O que passar antes da base para não Craquela?

Perguntado por: ipereira . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

A rotina de maquiagem começa ainda no skincare, lave o seu rosto com seu sabonete de preferência e, em dias que a make for mais pesada, invista na esfoliação. Ela irá uniformizar a textura, tirando o aspecto áspero ou ressecado, que pode fazer com que a base craquele.

Como dito acima, normalmente, acontece por falta de hidratação da pele. A nossa pele precisa de água, e quando utilizamos hidratantes, a pele absorve a água do hidratante. Se pularmos esse passo, e já aplicarmos a base, a pele vai sugar a água da base. Dessa forma, ocorre o craquelamento.

Se sua pele não estiver hidratada, ela vai sugar a água contida na maquiagem, base ou corretivo. Por esse motivo, a base e corretivo começam a craquelar. Outro motivo é o excesso de maquiagem. Então, aposte no menos é mais, e evite que isso ocorra na sua make.

Hidratante Facial Ácido Hialurônico
Uma opção mais leve e fininha para hidratar a pele antes da aplicação da maquiagem. O Hidratante Facial Ácido Hialurônico possui como principal função o preenchimento celular, então ele suaviza as linhas finas de expressão e também ajuda sua make a não marcar na pele.

Não basta hidratar a pele só antes da maquiagem: "O hábito é mais importante. Se você lava sua pele assiduamente, tonifica sempre e lembra de mantê-la sempre saudável e hidratada, aos poucos vai entendendo o tipo de hidratante, antioxidante ou óleo que quer usar antes da sua base, pois são combinações bem específicas.

Use o pó compacto para selar a pele
Passar o pó facial para finalizar a maquiagem proporciona um efeito aveludado à pele e atua como um selador. A camada de pó sobre a superfície da pele cria uma barreira, evitando a transferência da base do rosto e permitindo uma maior durabilidade do produto na face.

Se você usar a base, que pode ser de alta cobertura ou a de cobertura mais leve, aplique o corretivo depois, porque assim você verá as áreas que realmente precisam ser “escondidas” ou iluminadas.

Quanto ao efeito mais leve e glow, você pode misturar um hidratante à base para obter esse acabamento. Vale apostar em produtos com ácido hialurônico ou glicerina. Outra dica, dessa vez, especialmente para as peles oleosas, é optar por hidratantes em gel, que são recomendados para esse tipo de pele.

Entenda se o produto constrói camadas ou não
Não são todas as bases que aceitam bem a sobreposição de produto e isso pode fazer com que, após a segunda aplicação, a base fique pesada – podendo até mesmo “abrir”, ficando craquelada na pele.

Ao aplicar a base, utilize uma esponja e não a mão, pois ela pode aumentar a temperatura da pele do rosto e provocar oleosidade. A esponja é ótima para depositar o cosmético sem criar marcações e disfarçar os poros — o resultado é mais natural.

Para que serve o primer? O primer é um item que serve para preparar a pele para a maquiagem. Sua principal função é suavizar a textura da pele, preencher poros e linhas de expressão para que ao aplicar o produto de make, ela fique com um aspecto natural e com o acabamento mais bonito.

a base pode tá abrindo por vários motivos. usar produtos diferentes dos seus tipos de pele. eu como tenho pele oleosa preciso usar um hidratante. não muito pesado.

Uma ótima dica para fechar os poros dilatados é lavar o rosto com água fria antes de aplicar maquiagem, ou passar uma pedrinha de gelo em todo rosto para fazer uma vasoconstrição e, em seguida, aplicar um primer e depois aplicar a base e o pó.

A indicação de uso é duas vezes por dia, antes do fotoprotetor – ou da make! “A vitamina C é iluminadora da pele”, fala a dermatologista Adriana Cairo, de São Paulo. “Ela estimula a produção de colágeno, tem função clareadora e antioxidante.

Se você usar uma base com efeito matte (que deve ser evitada por peles secas em sua maioria), por exemplo, aposte em uma hidratação intensa! Caso use uma base mais hidratante (mais recomendada para pele seca), aposte em um creme de hidratação mais regular, que vai hidratar com eficácia sem pesar.

A esponja e suas vantagens
A esponja é ótima para espalhar as bases mais escuras nessa técnica, e o resultado será um aspecto esfumado. Se você utilizar a esponja umedecida, o acabamento ficará ainda melhor. Essa dica facilita também a aplicação de bases mais cremosas e espessas.

O corretivo também pode servir como primer de sombra, principalmente daquelas em textura cremosa ou que são em pó mais soltinho. A dica é escolher corretivos cremosos ou em bastão, que são mais consistentes e fixam melhor na pele.

Pois bem: o protetor solar deve ser a última etapa da sua rotina de cuidados diurna, aquela que fecha com chave de ouro, protegendo sua pele da radiação UV. Mas e a maquiagem: vem antes ou depois do protetor solar? A resposta é uma só: depois. Primeiro o protetor solar, depois a maquiagem.

O primer também pode funcionar como fixador de maquiagem, isso porque é feito para cobrir os poros do rosto, o que faz a make durar muito mais, deixa um acabamento profissional e sem vestígios de marquinhas de base ou corretivo.

Selando a pele
Com um pincel bem fofo ou até mesmo com uma esponja aplique pó facial. É o pó que ajuda a selar a base e o corretivo, fazendo assim, com que eles não acumulem nas linhas finas e durem por mais tempo.

Por que selar a pele? De acordo com o expert, é indicado selar a pele para aumentar a durabilidade da maquiagem, para ir a uma festa, por exemplo. Ele também orienta usar o pó para amenizar a oleosidade. “Nos casos de peles oleosas, além do pó também devemos usar um primer para controlar esse excesso de óleo”, explica.