O que passar na cutícula para parar de sangrar?

Perguntado por: egodinho . Última atualização: 18 de maio de 2023
4 / 5 3 votos

De modo geral, o Pó Hemostático é utilizado em casos de ferimentos com pouco sangue, como nos casos dos cortes de unha e remoção de cutículas, barbear, entre outros. Por ser um produto em pó, ele é de fácil aplicação, facilitando o processo de cicatrização e estancamento de sangue.

4- Pomadas cicatrizantes e sabonetes antibacterianos podem ser boas saídas. Na hora de lavar as pontinhas dos dedos machucadas, lembre-se que o ideal é preferir sabonetes que afastem as bactérias para longe (os famosos antibacterianos) e, fora isso, o uso de pomadas cicatrizantes leves também está liberado.

O XSTAT 30 é um dispositivo capaz de estancar hemorragias graves em até 20 segundos. Ele é voltado para ferimentos causados por tiros ou estilhaços, em áreas do corpo onde não é possível realizar um torniquete (como na virilha e na axila).

Açúcar em ferimentos ajuda a estancar o sangue e.

Quem nunca?! Mas jogar qualquer produto sobre o corte pode causar infeção no local do ferimento. O que poderia ser algo simples de resolver, se torna uma complicação.

Coloque o dedo afetado em água fria durante 20 minutos. Dê acetaminofeno (Tylenol) ou Ibuprofeno (Advil) contra a dor caso seja necessário. Consulte um médico se a dor não melhorar depois de 3 dias.

A melhor forma de tratar uma ferida é mantê-la coberta com um penso que forneça condições húmidas em todos os momentos da cicatrização. Porque é que usar um penso é melhor do que deixar a pele cicatrizar ao ar? Irá acelerar a reparação da pele. Irá impedir a formação de crostas.

Essas feridas costumam sangrar muito no momento do acidente, pois as mãos e os dedos são regiões muito vascularizadas. O recomendável, logo após o acidente, é lavar a ferida com água corrente e estancar o sangramento com um pano limpo pressionando a ferida.

Indico banhos de água morna com sal para reduzir a inflamação e o edema e massagem no sentido de liberar a pele inflamada do canto da unha. Caso isso não melhore o quadro em 2 a 3 dias, é hora de consultar o médico dermatologista, que irá prescrever antibiótico.

Se ela machucou seu dedo, limpe bem a área com um antisséptico e aplique um antibiótico local. Procure um médico se após três ou quatro dias a área continuar vermelha, inflamada, quente e dolorida - alerta a dermatologista Andréia Leveroni, do Centro de Estudos da Unha da Santa Casa de Misericórdia.

Para acelerar a cura, pomadas contendo antifúngicos (cetoconazol, itraconazol ou fluconazol) ou tacrolimos podem ser usadas, mas as pomadas contendo corticoides, como a betametasona, são as melhores opções se não houver infecção na lesão.

Use água. A água corrente não apenas limpará o ferimento, como também ajudará a estancar o sangramento. Passe água corrente no corte para contrair os vasos sanguíneos e interromper o sangramento. Fazer o mesmo com água quente cauterizará o corte, permitindo que o sangue se coagule.

O curativo compressivo é indicado para estancar hemorragia e controle de sangramento externo. O curativo em ferida aberta contaminada não deve ser oclusivo, devido ao excesso de exsudato.

O poder cicatrizante da Camomila, da Babosa e da Arruda
Possui propriedades antibacteriana, é relaxante e calmante; tanto o chá, quanto as próprias flores, aplicadas na pele (através de emplasto ou cataplasma) ajudam na cicatrização, pois suas propriedades aceleram o processo de fechamento do edema.

De acordo com a pediatra, passar compressa fria, gelo ou uma colher gelada pode ajudar a estancar o sangue nessa hora. Os especialistas também disseram que um corpo estranho que entra na pele – como uma faca, um prego ou anzol – não pode ser retirado, o que só deve ser feito no hospital.

Segundo Murandu, o tratamento se resume a botar açúcar no machucado e cobrir com um curativo. Os grãos absorvem toda a umidade que permitiria a proliferação de bactérias. E, sem bactérias, a ferida cicatriza mais rápido.

Além disso, nunca use produtos "desinfetantes" no local, como água oxigenada, álcool canforado, água boricada, arnica ou pó de café. "Esses produtos podem piorar a cicatrização e ainda facilitar a contaminação da área", diz a dermatologista Carla Bortoloto, da Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínico Cirúrgica.

MITO. Nunca aplique açúcar, margarina, pó de café ou qualquer produto caseiro sobre a lesão. Além de não ajudar em nada na cicatrização, esse tipo de atitude prejudica o tratamento da lesão. Primeiro porque pode contaminar a ferida e, segundo, porque dificulta a avaliação e acompanhamento do profissional de saúde.