O que passar em ferimentos de pássaros?

Perguntado por: asalazar . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

Para isso, pode ser utilizado soro fisiológico ou água oxigenada misturada em 50% de água. Em caso de feridas profundas ou com sangramentos, é preciso agir com muita rapidez. As aves podem sangrar e morrer rapidamente. O ideal é colocar pó adstringente sobre a ferida e pressionar com uma gaze limpa.

O ferimento deve ser limpo com soro fisiológico e depois passar pomada cicatrizante Vetaglos, todos os dias, duas por vezes por dia até cicatrizar.

Se você encontrar uma ave ferida, por exemplo um passarinho machucado por gato, deve sempre tentar levá-la a um centro de recuperação, onde eles oferecerão assistência veterinária e tentarão salvá-la.

Dolemil: a pomada certa para cuidar da sua ave.

Sulfadiazina de prata. É uma pomada de cicatrização que funciona como antibiótico e anti-inflamatório, prevenindo infecções e amenizando a ardência da pele. É indicada para tratamento de feridas cirúrgicas, escaras e feridas causadas por queimaduras.

Cetoprofeno: É um AINE com acentuada ação anti- inflamatória, sendo em aves bastante empregado devido à sua potente ação analgésica. O mecanismo de ação deste medicamento está na sua inibição tanto na via das COXs quanto das lipoxigenases.

Avitrin

Um dos antibióticos mais indicados para os pássaros é o Avitrin. Ele age contra diversas enfermidades, como infecções respiratórias e bacterianas. Tudo para restabelecer o bem-estar e a saúde de sua ave. Esse produto especial é indicado para todas as espécies e age rapidamente.

Tanto o Gentatec® quanto o Chemitril® devem ser prescritos por veterinário que faça o controle e manuseio da produção aviária. Ao seguir corretamente as informações da bula, os responsáveis garantem a administração correta dos antibióticos para aves, melhores resultados produtivos e mais segurança ao consumidor final.

Primeiro, você vai avaliar o estrago do machucado, vai limpar o ferimento com soro fisiológico, ou água oxigenada. Segundo, se o ferimento parar de sangrar, pode passar uma pomada cicatrizante no ferimento, (eu uso pomada Vetaglós).

Mas o mais indicado é pressionar o local machucado e buscar atendimento veterinário de imediato. “Com qualquer tipo de lesão na ave, tem que levar para o veterinário porque a ave sente dor, aquela região vai inflamar e a ave tem que ser medicada.

A dipirona é um analgésico derivado do pirazol comumente utilizada para aves na dose de 25 mg/kg a cada 8 horas por via oral.

Administrar por via oral, direto na boca do animal ou diluído em água, suco ou leite, na dosagem de 1 gota por Kg de peso, até o máximo de 35 gotas. Repetir se necessário após 4 a 6 horas. As dosagens poderão ser alteradas a critério do Médico Veterinário.

Enrole-o em uma toalha.
Ele se sentirá muito melhor assim. Isso ajudará a manter o animal calmo e evitará que ele se mova e se machuque mais. Ao enrolá-lo na toalha, tente proteger a asa machucada. Com delicadeza, posicione a asa contra o corpo do pássaro (nunca a dobre) e envolva-o na toalha.

deixar a pomba em uma posição natural e cômoda. ao veterinário. profundidade, a primeira coisa a se fazer é limpá-las. oxigenada misturada em 50% de água.