O que passar antes do reboco para evitar infiltração?

Perguntado por: vnascimento . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Aplicar o produto impermeabilizante mais adequado para o local, reaplicar a argamassa e a massa corrida e, por último, a tinta. – Entre os revestimentos para paredes, as pedras são bons impermeabilizantes. Em ambientes de muita água, como fachadas, as mais indicadas são as menos porosas. Granito é um bom exemplo.

Comece retirando toda pintura e reboco existente na parede interna e rodapé. Com a alvenaria exposta, sele todas as fissuras e, então, aplique o reboco impermeável quartzolit. Essa argamassa pronta é uma solução 3 em 1: impermeabiliza, chapisca e reboca.

Também existem aditivos impermeabilizantes que podem ser adicionados na argamassa de reboco. Assim, o próprio reboco terá propriedades impermeabilizantes que irão evitar as infiltrações nas paredes. Já para as paredes externas, uma boa opção é a pintura impermeável com base acrílica.

É comum achar que o selador e o impermeabilizante possuem a mesma função, mas essa suposição é equivocada. Os dois produtos possuem funções bem distintas, que não podem ser confundidas. O selador possui base líquida acrílica e é utilizado na etapa de preparação da parede, antes da pintura.

aditivo impermeabilizante tecplus 1 quartzolit
Ao ser adicionado à água de amassamento, esse aditivo líquido impermeabilizante proporciona a redução de permeabilidade, evitando umidade e infiltração de água na argamassa. Além disso, ele aumenta a coesão em áreas expostas à umidade e pressão d'água.

VEDACIT é um aditivo impermeabilizante para concretos e argamassas, que age por hidrofugação do sistema capilar e permite a respiração dos materiais, mantendo os ambientes salubres.

Ou, para economizar tempo, é sugerido aplicar o reboco impermeável quartzolit. Essa argamassa pronta, que pode ser utilizada em paredes internas e externas, é uma solução 3 em 1: impermeabilizante, reboco e chapisco, eliminando etapas na obra de reforma.

Sim, não tem problema.

Se você aplicar o selador achando que ele vai resolver problemas com umidade, terá uma decepção, pois essa não é a sua função. Ele também não deve ser utilizado em superfícies já preenchidas, pois isso poderá causar o descascamento futuro da pintura e, ainda, deixará o seu acabamento grosseiro.

A argamassa AC-I é bem resistente aos esforços, à temperatura e à umidade de ambientes internos. Por isso, pode ser utilizada em área molhadas, como banheiros, cozinhas e áreas de serviço, mas também em áreas secas e no assentamento de revestimentos cerâmicos de pisos.

O selador deve ser aplicado somente antes da pintura, em paredes novas (respeitando o período de cura) ou muito danificadas e irregulares. Você pode aplicá-lo em diversos tipos de superfícies, tanto em ambientes internos quanto externos.

No caso de paredes, existem três camadas de acabamento que seguem a seguinte ordem: chapisco, emboço e reboco.

Os melhores impermeabilizantes e os mais utilizados são a argamassa polimérica, manta asfáltica, emulsão acrílica, emulsão asfáltica e hidrofugantes. Da lista, podemos dar destaque a três sistemas. Argamassa Polimérica.

VEDAPREN PAREDE dispensa a seladora. Pode ser deixado exposto, servindo como acabamento final ou receber tinta látex/acrílica. VEDAPREN PAREDE pode ser pigmentado com corante líquido,preferencialmente com cores claras.

Se você está construindo uma parede e quer garantir um melhor rendimento em massas, texturas e tintas, o selador é imprescindível. Mas, se você precisa fixar bem as partículas que estão esfarelando, para que a superfície fique pronta, firme e forte para receber a pintura, o recomendado é utilizar o fundo preparador.

“Para tratamento de umidade de rodapé, o correto é, após a preparação da superfície, aplicar primeiro o fundo preparador impermeável e depois aplicar a massa corrida impermeável”, recomenda Emerson Bispo, da Sika.