O que passar na cabeça para não pegar piolho?

Perguntado por: ecrespo . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.4 / 5 6 votos

lavagem dos cabelos com shampoos e aplicação de loções específicos para pediculose. Em alguns casos pode ser necessária a medicação oral, prescrita por médico dermatologista; – remoção total dos piolhos e lêndeas com pente fino ou manualmente, um por um, pois os medicamentos não matam os ovos do parasita.

Piolhos não gosta de temperaturas extremas, como muito calor ou muito frio e não sobrevivem a essas condições.

Orientar a criança a não compartilhar objetos pessoais.
Bonés, chapéus, toucas, presilhas e enfeites de cabelo são os mais óbvios. Mas o compartilhamento de toalhas e mesmo roupas também deve ser evitado. Prender o cabelo da sua criança – principalmente na escola, onde ela tem contato com diversas crianças.

A aplicação de vinagre em caso de pediculose é uma tática bastante utilizada para ajudar a desprender os piolhos do cabelo e a facilitar a sua remoção.

Os piolhos, lêndeas e ninfas que caírem no pano, devem ser deixados em vinagre diluído em água por um período de 30 minutos, para que sejam mortos.

O remédio mais comum é a permetrina. "Na maioria das vezes, o que a gente precisa de uma loção para tratar o couro cabeludo, você vai passar uma loção que precisa ficar umas 6 a 8 horas no couro cabeludo e ser lavada no dia seguinte", conta Brenner.

Os piolhos são pequenos insetos que parasitam o homem e provocam uma doença chamada pediculose. Eles se alimentam exclusivamente de sangue, preferem ambientes quentes, escuros e úmidos e depositam seus ovos nos fios de cabelo.

O Sabonete Matacura 80g mata piolhos, carrapatos, pulgas e outros parasitas da pele. Combate caspas, coceiras e sarnas psorótica, sarcópitica e notoédrica, conservando o pêlo fino e sedoso. Lavar friccionando o Sabonete Matacura Sarnicida provocando bastante espuma.

Pelo contrário, piolho gosta de cabelo limpo. Por isso, quem lava o cabelo diariamente também pode ter piolho. As crianças sofrem discriminação, ganham apelidos desagradáveis na escola, mas nosso papel é esclarecer que qualquer pessoa, independente de raça ou renda familiar, pode ser infestada.

Independentemente de renda, sexo ou idade, qualquer pessoa pode ter piolho, desde que não esteja atenta ao compartilhamento de objetos de uso pessoal. Inclusive, entre cabelos sujos e limpos, a higiene é um atrativo para esses insetos", ressalta.

Hoje em dia este mito de que o vinagre trata os piolhos é considerado falso. Comprova-o o facto de que o vinagre não elimina definitivamente os piolhos, não atrasa o seu desenvolvimento, e ainda pode ter efeitos secundários graves na pele, tais como queimaduras e outras reacções dermatológicas indesejadas.

Por que crianças pegam mais piolho? Porque na fase escolar elas passam mais tempo em aglomerações.

Shampoo para piolho
Shampoos ou até sprays são ótimas opções para acabar com piolhos e lêndeas. Eles promovem a morte dos insetos e facilitam a remoção deles com um pente fino. Hoje em dia, já existem diversos shampoos de tratamento desenvolvidos para serem aplicados em cabelos secos ou molhados.

Piolho se alimenta de sangue, não da sujeira do cabelo. Por que adultos não pegam piolho? Pegam sim, mas o contato entre as cabeças de crianças é maior, facilitando o contágio.

Escovas de cabelo, prendedores, lenços, bandanas, capacetes, chapéus e bonés, por exemplo, podem proporcionar a disseminação da doença. A pediculose da cabeça é muito comum em crianças em fase escolar, uma vez que elas costumam ter contato próximo com os colegas, o que facilita o contágio.