginecologistas apontam que os mais apropriados são os que têm o pH mais neutro.

Teoricamente, a ducha de vinagre ajuda a combater a candidíase, doença causada por um fungo que se prolifera quando o pH da vagina sobe e se aproxima do neutro. O vinagre, por sua acidez, ajuda a diminuir o pH da vagina e isso tornaria o ambiente menos propício ao fungo.