O que passar na madeira para proteger da chuva e sol?

Perguntado por: agoulart8 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 16 votos

Stain: Solução contra os efeitos do sol e da chuva em peças de madeira. O Stain é um produto conhecido como impregnante que penetra nos veios da madeira formando uma película de proteção por toda a peça. Essa película assegura que o produto não perca sua efetividade com o passar do tempo.

Vernizes e impregnantes geralmente reforçam o tom da madeira ou tingem em tons amadeirados. Para dar cor ao material são utilizados esmaltes, que são desenvolvidos para terem alta resistência às ações do tempo e, geralmente, podem ser utilizados em interiores e exteriores.

Para quem quer saber como impermeabilizar madeira, o verniz é a opção mais popular para proteger peças desse material contra chuva, sol e impactos. São feitos à base de água ou solventes e trazem diferentes tons de cores e brilho à madeira, oferecendo excelentes combinações com o estilo do lar.

verniz acrílico

O verniz acrílico é resistente às intempéries como sol e chuva e pode ser usado em ambientes internos e externos. Como principal característica, possui alta resistência no acabamento de paredes, pedras e tijolos, evitando desbotamento e manchas, contribuindo para a durabilidade da pintura.

Enquanto o stain penetra profundamente na madeira, o verniz permanece do lado de fora de suas superfícies, formando uma barreira protetora. Desse modo, protege a madeira contra intempéries naturais, exposição à chuva e luz solar direta, por exemplo, ao mesmo tempo em que realça o seu bom aspecto.

O verniz de poliuretano é bastante usado em ambientes externos. Por ser bem resistente ao sol, evita que o acabamento fique craquelado. Ele tem secagem rápida e realça o brilho, a beleza e o aspecto natural da madeira.

O óleo queimado possui a capacidade de penetrar nas camadas mais profundas da madeira, evitando o aparecimento de cupins em virtude de suas propriedades tóxicas para esse tipo de inseto.

O stain é um acabamento acetinado “invisível”. Trata-se de um impregnante que tem como principal característica a preservação do aspecto natural da madeira. O produto penetra nos veios do substrato, ressalta sua tonalidade natural, repele a água e protege contra fungos e raios solares.

O Verniz Isolante é o mais conhecido e comum dos acabamentos em madeira, principalmente no Brasil. O tempo médio de secagem dele é de oito horas entre as demãos.

Em síntese, para selar a madeira e dar o acabamento que você deseja, tenha sempre em mente os seguintes passos:

  1. Lixe e limpe a madeira;
  2. Defina qual o acabamento é mais adequado: verniz ou tinta;
  3. Aplique a seladora;
  4. Aplique o acabamento escolhido.

O óleo de linhaça puro é recomendado para acabamento de móveis, artesanato e madeiras internas, com exceção de pisos e em ambientes com umidade. Por não ser tóxico é perfeito para brinquedos e móveis.

Óleo de peroba
Um dos tipos mais populares de acabamento para madeira, o óleo de peroba também é usado como lustra móveis. Tem um cheiro levemente adocicado, é muito fácil e rápido de aplicar. Ao contrário de outros óleos como o tungue, é pouco gorduroso.

Quando você for passar a cera sobre a madeira, a melhor alternativa é utilizar cera em pasta. Mas antes de iniciar a aplicação, deve-se verificar o estado da madeira, se o material está bem lixado, limpo e sem sujeiras.

A seladora é um produto que deve ser aplicado na madeira antes do verniz, pois sua função é selar os poros da peça, mas sem criar uma película protetora externa. Essa película vai ser criada pelo verniz.

O verniz marítimo é mais resistente às agressões do ambiente, sendo um produto de fácil aplicação e de secagem geralmente rápida. Ele é indicado para superfícies internas e externas de madeira.

A linha Coral Proteção Sol & Chuva forma uma película impermeabilizante em paredes externas, prédios e muros, que resiste a intempéries. E o produto ainda rende muito. Com uma lata, é possível pintar até 200 m² por demão.